como desinstalar Grub ?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

como desinstalar Grub ?

Mensagempor 1_366_560 » Segunda Mai 04, 2009 22:23

Boas!

Tou aqui com um problemazito... vou tentar explicar-me:

tinha um pc com o xp e o ubuntu, mas entretanto decidi desinstalar o ubuntu para ficar apenas com o xp. Já tinha feito isto noutro pc e correu a 100%. No entanto desta vez nao estou a conseguir... :s

o que eu fiz foi o seguinte:

-> com o Gparted fiz as partições: 1 em ntfs para o xp e outra em fat32 para os documentos.

-> meti-lhe o recovery cd e pedi para instalar o xp apenas na primeira partição (também já pedi para ele instalar no disco todo, sem utilizar o Gparted)

-> ele foi instalando e no final da instalação parecia tudo direito, mas...

-> quando reiniciei o pc apareceu o Grub a dar "erro 17" e também já apareceu o "erro 22"

-> o que devo fazer??? :s

-> já estive a ver na net e o que encontrei foi para escrever "fixmbr" ou "fdisk /mbr" na consola do dos

-> o problema é que isso nunca dá nada, diz sempre "Bad command or file name"

-> esses comandos escrevem-se no C: ou no A: ? o que eu vi na net era no X: , mas nem sei se isso existe.

Podem ajudar-me por favor?

Obrigado!
1_366_560
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 14, 2008 15:50

Mensagempor LMX » Segunda Mai 04, 2009 23:14

boas..
o grub é apenas um "leitor de partições", pelo que se tinha o xp anteriormente instalado podia ter arrancado com o cd do xp e ter feito fixmbr apenas.
se ja instalou o windows ele automaticamente apaga o grub(nao o grub mas sim o endereço para o0nde o grub esta instalado), e coloca como endereço no MBR a partição windows com o ficheiro boot.ini salvo erro.
pelo que percebi algo correu mal neste processo, portanto o normal será colocar o cd do windows e instalar normalmente ele vai pedir-lhe para escolher a partição onde quer instalar etc,etc etc, no final ja nao arranca com mais sistema nenhum na sua maquina pois os OS da M$ so reconhecem partições windows e o xp so permite que esteja instalado ele salvo erro.
Pelo que ja nao se poe esse problema.
Va postando

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor 1_366_560 » Segunda Mai 04, 2009 23:28

Pois,

mas eu já instalei o windows xp pelo cd, de todas as maneiras que o recovery cd tem (instalar para a primeira partição; intalar para o disco todo; ou instalar para todo o disco com duas partições) e depois de instalar tudo, continua a dar o mesmo erro do grub :?

pensei que ao escolher para instalar o xp para o disco todo, ele formataria o disco eliminando o grub.

não sei se me estou a fazer entender...

quanto ao fdisk quando diz: " podia ter arrancado com o cd do xp e ter feito fixmbr apenas." como faço isso correctamente? o que eu fiz foi escolher a opção "MS-DOS with CD-ROM Suport" e aí tentei escrever fdisk e não deu nada :?

origado!
1_366_560
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skorzen » Terça Mai 05, 2009 0:35

O GRUB é escrito no MBR, logo não adianta estares a mexer com a tabela de partições, se não editares o MBR. Uma das (muitas) maneiras de fazer isso é executares o comando dito pelo pessoal lá de cima. Outra forma é por exemplo usares o Hiren's Boot CD que traz ferramentas poderosas nesse ramo.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor 1_366_560 » Terça Mai 05, 2009 8:20

hmmm... tou a ver

vou pesquisar sobre esse Hiren's Boot CD entao!

Obrigado
1_366_560
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Terça Mai 05, 2009 8:44

boas

o fdisk não é instalado com o XP..
foi feito para o DOS...

arranja uma disquete de boot do win98, existem algumas na net, pesquiza...
depois de fazer boot pela disquete, fazer "fdisk /mbr"...

atenção: se existir uma partição de recovery, como acontece em muitos portáteis, esta partição ficará marcada como activa...
neste caso o disco terá de ser "preparado" novamente.. para reinstalar o XP novamente.. com o CD de recuperação...

o comando que existe no XP é "fixmbr (device_name)":
ex. para o primeiro disco IDE: fixmbr \Device\HardDisk0

e só existe em modo de "Recovery console"..

podes tb inicializar o disco usando o programa do fabricante do disco..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor 1_366_560 » Terça Mai 05, 2009 11:01

vou experimentar isso também!

thks!
1_366_560
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LMX » Terça Mai 05, 2009 15:39

boas..
se realmente nao estiveres a escrever no mbr nao te vale de nada instalar, ou pior ainda voltar a reinstalar pois o erro que tens no grub é relativo ao facto de ja nao teres um ficheiro de configuração que existia na tua /boot/grub/menu.lst salvo erro que contem as configurações de boot.
Como esse ficheiro nao existe, irias ter logo problemas a fazer boot.
De realçar que o GRUB nao é instalado no MBR(o mbr apenas tem 512bytes), existe sim um ponteiro para a partição onde esta instalado neste caso na partição de linux(obviamente que existe uma referencia do mbr para ele, caso contrario nao arranca).
No seu caso apagou a partição linux(ja esta a ter problemas se nao voltar a escrever no mbr), logo o windows nunca vai arrancar pois o pc a primeira coisa que faz a seguir ao POST é verificar o mbr do disco, como no mbr nao existe nunhuma info da partição activa(de arranque) da maquina, ou melhor existe mas...
Com o cd sem ser de restauro sei que dá, com esses cd´s de restauro que as marcas vendem para enganar a malta e justificar os cento e tal euros de SO,etc, nao sei se da.
Mas ja falaram ai de programas que em principio devem dar, ja agora uma das vantagens deles é também gravar o mbr para um dispositivo externo, para no caso de algo correr mal voltar a escrever o que tinha como backup.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor 1_366_560 » Terça Mai 05, 2009 15:51

Eu nunca tinha ouvido falar nisso tudo lol é assim, eu acho que o problema que tinha com o grub já se resolveu, pois tive curiosidade de experimentar o windows 7 e quando este arranca, já não aparece nada relacionado com o grub.

No entanto, agora que queria instalar o windows xp, não consegui. Durante a instalação, pelos recoverys cds, dá um erro a dizer que não tenho espaço suficiente, o que eu acho muito estranho. Tava à espera que pedisse para fazer as partições e tal para instalar direitinho, mas aparece sempre o mesmo erro. :? já agora, o pc em questão é o Asus A3F e tem uns 3 a 4 anos.

O que devo eu fazer para deixar o pc "como novo"?

Muito obrigado!!
1_366_560
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LMX » Terça Mai 05, 2009 16:19

boas..
nao sei como funciona com o vista mas a partida e tendo em conta os SO da M$ ate então, deve escrever no mbr e portanto ja limpou o stress dos arranques, mas apenas para ele, pelo que se quiser instalar o xp vai ter que reescrever outra vez o mbr.
Se apagares uma partição o que o SO faz é marcar aquele espaço no mbr como nao usado e pronto.
Devido a isso é que se torna fácil recuperar a info que esta la pois a info continua la na mesma.
Esses cd´s de recuperação servem para uma coisa, justificar o dinheiro que das extra pelo SoftWare, além disso nao sei se permitem entrar em modo de restauro,ou se teem a funcionalidade de fazer um fix.
Se ja instalas-te o xp ele está la.
Experimenta o Hiren´s boot para reparar o mbr.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes