Maya 2009 - memória virtual (Ubuntu 64)

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Maya 2009 - memória virtual (Ubuntu 64)

Mensagempor Cyrus3v » Sexta Mar 13, 2009 22:58

Boas pessoal,

O meu problema prende-se com uma situação que ocorre no Maya. Quero fazer uns renders puxados no Maya, mas cada vez que usava um HDRI o Maya ia-se baixo. Dava erro e pedia para reiniciar o programa novamente. Entretanto andei a aprofundar os meus conhecimentos no Mental Ray e o instrutor fez lá umas modificações nas definições e apresentou o mesmo erro que já me tinha apresentado. Um erro relacionado com a memória do sistema. E a solução aparente é a seguinte:

Set Maya to use maximum memory (increase the Virtual Memory limit)

The following refers to Maya for 32-bit systems on Windows.

Under Windows XP, the normal application memory partition is 2GB for system and 2GB for applications. For Maya, this means that the largest virtual memory that can be obtained is 2GB. Portions of this address space is used by MFC (Microsoft Foundation Classes), as well as graphic card drivers. The effective virtual memory size of Maya is approximately 1.6GB.

Under Windows XP SP2, there is a system boot option that partitions the memory into 1GB system and 3GB user. This option is /3GB.

Microsoft Reference:

* http://www.microsoft.com/whdc/system/pl ... AEmem.mspx

Windows XP SP1 may have problems starting if /3GB is used. See Microsoft knowledgebase article: 328269
* http://support.microsoft.com/default.as ... -us;328269

Maya 8 is linked with the /LARGEADDRESSAWARE linker option. This effectively adds approximately 1GB to the virtual memory that Maya can grow to when used with the /3GB boot option.

E a solução apresentada pela Microsoft é fazer isto:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT="????" /3GB

A minha questão é: Isto está relacionado com aquela opção Propriedades do Sistema ->Avançadas -> Desempenho -> Definições -> Avançadas -> Memória Virtual???
Editado pela última vez por Cyrus3v em Terça Mar 17, 2009 18:01, num total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor LMX » Sábado Mar 14, 2009 16:24

boas..!!
a ideia de memoria virtual realmente é memoria ram simulada pelo disco rigido, ou qualquer outro dispositivo(caso do vista).
Não sei ate que ponto é que essa memoria virtual é referente a isso.
Estás a emular alguma coisa?
O MAYA corre nativamente em Windows, ou usa umas dll´s para fazer a interface entre comandos linux e os do windows, se for este o caso pode referir-se a memoria RAM.
Mas também não sei.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor Cyrus3v » Sábado Mar 14, 2009 18:10

Eu estou a fazer uns renders, mas quando passei para os 3 milhões de fotões é claro que puxa mais pelo sistema. O que o instrutor no video explicou foi que para resolver o problema, ou migramavamos para um sistema 64 que é mais estável ou então tinhamos que seguir aquela orientação da Microsoft, modificar a memória virtual no sistema de boot de maneira a podermos ter 3GB. A minha duvida é apenas se aquilo que é necessário fazer no ficheiro de boot se pode fazer através daquela opção. Já agora que programa posso usar para modificar aqueles dados? Ou seja para aceder a isto:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT="????" /3GB
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor LMX » Terça Mar 17, 2009 12:27

boas..!
penso que podes fazer isso em painel de controlo->System->advanved->Virtual memory, ai defines quanto de disco queres para memoria virtual.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cyrus3v » Terça Mar 17, 2009 12:49

Pois é isso mesmo que tentei, mas por alguma razão desconhecida não me deixa alterar. Mas em principio já tenho uma solução, tenho uma versão 64 bit do Ubuntu vou instalar no PC e fazer os renders nessa versão. Vamos ver se dá. :P
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Cyrus3v » Terça Mar 17, 2009 18:18

Alterei o titulo do tópico porque preciso de uma ajudinha dos mestres em Linux.

Estou a utilizar a ultima versão do Ubuntu 64 bit. Para instalar o maya tenho dois ficheiros que são necessários instalar. Segundo o guia do Maya o comando a correr é o seguinte:

To install the required base software, enter the following command:
(64-bit)

rpm -ivh AWCommon-11.5-#.i686.rpm Maya2009_0_64-2009.0-
#.x86_64.rpm

where # refers to the specific package numbers.

Até aqui tudo bem. Da primeira vez que corri o comando deu-me um erro que indicava que era necessário instalar o rpm. Usando por isso o comando sudo appt-get rpm (algo assim) instalei o dito cujo. Quando volto a executar o mesmo comando dá-me o seguinte erro:

erro: Failed dependencies

/bin/sh is needed by AWCommon-11.5-#.i686.rpm
/bin/sh is needed by Maya2009_0_64-2009.0-#.x86_64.rpm

O que é que está a causar este erro? Alguém me pode dar uma ajuda? :)
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaozx » Quarta Mar 18, 2009 15:54

os pacotes .rpm não são para distros baseadas no debian como o ubuntu. Neste caso para instalar o Maya no ubuntu ou instalas com pacotes .deb ou manualmente pelo código-fonte ou ainda arranjar uma aplicação que converta os pacotes .rpm para .deb, esta ultima dica é porém mais complicada e sem garantias que a aplicação que converta os pacotes os converta bem.
Já agora os pacotes .rpm são para distros como o mandriva.
Cumps....
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor Cyrus3v » Quarta Mar 18, 2009 16:06

Ele na verdade deu um erro quando tentei executar o comando pela primeira vez. Mas depois de instalar o tal rpm pensei que o problema ficaria resolvido. Por acaso andei á procura do Mandriva 64 bit, mas apenas encontro o DVD e nada de um LiveCD assim como no Ubuntu. Estou errado?

Existe alguma distro livecd de 64 bit que execute estes rpm?

Edit:

Vou experimentar o Fedora LiveCD.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaozx » Quarta Mar 18, 2009 16:38

o mandriva em live cd é o mandriva one. a diferença para o mandriva normal é que este trás uns drives proprietários.
Cumps...
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LMX » Quarta Mar 18, 2009 21:31

Boas..
de facto...
existe um aplicativo no ubuntu e sistemas debian pelo menos chamado alien.
este alien transforma rpm´s em .deb´s mas...nao é o melhor e nao é aconselhado penso eu para programas dessa grandeza.
no entanto pode experimentar.
penso que a sintaxe será alien x y.rpm em que x refere- se ao nome do pacote *.rpm.
Mas não sei e nunca o usei por isso o melhor é fazer na consola "man alien" e ver qual a sintaxe.
Não sei se existem pacotes para sistemas de base debian.
Penso que mandriva usa uns rpm´s um bocadinho diferentes dos Red Hat,mas...deve funcionar...
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cyrus3v » Quarta Mar 18, 2009 21:58

Em parte o problema está resolvido. Já instalei o Fedora 10 e consegui instalar o Maya apesar de ainda não conseguir usar o programa. Dá-me um erro em que diz que não encontro um ficheiro, mas também não o diz qual é. Tenho que rever o que o manual diz. Por enquanto o meu problema prende-se com a treta do grub, porque como é de calcular agora aparece-me primeiro o Fedora e depois tenho que escolher Other para ter acesso ao Windows. No Windows não me consigo livrar da entrada do Windows 7 que já não existe. :lol: Que grande complicação :?
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Mar 19, 2009 21:05

Alguém me pode dar uma ajudinha na parte do grub? Ao instalar o Fedora na parte de instalar o gestor de arranque ele pergunta-me em que partição eu quero instalar. E eu tenho 3 partições:

1 Com o Windows XP
2 Para o Fedora
3 Disco para guardar ficheiros.

Quando instalei na primeira vez indiquei ao Fedora para instalar o gestor de arranque no disco onde ele está instalado. Não quis indicar a partição do XP porque tinha medo de apagar aquilo, agora cada vez que ligo o PC primeiro aparece-me o Fedora e só depois posso escolher o XP, ou seja se não for a tempo entro logo no Fedora. Há possibilidade de alterar isto?
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor LMX » Sexta Mar 20, 2009 13:35

Boas..!
de facto o linux é muito modular e tens sempre os ficheiros de configuração para editares.
eu penso(seria uma questão de procurar, que requer tempo) que o ficheiro de configuração do menu de arranque da maquina está em /etc/grub/menu.lst, editas este menu.lst e tens la as opções hade reparar que existe alguma delas que começa com 0,outra com 1, outra com2.....
tem a ver com a disposição das escolhas no menu, se colocares como 0(zero) a do win xp, esta aparece te em primeiro, ai podes também alterar o tempo de espera para escolher qual das opções quando fazes boot.
salvas o ficheiro e reenicias a maquina(nao é preciso reeniciar, mas para experimentar tem que ser :lol:).
vai postando...

Cumprimentos

Obs-->de notar que para abrir o ficheiro menu.lst tens que ter permissões de escrita nesse ficheiro.
nao sei como é em fedora mas em ubuntu poderias fazer sudo gedit e depois abrias o ficheiro correspondente.
salvo erro ate daria sudo gedit /etc/grub/menu.lst ou /etc/boot/grub/menu.lst, mas em fedora nao sei se tens os pacotes do sudo instalados.
pelo que podes fazer:
su - enter;
metes a tua passwd de root enter;
e de seguida fazes cd /etc enter;cd /boot(ver assima acho que é esta) enter;
cd /grub;
ai ja deves ver o ficheiro menu.lst fazendo ls(list) enter;
nano menu.lst enter;
abre te o ficheiro, se guida alteras o que queres como disse acima, e ves qual a opção de salvar Ctrl qq coisa salvo erro Ctrl+x, ou Ctrl+o, sei que uma das duas salva a outra sai do ficheiro. e pronto fechas a consola que abriste.e experimentas
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor joaozx » Sexta Mar 20, 2009 14:24

Boas,
Dá uma vista de olhos a este artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-g ... /?pagina=2
Cumps...
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cyrus3v » Sexta Mar 20, 2009 16:25

LMX já tentei essa opção:

[Cyrus@maya ~]$ cd /boot/grub
[Cyrus@maya grub]$ sudo gedit menu.lst
[sudo] password for Cyrus:
Sorry, try again. (deu erro mas eu coloquei a pass do root)
[sudo] password for Cyrus:
Cyrus is not in the sudoers file. This incident will be reported.
[Cyrus@maya grub]$

E depois de ter colocado a pass mesmo do utilizador dá-me aquela mensagem.

Mas experimentei aquela opção de primeiro usar o su e depois colocar a pass e resultou.

O resultado é este:
Código: Seleccionar todos
# grub.conf generated by anaconda
#
# Note that you do not have to rerun grub after making changes to this file
# NOTICE:  You do not have a /boot partition.  This means that
#          all kernel and initrd paths are relative to /, eg.
#          root (hd0,2)
#          kernel /boot/vmlinuz-version ro root=/dev/sda3
#          initrd /boot/initrd-version.img
#boot=/dev/sda
default=1
timeout=5
splashimage=(hd0,2)/boot/grub/splash.xpm.gz
hiddenmenu
title GNU GRUB 2, (1.98)
   kernel /boot/grub2/core.img
title Fedora (2.6.27.19-170.2.35.fc10.x86_64)
   root (hd0,2)
   kernel /boot/vmlinuz-2.6.27.19-170.2.35.fc10.x86_64 ro root=UUID=d7194aad-ba47-44ea-a399-7649e369424f rhgb quiet
   initrd /boot/initrd-2.6.27.19-170.2.35.fc10.x86_64.img
title Fedora (2.6.27.5-117.fc10.x86_64)
   root (hd0,2)
   kernel /boot/vmlinuz-2.6.27.5-117.fc10.x86_64 ro root=UUID=d7194aad-ba47-44ea-a399-7649e369424f rhgb quiet
   initrd /boot/initrd-2.6.27.5-117.fc10.x86_64.img
title Other
   rootnoverify (hd0,0)
   chainloader +1

Como é que posso dar a volta a isto? Estou na duvida se devo colocar em primeiro lugar o rootnoverify (hd0,0).

joaozx obrigado pelo artigo estou a dar uma vista de olhos a ver se consigo resolver este problema.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes