Vaticano apoia igreja Brasileira

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Segunda Mar 16, 2009 1:01

Nelson_ Escreveu:Porquê? Tu ainda és daqueles que acha que na ciência tudo é certinho e bonitinho, provado com modelos matemáticos? Pois deixa-me dizer-te que infelizmente não é assim... E na religião passa-se o mesmo. Alguns factos, muita incerteza... E neste momento a ciência "compete" com as religiões ao mostrar outras alternativas à criação do universo.

Eu vou mais longe, nas religiões as explicações são mesmo bonitinhas e certinhas.
Depois, a ciência só "compete" com algumas religiões nisso. O que muito pessoal desconhece (talvez porque acredita numa maior homogeneidade nas religiões do que existe realmente) é que a Igreja Católica aceita a evolução como uma tese válida, aceita que a Terra têm muito mais de 5000 anos, etc.

Na minha opinião, religião e ciência tentam responder a perguntas diferentes, "Porquê?" e "Como?", respectivamente.

Só mais uma coisa, uma teoria minha até: Eu acho que a razão porque muito do pessoal hoje em dia é anti-religião, não se prende a eps. infelizes do passado como a Inquisição ou as Cruzadas (são argumentos, no entanto não são OS argumentos). Tais coisas também foram feitas por outras instituições como Estados ao longo dos tempos, e não vejo os movimentos anarquistas em grande actividade hoje em dia. Para mim a razão é outra, é o pessoal já não acreditar na sua necessidade.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 16, 2009 18:10

boas

eu tb vou evitar quotes, mas, embora concorde com algumas coisas outras tenho contrariar ou explicar melhor...

de facto este post já começa a ter algum tamanho, embora no meu caso apenas pretendia definir melhor alguns pontos...

No geral, de facto o objectivo da grande maioria das religiões é encontrar seguidores... assim, expandindo-se, para tal as suas "respostas" tem ser facilmente compreendidas.
não acredito que o objectivo inicial/base de uma religião seja o poder...
os elementos que as compõem, geralmente ao nível da suas cúpulas de "Homens sábios" é que podem deixar-se corromper pelo poder acrescido...
pela riqueza e influência gerada, devido ao seu crescimento e nº de seguidores....
muitas vezes as regras/dogmas são definidos por estes e não pelos seguidores que apenas as seguem... muitas vezes sem discussão...

(dentro da Igreja católica existem grupos de católicos que discutem entre si os dogmas e o que fazer à luz da sociedade actual....)

evidentemente e por motivos óbvios as minhas referências aos extremismos, foram limitadas ao max.

não considero o conteúdo da noticia um extremismo, mas, sim algo dito de um modo dogmático sem uma análise feita sobre uma realidade...
aliás a Igreja já por várias vezes amenizou alguns procedimentos sobre algumas noticias equivalente...
e sei por conversas tidas com católicos praticantes e alguns pertencentes a grupos de discussão..
que se sentiram incomodados com tal procedimento...

agora tenho de comentar uma linha:
Nunca disse que a Inquisição era algo interno. O que disse é que a sua acção era claramente o interior da igreja, ao nível das instituições. Os supostos hereges tinham de ter acesso a informação e instrução para se tornarem "perigosos". E isso só se conseguia na instituição papal.

Esquecemo-nos ainda que a inquisição durou cerca de 400 anos e não 2 ou 3. Informem-se por favor sobre isso. E fazer alusões ao holocausto sobre este assunto, então deixa-me completamente perplexo!
logo em relação ao primeiro parágrafo, acho que estás enganado... A inquisição actuou em todas os níveis sociais, quer dentro quer fora da Instituição Igreja. Relatos de autos a mulheres possuídas, demónios, bruxas... desde miúdos de tenra idade a homens/mulheres de avançada idade...
ex. alguém que praticasse "medicina natural" poderia ser considerado bruxo... mesmo, alguns estudantes/médicos de medicina reconhecida pela Igreja de então, foram perseguidos por terem apresentado algumas "teorias" diferentes do conhecimento da altura...
dezenas de pessoas foram condenadas à fogueira como bruxos, muitas vezes a acusação era a de um vizinho descontente... bastava um boato sobre bruxaria e um pobre coitado qq batia com os "cotos" numa prisão inquisidora...
garantidamente, não foi apenas uma questão do "interior da Igreja"...

e atenção estou perfeitamente consciente que existem diferenças da Igreja de há 500 anos com a actual...

Em relação ao Holocausto... usei uma hipérbole.... não foi usada como comparação... nem pretendia tal...
embora, num ou noutro momento possa lá ter andado perto...

em relação ás escolas... de facto aquelas que existiam eram sempre de índole católica... porquê... porque a maioria tinha professores formados em escolas católicas.. ou eram padres.... ou tinham lá estudado e obtido formação "superior"... mesmo nobres ou burgueses (e outros com posses) tinham poucos estudos e o seu nível era no geral básico...

mas, os judeus e os novos cristãos mantiveram às escondidas os seus centros de ensino.... de fraca expressão.. por motivos óbvios...
(hoje em dias sabe-se isso....)
como tal não poderia haver maneira de mais ninguém publicamente montar uma escola de valores contrários aos vigentes...

Em relação aos dogmas, chama-lhe o que quiseres... reinterpretados ou não... alguma coisa tem de ser feita...
a maioria dos dogmas foram impostos em concilio que durou mais de 100 anos!!! a própria Bíblia, actual, é um resumo de várias outras bíblias....
um dos trabalhos dos Inquisidores foi levantar e destruir todas as bíblias ou livros existentes em bibliotecas dos mosteiros que tivessem alguma referência contrária aos dogmas...
algumas passaram.... e contam histórias algumas contrárias à bíblia actual...
aliás, existem algumas diferenças entre as bíblias actuais, que dependem de quem (a Ordem) que as compilou e imprimiu...
(atenção que não estou a referir-me a bíblias de outras Igrejas de índole cristão)

provavelmente este será um dos meus últimos posts sobre o assunto...
embora não seja cristão praticante, fui educado numa sociedade de índole católica... mas, ao mesmo tempo foi-me incutido o interesse em estudar e aprofundar outras ideias fora do âmbito cristão...

desde pequeno que gosto de história, filosofia, biologia e de tudo o que tenha influenciado o mundo actual...

por isso, sou contrário à ideia passada pelo Papa em que se deve fazer tábua rasa a tudo em nome da Fé dos seus Dogmas...
não posso ignorar que se trata de uma criança, que fisicamente e intelectualmente não pode compreender o porquê de ter ficado grávida… e que a sua vida em função disso poderia correr perigo..
não se trata de uma mulher adulta, que conscientemente, resolveu dar umas cambalhotas, com um tipo qq, ficou grávida.... e olha azar, não quero isto, deixa-me lá ir abortar...

para mim há uma grande diferença...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes