Ajuda para montar um servidor

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda para montar um servidor

Mensagempor doctorX » Segunda Abr 27, 2009 22:02

Boas,a minha ideia era montar um servidor multimédia cá em casa com algum material que eu tenho.
Tenho:
-AMD Athlon XP 2800
-Board Asus A7V600-X
-2G DDR 6400
-PNY 7600 GT agp
-Varios discos IDE,no total devo ter uns 2 gigas

Tenho 3 pc´s, 1 pc media center na sala ligado a minha rede por power line, 1 pc portatil e 1 pc no escritorio ligado por cabo.A minha ideia para o servidor era a partilha filmes principalmente em hd,series, musicas e fotos entre todos os meus pc's,nada mais que isso.Estou a pensar usar o windows home server como SO porque pelo que li é muito simples de utilizar que para mim é óptimo.Agora as perguntas:
1º-vocês acham que com hardware acima descrito consigo correr filmes hd em qualquer dos meus pc´s sem quebras,com boa fluidez que para mim é o mais importante.
2º-se acham que o hardware que esta cima indicado não é o melhor o que sugerem?De lembrar que o orçamento deve ser o mais baixo possível.
3º- que caixa recomendam,queria uma que desse para guardar bastantes discos,porque nos outros pc's so queria deixar os discos com o SO.Claro de relembrar deve ser a mais barata possivel,tinha pensado na Caixa Atx Nox Coolbay Basic Preta,apesar desta ter aquele led azul que cega qualquer um 8O mas pelo preço penso que esta muito bom.

Estou aberto a qualquer sugestão,estão a vontade para dar as vossas opiniões.

Fiquem bem 8)
doctorX
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 11, 2005 21:32

Mensagempor cmrosado » Terça Abr 28, 2009 7:44

Cooler Master Elite 334
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Abr 28, 2009 8:45

1º Se corre ou nao filmes HD vai depende da maquina cliente e nao do servidor ... embora o servidor tenha de possuir capacidade de enviar informação em quantidade suficiente ... portanto só precisas de um bom processador e Ram e uma ligação 100MB entre PC's .
A grafica do servidor nao serve para nada .

2º Penso que será suficiente ... mas nada como testar.

3º Ja esta respondido ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor doctorX » Terça Abr 28, 2009 21:05

cmrosado Escreveu:Cooler Master Elite 334
gostei da caixa e esta dentro do preço.

Obrigado pela sugestão.
doctorX
Novato
Novato

Mensagempor doctorX » Terça Abr 28, 2009 21:19

Fresh_fruit Escreveu:1º Se corre ou nao filmes HD vai depende da maquina cliente e nao do servidor ... embora o servidor tenha de possuir capacidade de enviar informação em quantidade suficiente ... portanto só precisas de um bom processador e Ram e uma ligação 100MB entre PC's .
A grafica do servidor nao serve para nada .

2º Penso que será suficiente ... mas nada como testar.

3º Ja esta respondido ...
como cliente não há problemas o pc que tenho na sala corre filmes em hd na boa o meu receio é mesmo saber se depois de montar o servidor não vou ter aquelas paragens no decorrer dos filmes?Falas numa ligação a 100mb, penso que os adaptadores que eu tenho são de 85mb :? ,será suficiente?So por curiosidade se tivesse que montar um servidor novo que sugerias?
doctorX
Novato
Novato

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Abr 29, 2009 9:20

doctorX Escreveu:So por curiosidade se tivesse que montar um servidor novo que sugerias?

Apostava na infraestrutura ...

Se tens rede em cabo ... nao há problema , tens certamente ligação a 100MB

Se tens rede Wireless apostava em equipamentos mais rapidos ( Router e placas Wireless)

Quanto ao servidor não é preciso nada demais ...

uma board barata com chipset Intel + VGA onboard tipo : P5KPL-CM
Processador gama média ... tipo E5200 / 5400
4 Gb de Ram que está barata...
Discos fica a teu criterio ...

Não precisas de gastar muito dinheiro no servidor , se é só para alojar multimédia ...
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor doctorX » Sábado Mai 02, 2009 17:58

Pois o meu medo é a infraestrutura,o pc media center que se encontra na sala esta ligado via powerline,já esteve ligado via wireless mas a ligação caia muitas vezes e para transferir ficheiros demorava uma eternidade.Como eu disse os adaptadores powerline que eu tenho são de 85 mb,o router é um d-link di-624 nas características dizem que a velocidade é de 108 mbps,com isto achas que é suficiente ou era de pensar em melhorar algo na rede?
doctorX
Novato
Novato

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mai 04, 2009 8:21

Se funcionarem a 108 ... é suficiente.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor doctorX » Segunda Mai 04, 2009 12:47

Ok,só mesmo experimentando é que vou saber.Obrigado pelas dicas.
doctorX
Novato
Novato

Mensagempor doctorX » Quinta Jul 09, 2009 23:28

Boas voltei a desenterrar este tópico,porque preciso mais uma vez de ajuda.
Precisava de comprar uma placa que me permite-se adicionar discos sata ao servidor,porque guardar filmes e series em HD ocupa muito espaço,e este esta acabar por isso vou ter que comprar pelo menos mais 2 discos de 1T e como não tenho mais slots disponíveis para liga-los,precisava uma placa desse género.Fiz uma busca na net e vi pouca coisa e sinceramente as que vi não sei se são boas ou não,por isso precisava da vossa ajuda.Quanto ao projecto que eu tinha em mente vai sofrer algumas alterações,abandonei a ideia de utilizar adaptadores powerline,não fiquei satisfeito com as velocidades.Vou investir numa rede gigabyte,por isso nada de wireless ou powerline,la vou eu andar a meter calhas pelos roda-pés para passar cabos 8O,vou fazer isso para 3 divisões(sala e 2 quartos).
Quanto ao HTPC que tinha na sala vai para o quarto da minha filhota para ela ver calmamente os seus de desenhos animados e deixar de monopolizar o lcd da sala :lol: .Portanto vou construir um novo,acho que vou optar por um AMD Phenom II Quad, quanto ao resto board,memorias etc... tenho mais ou menos uma opinião formada,mas gostaria de ver as vossas sugestãos(isto se não for pedir muito :roll: ).Penso que se tudo corer bem lá para final de Agosto,inicio de Setembro terei tudo a funcionar,entretanto vou dando noticias.

Fiquem bem 8)

Desculpem lá o testamento :wink: .
doctorX
Novato
Novato

Mensagempor CrOhN » Sexta Jul 10, 2009 12:29

Quad core num HTPC, um completo desperdicio.

Recomendo:

CPU Dual core com o minimo de TDP. AMD X2 5050e 45W por exemplo
Board com chipset AMD 780G.
2 GB de ram é mais que suficiente.
Discos quanto maior melhor e de preferência do tipo "green" ex. WD10EADS
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor doctorX » Sexta Jul 10, 2009 14:47

Desde ja obrigado pela opinião.
CrOhN Escreveu:Quad core num HTPC, um completo desperdício.

Achas?Ok é um HTPC(acho que o pessoal desvaloriza um pouco este tipo de maquinas),mas também quero uma maquina que dê para alguns jogos(nada de mais) e os novos Phenom até nem são tão caros,correr filmes e series em .mkv ou .h264 puxa pelo processador,uma gráfica razoavelmente boa também ajuda(acho que não estou a dizer nenhuma bacorada)estava a pensar numa uma HD-4770.Quanto a discos vou só meter um pequeno para o SO,porque vou armazenar tudo no servidor.2 gigas de memorias,estava a pensar em 4(ou será de mais?),quanto a board estava a pensar na Asus M4N78 PRO e como tão cedo não quero trocar de maquina por isso penso que talvez valha a pena investir um pouco mais.

Fiquem bem 8)
doctorX
Novato
Novato

Mensagempor CrOhN » Sexta Jul 10, 2009 15:04

Então não queres um HTPC, queres um desktop na sala.

Eu mencionei aquele hardware porque pensei que quisesses um pc silencioso que aguenta-se com tudo o que é multimédia. Não uma máquina para jogos.

Só a titulo de exemplo, tenho o hardware que descrevo em cima, e digo-te que consigo jogar a 1024X768 alguns jogos, sem qualquer tipo de problema.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes