[Sugestão] Este equipamento de rede será de boa qualidade?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Mai 07, 2009 20:39

Puky Escreveu:Fresh_fruit Draytek 2950 e quanto te custou na altura?e podes resumir a tua rede a estrtura e quantos pcs costumam estar ligados e interligados..

Ja nao me lembro ao certo quanto custou ... mas foi a volta de 400€ penso eu ...

Eu tenho uma rede simples ... Bastidor com UPS's regua de energia , passa fios , switch's de 24 portas gigabit , router .
Tudo em Cat 6 portanto tenho a rede completa a gigabit.

Tenho 12 computadores na empresa e mais 4 maquinas controladas por rede ... 3 impressoras e 2 AP's .
Tenho depois uma apliance de segurança e de voz ... mas isso já sao outros assuntos ...

Uma rede basica.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Puky » Quinta Mai 07, 2009 22:22

400€ não esotu a ver aqueles caramelos a darem, seria bom investimento mas não acredito.
Então se apostasse num sistema desses simples mas gigabit seria muito mais últil e eficaz do que este porque aquela PowerLine com as interferências e quebras tem muito que dizer.

Rede básica mas acaba por ser boa correcto?quedas?
Porque uma coisa pod eser simples e óptima e uma ser complexa e dar problemas
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Ago 02, 2008 23:05

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Mai 07, 2009 22:46

Epah esqueçam la mas é o router pra já. Aquilo basicamente serve pra ligar a net e basta. Se estiver quietinho no sitio certo e de preferencia sem servir como AP também. Basta-lhe que consiga manter um uptime decente e velocidades decentes também.

cyberj: 10k numa rede com meia duzia de pontos de rede e uns quantos pczecos é pra quem vive do dubai (a gente cá anda em crise, lá é que não) :D

A rede Cat6/Gibabit: A ideia é boa mas ao que me pareceu ainda ninguem se deu ao trabalho de perguntar que tipo de trabalho é feito na empresa. Sim porque ver uns mails, passar uns docs pela rede e uso de net regular não precisa de um débito de tal ordem e muito menos de investir em cablagem e equipamentos com suporte gibabit (sim porque não são só switchs, ap's e router). São as placas de rede wired e a quase certeza de que 90% dos portáteis vão usar a rede a 100mbps. Ou seja, quase garantido que só os pc's administrativos iam usufruir do investimento (Eu até era gajo pra preferir usar load balancing no servidor com 2 placas a 100mbps).

Estruturando entao uma rede em condições:

- Router ligado em exclusivo ao servidor no bastidor;
- Servidor com 2 placas de rede;

- Cabo ethernet para a area administrativa e se possível para cada um dos AP's a sair do bastidor. Se não der um deles saí da sala administrativa.

- Auditoria ao servidor em termos de specs para a rede. Basta aquilo ter pouca memória para a carga que lhe metem em cima pra ser irrelevante quantos milhoes se estoira na rede em sí.

My 2 cents....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Puky » Sexta Mai 08, 2009 8:40

Esta Empresa sendo uma Empresa de COnsultoria trabalha com SAP/ABAP e é uma Base dados enorme onde trabalhos constantemente com a internet e costuma-se ligar aos pcs dos clientes para trabalhamos, porquecaso falhe a internet pode ser perigoso basta não gravar para haver problemas e começarmos de novo, basicamente é isto.
A cat6 penso que pode ser uma boa alternativas mas como te referiste poderá haver entraves poor isso aposta na cat5 poderá ser a mais ideal.

A rede de cá tem 5 servers com um KVM para pdoer alternar a layout.
Mas só temos 1 AP e só penso em pedir mais 1 ou 2 porque é o necessário em relação aos APS e em principio poderá fazer-se a puxada da sala de servidores pelo exterior é uma questão de estudar-se a área.

Os servers estão bem equipado já vi as caracteristicas a estão boas se quiserem posso postar
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Mai 08, 2009 8:54

Puky Escreveu:
Rede básica mas acaba por ser boa correcto?quedas?
Porque uma coisa pod eser simples e óptima e uma ser complexa e dar problemas

É uma rede simples ... desenhada por mim ... nada de muito complexo , mas funcional.
Quedas só tenho quando é problema da PT ... porque internamente funciona tudo impecável e a gigabit.

A unica parte complexa é a nossa render farm com 6 servidores para nos fazerem os render's sem termos de parar de trabalhar ... Aí sim , temos ligações em fibra optica .
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Puky » Sexta Mai 08, 2009 9:18

Fresh_fruit Pode não ser complexa ams funcional,exatamente o que referi e mais vale ser simples e funcional com poucas quebras ou nenhumas do que tentarem inventar e quebrar, foi como aconteceu aqui nesta Empresa.

Pois gigabit poderá ser de facto uma boa aposta e a nível de orçamento seria económico?proque ainda não vi de preços..

Ai já é mais complexo, aqui nesta Empresa pelo que tive a ver e para os objectivos que pretendem, penso que seja melhorias a nível das quebras e melhor funcionamento
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Mai 08, 2009 9:29

Puky Escreveu:Fresh_fruit

Pois gigabit poderá ser de facto uma boa aposta e a nível de orçamento seria económico?proque ainda não vi de preços..

Actualmente a fazer uma rede é em gigabit senao é dinheiro pro lixo (a menos que nao se precise mesmo) ... os preços nao diferenciam muito ...

Qualquer equipamento actual traz placas de rede 1000 por isso é para aproveitar...
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Puky » Sexta Mai 08, 2009 9:41

Em principio vou apostar numa rede gigabit porque penso que seja a melhor solução e fiávle neste momento.

mas eu cria aproveitar o equipamento de cá porque eles surigaram-me isso
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Mai 08, 2009 22:16

Fresh_fruit Escreveu:
Puky Escreveu:Fresh_fruit

Actualmente a fazer uma rede é em gigabit senao é dinheiro pro lixo (a menos que nao se precise mesmo) ... os preços nao diferenciam muito ...

Qualquer equipamento actual traz placas de rede 1000 por isso é para aproveitar...

Qualquer equipamento.....que seja uma workstation branded ou portátil de marca já a custo razoável. sim porque um pc de marca branca por exemplo só com muito mas muito jeitinho inclui a placa a gigabit e se não se souber procurar inda se paga uns valentes trocados por um bom switch gibabit. Seja como for se o servidor tiver placas pra isso nem performance que suporte que se lixe lá o resto.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Vtech » Sábado Mai 09, 2009 10:44

Mercy_PT Escreveu:Qualquer equipamento.....que seja uma workstation branded ou portátil de marca já a custo razoável. sim porque um pc de marca branca por exemplo só com muito mas muito jeitinho inclui a placa a gigabit e se não se souber procurar inda se paga uns valentes trocados por um bom switch gibabit. Seja como for se o servidor tiver placas pra isso nem performance que suporte que se lixe lá o resto.

Isso não é verdade, desde há uns anos que praticamente todos os PC's tem placa Gigabit, actualmente só se for algum netbook ou nettop. Um Switch sem gestão também não é nada de exorbitante, um SMC de 16 portas com montagem em bastidor custa à volta de 100€ e faz bem o seu trabalho.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Puky » Sábado Mai 09, 2009 18:52

Pelo que tiver a ver poderei ter Gigabit e aparenta-me que a rede já tem gigabit e a cablagem é cat5 para a sala de formação. Por isso eles tendo essa ligação por gigabit a aposta vai ser melhorar o que está ali porque está com a powerLine o que estraga completamente a rede.
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Fresh_fruit » Sábado Mai 09, 2009 22:39

Qualquer motherboard Asus , MSI actuais ... possuem placas gigabit ... nao é nada de especial ...

Se for preciso comprar ... tb custam uns 10€ ...
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Puky » Domingo Mai 10, 2009 11:16

Pois eu sei que as placas não são nada de mais mas eles já tem a ligação, uma cosia que távamos a pensar a fazer.

Por isso acho que terá que acabar mesmo a PowerLine como foi referido e fazer umas das opções que foi aqui referidas e explicadas neste Tópico
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Puky » Segunda Mai 11, 2009 10:34

Linksys EZXS16W e o Linksys 10/100 8-Port VPN Router RV082 mantenho este material na Empresa ou Troco?e se trocar o porque, desvantagens deste material e vantagens do material que recomendarem...

PS: Eu tenho já uma ideia mas quero ficar a 100% esclarecido
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Segunda Mai 11, 2009 12:41

Puky Escreveu:Linksys EZXS16W e o Linksys 10/100 8-Port VPN Router RV082 mantenho este material na Empresa ou Troco?e se trocar o porque, desvantagens deste material e vantagens do material que recomendarem...

PS: Eu tenho já uma ideia mas quero ficar a 100% esclarecido

O Router mantem... o Switch, se tiveres portas suficientes, e visto que não queres investir num switch a serio, podes manter esse....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

AnteriorPróximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes