[Sugestão] Este equipamento de rede será de boa qualidade?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 8:52

Concordo com o que foi dito por ti Mercy_PT em relação à powerline, parece que o grande problema está mesmo aí.

o router é este Linksys 10/100 8-Port VPN Router RV082, or acaso eles tem 5 servidores.
Na sala de Formação usa-se Ethernet, nas salas 2,3 e 4 como está na planta é que se usa mais Portáteis neste momento na sala 3 estão 6 mas costumam estar 9 Portáteis só nesta sala.
Na sala administrativa está um segundo switch que é este Linksys EZXS16W EtherFast 10/100 16-Port Workgroup Switch.
Então o AP que está na sala Administrativa poderia ficar aí nas só para essa sala depois comprava outro AP para meter então na sala 3 como referiste para então ter sinal para estas salas 2,3 e 4.Eu não esotu a pensar a meter o AP na sala de formação porque essa já tem Ethernet por isso está bom, poderei eventualemnte mudar cablagem, por isso estava a pensar meter o AP na sala de consultoria 1.

Resumindo:
Colocava então um AP no hall da sala 3 e teria uma ligação wireless nas salas 2,3 e 4 e teria bom sinal mas colocaria também Router e se possível switch e na sala 3 ainda colocaria ETHERNET que achas?depois de saber a cablagem se não for cat6 aconselhas em trocar e meter cat6?e à sempre a hipótesse de meter wi-fi na sala 3 para distribuir..
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Ago 02, 2008 23:05

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 8:54

Fresh_fruit Escreveu:Mete activos da Draytek que ficas muito bem servidor ... arruma com esses powerlines porque só dão confusão ... faz uma rede em cat6

pois cat6 estou seriamente a pensar nisso.
"Mete activos da Draytek" não entendi muito bem esta parte.
Mas já que investiram na PowerLine sempre posso aproveitar e deixar a powerline para sala Administrativa e fazer uma puxada da sala de servidores com um outro tipo de rede com o tal AP mas com cabo de cat6
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Quinta Mai 07, 2009 9:14

Fresh_fruit Escreveu:Mete activos da Draytek que ficas muito bem servidor ... arruma com esses powerlines porque só dão confusão ... faz uma rede em cat6

Yep, actualmente só vendo e recomendo Draytek, muito boa qualidade/preço.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 9:18

mas quando se diz mete activos o que isso quer dizer?
e cria saber as desvantagens deste equipamento, dos adaptadores já sei que é mais devido às interferências e ser só o único canal da rede.
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Quinta Mai 07, 2009 9:19

Puky Escreveu:mas quando se diz mete activos o que isso quer dizer?
e cria saber as desvantagens deste equipamento, dos adaptadores já sei que é mais devido às interferências e ser só o único canal da rede.

Neste caso seria o Router e AP.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 07, 2009 9:33

boas

vamos por partes:
cat6 -pode ser uma boa ideia se tu pensares em gigabyte...
a nível de servidores, ainda pensaria...
cat5 chega-te para o que tens, agora pensaria em segmentar a rede

um único link da administração usando powerline, nop...
usas SAP, e tal como a maioria destes produtos são muito dialogantes....
puxam muito pela rede...
considera mesmo ligar um cabo de rede dedicado,
penso que recebes net pelo router wifi?
estou enganado?

seria algo: sala servidores->administração, ->formação, ->APs, ->router wifi
evidentemente que depende da capacidade deste router "principal" poder digerir todos os pedidos...

como o router wifi, já faz emissão, deixaria esta para administração, sala 2
um AP ao pé da sala 3 (talvez mesmo dentro da sala 3)...
depois, em testes futuros.. verificaria como se comporta este router..
por causa da sala 4, (talvez um AP menos potente dedicado á sala 4)
lembra-te que só mesmo com material dito profissional, poderás ter um nº elevado de utilizadores lá pendurados...

agora, outro AP na zona da formação... depende do uso... :?

já agora, qual a qualidade do sinal na sala 4 actualmente, força, S/R..
sala 3?
as paredes são grossas, usam armários metálicos?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Mai 07, 2009 9:37

Puky Escreveu:mas quando se diz mete activos o que isso quer dizer?

Os activos sao os equipamentos de rede ... Routers , switch's , Ap's etc. ...

Eu se fosse a ti desistia das powerlines ... fazia uma rede 100% em cabo de cat5 ou 6 ... e colocava 2 ou 3 Ap's ... nao conheço a áreas

A nivel de equipamentos se nao quiseres gastar muito dinheiro .. .ficas muito bem servido com a Draytek ... é o que tenho utilizado ... são impecáveis ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 9:56

Vtech mas metia router e AP no hall (exemplo) e switch não meto só aposto nesse material?e aposto em cat6?

alr_tech não usam muitos armários as paredes são algo grossas mas anda em exagero, então a cat6 seria mais na aprte da sala de servidores e cat5 para os restantes pontos de rede.eu penso que o router que temos é wireless e que wi-fi não é.como podes pelo equipamendo que referi não me parece nada que seja wi-fi xD
Estás a confundir a sala de Formação já tem Ethernet a internet liga-se por caso por isso penso que não seja preciso de wi-fi aí porque o grande problema +e na sala 2,3 e 4 é onde cai mais vezes se me faço entender por isso poderei apostar aí num ponto de rede físico para poder melhorar e ter um bom sinal para estas salas e ter menos quedas ou nenhuma que será complicado.

Fresh_fruit já entendi isso dos activos mas como nunca vi a darem esse nome não estava a compreender xD
Acho que as áreas que precisam de AP é na zona das salas 2,3 e 4 acho não tenho a certeza, na sala de Formação é ir ver como é que aquilo está estruturado e saber como é a rede ali naquele ponto mas eu dizer a eles que powerlines não é mau porque foi um investimento que fizeram e não teria activo mas sempre é uma solução que posso referir perantes eles
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quinta Mai 07, 2009 10:30

Puky...

Necessito de perceber uma coisa....

Estás sempre a falar em Router... Precisas de um Router novo, no Hall para que???????

Um Router apenas Serve para ligar redes diferentes... Logicas ou Fisicas.... Ou seja, Tu em toda a tua rede apenas precisas de um unico Router, que já tens... e esse Router serve exclusivamente para ligares a tua rede à Internet... PONTO.

O Que precisas é de uma rede Ethernet onde o teu pronto central é um SWITCH e não um Router...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 10:58

sim sim tenho-me vindo a enganar e nem me tinha apercebido.
Rede Ethernet tenho na sala de Formação e estava a pensar em meter na sala de consultoria 1.o switch e o AP estou a pensar em colocar no centro desse hall ou mesmo dentro da sala 3 e o sinal estar disponivel para as salas 2,4 e 3 inclusive.certo?
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 07, 2009 11:00

boas

somos dois...
já agora o equipamento que está na sala dos servidores é um router ou um switch level 3?

bém, equipamento wireless ou wifi, é considerado a mesma coisa...
desculpa, o erro foi meu, pensava que o router tinha wifi...
tive a ler e de facto tens um AP..

eu sei que já tens a sala de formação com cabo...

o AP é apenas para considerações especificas, relaxe dos alunos etc...

e sim, o que me está a preocupar é as paredes....
por isso, tens de fazer uns testes para ter uma noção mais exacta...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 11:08

alr_tech tem um router para ligar ao modem mas também tem um switch.
Tive a pesquisar e existe diferenças entre wireless e wi-fi wi-fi com os seus protocolos pode deixar a rede mais rede na transmissão de dados.o Router não tem wi-fi.

O AP na slaa de formação seria para dar mais sinal mais segurança é isso?

um teste em relação às paredese como farei esse teste?queres que pergunte a grossura material da parrede algo assim?
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quinta Mai 07, 2009 11:26

Mercy_PT Escreveu:Se o que foi proposto é uma solução económica seja ela com "" ou sem elas eu vou ali e já venho. :D

Cyberj a coisa para esses lados vai um bocado tendenciosa nao? Cisco e mais cisco haaa e que tal cisco.... Cisco é bom genericamente mas tem o pequeno detalhes dos preços que são aquilo que a gente sabe.

Honestamente acho que é uma solução Profissional economica.... não ficaria acima dos 10K... Por isso, acho economico.

É obvio que sou um pouco tendencioso... Tu sabes quanto custa alimentar uma pirralha de 7 anos em pleno seculo XXI??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
tenho de ganhar a vida... eh eh eh eh

Agora a serio, é normal eu remomendar o que melhor conheço, no entanto apesar de só ter falado em cisco, penso que ao nivel do router, não existe nada à altura, o Switch, pode ser por ex. um procurve ou um Nortel, os Ap's Idem....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 07, 2009 12:40

boas
Puky Escreveu:alr_tech tem um router para ligar ao modem mas também tem um switch.
Tive a pesquisar e existe diferenças entre wireless e wi-fi wi-fi com os seus protocolos pode deixar a rede mais rede na transmissão de dados.o Router não tem wi-fi.

O AP na slaa de formação seria para dar mais sinal mais segurança é isso?

um teste em relação às paredese como farei esse teste?queres que pergunte a grossura material da parrede algo assim?
nop...
wireless, wifi são designações...
não tem nada a ver com protocolos...
wireless tanto pode significar wifi, como wimax, como bluetooth..
ou seja todo ou qq equipamento que não use fios para transmitir dados...

ora bém...
questão de curiosidade...
onde está o router e onde o switch?
o AP seria um metodo para os utilizadores verem o mail ou coisas assim..
mas, é algo secundário, não tem nada a ver com o problema principal...

é claro tb poderias usar como BK em caso de alguma falha...

não precisas, pois não há uma formula de cálculo...
estava a falar de um método expedito para ver as condições actuais...
ou seja utilizar um dos portateis e ver em diversas zonas, a qualidade do sinal obtido... os utilitários do wifi devem chegar..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 12:52

cyberj Prossional e de boa qualidade certamente com com custos elevados.Pois uma "pirralha" de 7 anos tem que ser mimada e neste caso ser tendencioso para cobrir a "pirralha" de felicidade xD
Router não sabes nenhum assim bom mas que seja do género qualidade/preço?

alr_tech orouter e switch enontram-se na sala de servidores mas também existe um router e switch na sala de admnistração. O AP neste caso acho que seria bem útil devido ao sinal.
Então por isso basta ir em cada sala ir algum site para ver o sinal, ping essas coisas e ver onde é que é melhor e pior que achas?conhceço um site que é o speed qualquer coisa..

PS: Preciso de 3 a 6 cenários para este empresa mas também não vou consegui fazer muitas diferenças porque as ideias que aqui vou tirando vai dando para 2 cenários no máximo :x
Editado pela última vez por Puky em Quinta Mai 07, 2009 13:41, num total de 1 vez.
Puky
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes