Mega-aliança quer acabar com downloads ilegais

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mega-aliança quer acabar com downloads ilegais

Mensagempor madboy » Sábado Mar 14, 2009 0:46

Os downloads ilegais de músicas da Internet têm os dias contados, após uma mega-aliança entre as quatro maiores editoras discográficas e os fabricantes de equipamentos e software que visa a criação de códigos de barras para música digital.

A mega-aliança entre as discográficas Sony, EMI, Universal e Warner e os fabricantes de equipamentos e software - Nokia, Apple, Microsoft e Google - visa a criação de um padrão através de um código de barras para as músicas que são descarregadas legalmente da Internet, de forma a impedir os downloads ilegais, divulga hoje o jornal espanhol Expansión.

Segundo o diário, mais de 30 grandes empresas com interesses no negócio da música digital e integradas na organização não lucrativa Digital Data Exchange (DDEX) começaram a implantar um «único conjunto de mensagens estandardizadas para a comunicação de informação entre as organizações que operam na cadeia de valor dos conteúdos digitais».

O mesmo jornal explica que cada música terá uma «chave complexa de 30 números, semelhante à dos códigos de barras dos produtos alimentares».

Em declarações ao jornal, um responsável da Telefónica Servicios de Música explica que com esta informação estandardizada, todos os agentes do sector terão informação «precisa», sobre a origem, o momento e a forma com se descarrega uma música em todo o mundo.

Isto significa que os operadores poderão cobrar as músicas que os seus clientes descarregam, os gestores dos direitos saberão quantas vezes são ouvidas e os produtores de conteúdos conseguirão controlar em cada momento o uso dos produtos que comercializam.

A padronização dos downloads de músicas é considerada crucial para o desenvolvimento deste tipo de negócio, que representa apenas 5 por cento do total das músicas descarregadas diariamente da Internet.

O sistema de identificação que as empresas estão a desenvolver com a supervisão da DDEX prevê ainda que um conteúdo seja ouvido num dispositivo, mas não pode ser exportado para outros dispositivos.

Diário Digital / Lusa
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor skyruner » Sábado Mar 14, 2009 1:42

Parece-me mais uma medida para assustar.

Ainda estou para saber como vai ser isso, e não me parece de todo que tenha fundamento...

Quero saber como é que eles vão saber quantas vezes a música foi tocada no carro ou no mp3.

Quero saber como é que os operadores vão fazer essa cobrança se eu sacar um ficheiro rar com as música lá no meio. E mais, temos o direito de sacar o que me apetecer, e o ISP não pode informar terceiros sobre isso sem a apresentação do belo do documento emitido pelo juiz. Vão emiti-los à força toda?

Quero saber como é que ele vão saber essas infos todas, se barrarmos esses "acessos" (que terão de ter porta própria para o envio das informações).
Quero saber como é que eles vão fazer o controle se a maior parte da música sacada tem por proveniência rips de CD's completos (ou seja, a versão retail do CD).

É tudo muito bonito, mas só terão controlo (se chegarem a ter algum), das músicas compradas nos devidos sites.
Isto para acabar que um verdadeiro amante de música, faz um esforço para comprar os albuns que gosta dos grupos que gosta.

Mais, a Apple a meter-se nisto joga contra ela própria.
As vendas do Ipod vão por agua abaixo caso não possam ser transferidas para outros dispositivos, e lá vai o menino bonito po esgoto.
Quero saber quem é que tem 16GB de música comprada no Ipod. :roll:

Mais, a Microsoft também não é exemplo para ninguém.
Cria um SO em que basta saber a key certa, e é tudo reconhecido como genunio, passa os testes todos de "segurança", sem cracks, patch e paneleirices do género.
Se assim não fosse gostava de ver quantas pessoas actualmente teriam possibilidade para comprar um sistema operativo que custa 150€ quando o Linux faz tudo e mais alguma coisa por 0€. Para não falar que é mais leve, bonito, personalizavel, etc...
Jogos? OpenGL e está o caso resolvido, não se paga nada à M$, e continuamos felizes na mesma.

Com isto não quero dizer que sou a favor dos downloads ilegais, muito pelo contrário...
Apenas acho piada a esta hipocrisia toda.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor alr_tech » Sábado Mar 14, 2009 16:27

boas

tens razão....
mas, basta ver o que a M$ começou a fazer com o Vista....
havia muito pessoal que começou a inundar os CC da M$ pois não podiam ver os seus próprios videos caseiros.. :roll:

chegou a circular, não sei se é verdade que a M$ se preparava para cobrar licenças para o pessoal fazer aquisição de imagem e musica no seu próprio PC... (através da placa de som ou de placa de aquisição de imagem)...

mas, penso que a noticia se refere a criar mecanismos de validação para as músicas recolhidas de sites que se dedicam a esse negócio....
a parte tenebrosa, é que só se poderá ler apenas num determinado aparelho..

ou seja compro um faixa para o meu mp4, quero ouvi no PC... nicles...
provavelmente, eles não estão à espera que todos os aparelhos tenham wifi, penso que as coisas se baseiam no tipo aparelho...
ou seja, compro a música X para um leitor de CD sony, a mesma para o MP4....

enfim, a tecnologia avança e eles trata logo de descobrir como chularem mais...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor skyruner » Domingo Mar 15, 2009 4:00

alr_tech, não te preocupes com o facto comprares música e não dar em outros dispositivos.
Sacas um rip do retail e está o caso resolvido. Tens o original, podes saca-lo quantas vezes quiseres e fazer dele o que bem te entender...

Eu também julgo ter ouvido falar disso. Mas não sei ao certo como foi isso.
Mas também era o que me faltava, ainda ter de pagar para gravar o que me apetecer, para uso próprio, dos canais que pago para ter em casa.

Depois certamente existirá forma de dar a volta a essa dita "protecção", ou por um patch ao próprio *.mp3, ou então, partindo do principio que ao adquirires uma faixa, qualquer que ela seja, podes alterar a mesma da forma que quiseres e bem entenderes. Basta usar um software que "re-encode" a música sem a protecção, e está o caso resolvido.
Caso não o possas fazer, não sei até que ponto é legal por parte deles, até porque podes por lei, em qualquer país, fazer cópias de segurança de qualquer conteúdo que adquiras legalmente.

Mais uma vez parece ser uma medida para assustar.
E caso não seja, parece que vão chover uns quantos processos em cima dessa gente.

E para finalizar, esses senhores da música que comecem a fazer música a sério e comecem a oferecer bónus a quem compre o CD.
Também o preço pedido por eles, cá em Portugal, é um absurdo. Partindo do principio que em qualquer outro produto cultural, pagamos 5% de IVA (livros, etc), porque haveremos nós de pagar os 20%?
E só a título de reparo, um CD com capa a cores, caixa, impressão no CD, gravação e tudo o que dele advém, fica há uns tempos, à volta de 1€ (cada) para a editora/distribuidora.

Eles que se deixem dessas tretas, que ofereçam produtos de qualidade. Se não volta e meia, aparecem cada vez mais iluminados como os Nine Inch Nails, que após terem mandado essa mesma Universal cos porcos, lançam os álbuns no site oficial sobre a licença Creative Commons.

Isto para não falar dos impostos que pagamos por cada CD/DVD que compramos (não me estou a referir ao IVA), e que supostamente vão para esses senhores, que é das coisas que mais me revolta. Pago eu imposto sobre os direitos de autor quando compro um CD original, e volto a pagar um imposto se quiser fazer uma cópia do mesmo? Por favor.
Isto para não falar que mesmo que queira gravar as fotos do Verão, pago um imposto, quando quem o deveria receber seria eu, tendo em conta que essas mesmas fotos são minhas.

O sumo disto tudo é que estes gajos tentam sempre arranjar forma de "lixar o parceiro".
Já mete nojo!
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor pedrolm » Segunda Mar 16, 2009 14:31

A Valve afirmou que quem pirateia jogos de PC são os consumidores insatisfeitos que normalmente têm de esperar meses para receber os títulos devido à sua situação geográfica e às politicas de publicação e distribuição.

Em declarações ao site GameDaily, Jason Holtman da Valve, deu como exemplo disso o mercado russo. Para Holtman, se os jogos fossem lançados ao mesmo tempo em todos os territórios, parte dos problemas estariam resolvidos e teriam muito mais clientes.

Holtman diz que, "A razão pela qual as pessoas pirateiam coisas na Rússia é porque os russos lêem revistas e vêem televisão e dizem 'Quero jogar tanto a este jogo', mas as editoras lhes respondem 'podes jogá-lo dentro de seis meses...quem sabe.'"

Segundo Holtman agora que a Valve lança jogos ao mesmo tempo, através do sistema de distribuição digital Steam nos EUA, Europa e Rússia, as taxas de pirataria baixaram significativamente.

Por aqui sim acho que começa o verdadeiro combate á pirataria, que é pensar nos consumidores.

No caso concreto da musica, obviamente que é tudo uma grande hipocrisia, e que haverá sempre pirataria. Eu particularmente acredito que a pirataria é um problema, no entanto acredito que é mais grave a nivel de cinema porque quem saca um filme dificilmente depois o vai comprar ou ver ao cinema, porque é coisa que se vê uma vez salvo excepções.Na musica não penso que seja tão grave na medida em que o facto de ter "sacado" (sim, admito) alguns cds de bandas que não conhecia antes, me levam a concertos dessas mesmas bandas, que de outra maneira nem sabia que existiam ou não lhes conhecia o valor.
Eu tenho um MP3 com 4GB de capacidade se toda a musica tivesse de ser adquirida legalmente, não o enchia de certeza...
A pirataria tem de ser combatida, mas a pensar no consumidor também e não só no lucro.
pedrolm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 11, 2005 17:51

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 16, 2009 15:55

boas

e sabem qual a justificação que eles dão para o preço dos CDs ser alto?
tirando é claro, Marketing, distribuição, etc...
a pirataria...

o verdadeiro problema está nas estruturas que usam ainda pesados esquemas de incentivos...
e isso é que fica caro.. porque os artistas nos seus primeiros contractos ganham muito pouco.....
e ninguém está para receber menos...

enfim, tb não gosto muito de "piratar" mas, antes de comprar um CD de um artista que gosto... saco uma música ou outra...
se o conjunto me agradar compro, senão azar..
(tb já tive o azar de sacar músicas com melhor qualidade que o CD comprado...e isso é algo que me deixa muito chateado...)

no fundo para mim considero os downloads um mal necessário...
ou seja, é o mesmo que se comprares algo e este não funcionar como deve ser, vais trocar....
só que neste caso, testo e depois compro se me agradar...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Serial_killer » Segunda Mar 16, 2009 16:13

O pior disto tudo: o dinheiro dos cd's vai para todos menos para o músico :wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor zemsantos » Segunda Mar 16, 2009 17:04

Este choramingar constante das editoras já começa a meter nojo! :evil:
Durante milhares de anos os artistas ganhavam o dinheiro a fazer/tocar as próprias musicas, hoje em dia gravam um CD numa semana ou mês. O resto do ano vivem à custa de um mês de trabalho.
As editoras são mafias organizadas que esploram os seus trabalhadores e devido ao seu poder, expandem o seu controlo com vista à manutenção do monopólio.

Continuam a pensar que os DRM são a solução. De toda a musica que tenho, as que mais me arrependo de ter comprado foram as que têm DRM. Já fiquei sem poder ouvir as musicas quando troquei de computador e o trabalho que deu para voltar a funcionar!!! Se fossem pirateadas nem 5min tinha perdido!

E a Apple fica muito mal no meio de isto tudo, anuncia musicas sem DRM, e depois apoia estas iniciativas... Criaram o iTunes, e com ele tentam espremer ao máximo o leite da vaca, a vaca somos nós.... :(
Macbook 2.0GHz (Aluminio)
zemsantos
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 04, 2006 17:56

Mensagempor skyruner » Segunda Mar 16, 2009 18:30

pedrolm Escreveu:Eu particularmente acredito que a pirataria é um problema, no entanto acredito que é mais grave a nivel de cinema porque quem saca um filme dificilmente depois o vai comprar ou ver ao cinema, porque é coisa que se vê uma vez salvo excepções.
O maior problema não é na música nem no cinema.

Acredito que alguns actores/músicos devem ser bem pagos porque dificilmente encontramos algo que não gostamos no trabalho deles, mas o dinheiro que estes ganham por cada filme é completamente estúpido.

Aliás Will Smith (por exemplo), só em 2007, facturou US$ 80.000.000 (sim, 80 milhões), o que assim de repente, e com contas de cabeça, dá mais de 61.000.000€!
As coisas estão assim tão más? Não me parece.
Se estivessem não pagariam tanto como pagam a um Will Smith (apesar de ser produtor da maior parte dos filmes onde entra), ou a um Johnny Depp (que fez mais de US$ 72.000.000 em 2007).
Estes dados encontram-se numa Forbes do ano passado.

Mais, o Watchmen, em duas semanas de exibição, rendeu nos EUA mais de 86 milhões de US$ (apenas nos EUA).
Agora soma-se mais, vejamos, o resto do mundo, e se callhar ainda vão ficar a perder dinheiro coitados... :roll:

Enfim, tenho uma "pena" desta gente...

Depois por exemplo o caso dos músicos, se forem bons, esgotam desde uma casa de banho pública até qualquer recinto por esse mundo fora.
Vejamos o caso da Madonna, que quando veio cá a Portugal os bilhetes esgotaram muito rapidamente o Parque da Bela Vista (penso que numa Semana), e custavam 60€+.
A PJ Harvey, que vem cá em Maio, esgotou a Casa da Música do Porto em 30 minutos.

Depois ainda se queixam?
Que apresentem bons produtos, que se esforcem, e que deixem de mendigar no prato de quem tem pouco para comer...

E mais:
Piracy isn’t THAT bad and they know it
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor pedromiguelcp » Terça Mar 17, 2009 10:34

Para alem de quem compra um cd virgem paga um imposto de direitos de autor!!! como é isto possivel, parece que todos os cds que uso é para pirataria, não posso lá meter coisas da minha autoria, acabo por pagar o imposto na mesma.

Apoios pra combater a pirataria é o que nao falta e estes chulos das editoras querem sempre mais.

Quem tem a possiblidade de comprar muitos dvds ou cds por mes? Se deixar se ser possivel por outras maneiras acho que a população em geral vai ficar culturalmente mais burra, porque não tem acesso facil a musica, series, dvds, livros, etc.
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb