dass, detesto borucracia. Tenho que ler 10x e mesmo assim nao fico com certeza de ter percebido. é fazer das pessoas burras, porque as vezes é tão ambiguo que é susceptivel de interpretações diferentes e depois a coisa rebenta pro lado mais fraco (cliente).
Ora bem, se bem percebi assim por alto de tudo que li
- contrato de permanencia é ilegal (dito por um jurista, acho que esta afirmação só pode ser contradita validamente por um decreto lei)
- as empresas sabem disto. Eu tive um exemplo pessoal com a Claranet em que aderi ao mesmo tempo com um amigo meu, ele quis rescindir 1 ano depois, ainda com 2 anos de permanencia por cumprir e foi na boa. Eu quis fazer o mesmo com apenas um ano pra cumprir e levei com uma facura de 500€ pra pagar e eu ainda nem sequer tinha aceite nada. Fiz baulho, eles vieram com a tanga que o meu amigo se tinha safo porque o contracto dele nao estava assinado (a mais pura das mentiras, eu vi o contrato dele a ser assinado antes de ser enviado) e o meu estava, implicando que eu tinha aceite a permanencia e a ele nao lhe podiam exigir nada. Eu expliquei-lhes amavelmente como isto tinha sido uma confissão de fraude "live" por parte deles (andaram a cobrar dinheiro durante 1 ano ao meu amigo PORQUE, se ele nao tinha contrato assinado?), já pra não dizer mentira e que ia pra tribunal com o meu caso se a coisa nao se ficasse por ali. No dia seguinte tinha um email todo pomposo a dizer que acabara de deixar de ser cliente deles e 2 dias depois tinha uma nota de credito em casa dos tais 500€. Se eles tivessem onde se agarrar, nao me tinham largado com tanta pressa.
- as empresas funcionam mal. Em todos os sentidos, excepto facturar. A maior parte das vezes é desorganização total, mas como isso joga a favor deles, também não se dão ao trabalho de fazer melhor. Ou seja, em caso de alguma incoerencia, é fazer barulho. Provavelmente exige ligar pra la umas 500x mas eventualmente alguem ha de atender que percebe o suficiente e resolve o assunto.
- ou seja, em caso de duvida, é fazer barulho.
O sapo ainda bem recentemente me andou durante este ultimo mes a dizer que podia migrar de meo pra sapo adsl naked, mas que teria que instalar uma linha "normal" de telefone+internet para depois proceder a migracao. Depois de ter tudo instalado o sapo diz me que afinal nao podia ter o naked e que me iam forçar a pagar mais 10€ em cima pela assinatura de telefone.
Depois de prontamente recusado, e protesto efectuado, ligaram-me no dia seguinte a dizer que derivado a problemas tecnicos, me estavam a perguntar se poderiam deduzir o valor da assinatura a factura. depois de um valente LOL da minha parte, aceitei
Não tenho qualquer contrato de permanencia, não assinei nada, nao aceitei nada que falasse em pernanencia. Daqui a uns 2 meses vou manda-los cos porcos e isso nao é opcional, venha quem vier.
- ficamos a espera de mais legislação. A ideia com que eu fiquei é que em caso de duvida sobre assinaturas, permanencias e etc, há sérias probabilides de sairmos (eu, cliente) por cima.