Portatil Sem som nas Colunas

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portatil Sem som nas Colunas

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 0:22

Boas a todos!

Instalei recentemente as mais recentes drivers da realtek HD audio (R2.23) no meu portatil Clasus N-Nuko.

O que acontece é que deixei de ter som nas colunas incoirporadas no portatil, e apenas tenho som quando ligo uns headphones na entrada para os mesmos.

Ja experimentei desinstalar isto, reinstalar a versão disponivel no site da clasus, instalar manualmente os drivers, mas nada funciona... Só tenho som se ligar os headphones.

Nos dispositivos de Reprodução no Windows Vista aparece-me "a processar" um Realtek Digital Output, mas não reconhece as colunas internas como estando ligadas, só quando se conecta um mini-jack de headphone.

Alguem me pode ajudar por favor?

Muito Obrigado!
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jun 12, 2005 14:25

Mensagempor alr_tech » Terça Mai 19, 2009 8:34

boas

isso não tem uma tecla para fazer mute?

verifica

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 11:04

Nada disso, está tudo normal.

cumps
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Terça Mai 19, 2009 12:11

Não conheço esse portátil mas não será que as definições de audio estão para fazer o som sair digital e consequentemente não ser processado para as colunas?
Abre as definições a tenta seleccionar som analógico em vez de digital.

Se puderes põe um screenshot das definições da placa de som.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 14:08

boas!

nem sei sequer onde ir para mudar esse tipo de definições. Tenho o windows Vista 32bit.

O que tenho é o seguinte:

Imagem

Obrigadão por tudo, eu preciso mesmo de resolver isto... :P

té já

EDIT: Descobri entretanto que num programa de gravação e edição de Som (REAPER), estilo cubase, tenho som a saír pelas colunas... será isto normal? o que se passa? Aparentemente, as colunas tão optimas. Fora do programa, no sound
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Terça Mai 19, 2009 15:06

boas

algo me diz que psicopete tem razão...

o que é aquele botão cinza onde diz analógico?

o que é que tem as definições avançadas?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 15:29

É a entrada de som para os headphones que, se eu ligar lá uns, fica a preto e aparece uma nova barra que diz Speakers.

Aquele circulo cinzento simboliza a entrada para mini-jack.

As definições avançadas têm apenas 2 opções a seleccionar:

-Unir o mesmo tipo de tomadas de entrada, i.e entrada de linha ou microfone, para formar um dispoditivo de entrada

-Separar todas as tomadas de entrada para formar dispositivos de entrada independentes

Nenhuma delas resolve o problema.

cumps
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Terça Mai 19, 2009 20:30

-Se clicares 2x no círculo cinza não altera nada?
-Nas definições do painel de controlo de audio do próprio windows como tens isso escolhido?
-No separador "formato predefinido" o que tem? Se puderes mete outra imagem.

O facto de o reaper estar a dar som pelas colunas significa que elas estão a funcionar e que o problema é de definições de software por isso mais tarde ou mais cedo vamos acertar no que está mal.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 21:21

Boas de novo!

Epá, obrigadão por tudo pessoal, antes de mais nada!

Quando faço duplo click no circulo cinza não acontece nada.
Nas definições do painel de controlo, não encontro definições de audio, apenas uma secção que diz "Som" que remete para os despositivos de reprodução que já vos mostrei.

Deixo aqui um SS do que aparece no "formato predefinido"

Imagem

Abraços!
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Terça Mai 19, 2009 21:48

Na primeira imagem que colocaste tens uma janela do lado direito que diz som e onde tem altifalantes e realtek digital output. Se clicares com o botão direito o que aparece?
Tenta também clicar sobre isso e em baixo clicar em predefinir.

Acho que é aí que as coisas estão mal definidas.

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 22:02

Nenhum dos dois activa a opção "predefinir" cá em baixo, isto porque ele só pode predefinir algo que ele encontra ligado que, pelo que já percebi, é apenas o digital output.

Carregando com o botão direito aparece Testar, Desactivar, e propriedades onde não existe nada que resolva o problema (porque ja tentei alterar tudo o possivel).

cumps
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Terça Mai 19, 2009 23:34

Estou a chegar ao limite dos meus palpites... :?
Last try: Tenta ver no reaper quais as configurações que ele utiliza (direct sound) e afins para ver o que o faz dar som pelas colunas e os outros não.
Gostava de poder ajudar mais mas não estou a ver.

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Seps » Terça Mai 19, 2009 23:57

O Reaper está a utilizar o driver Asio for All mas tem como output Realtek HD Audio Output, não está a usar o Digital.

A questão aqui é: O driver está a dizer ao Windows para usar a Saída Digital de som, que, erradamente, eu não tenho fisicamente. O que eu queria era anular isso e obriga-lo a detectar as minhas colunas internas como estando ligadas e referentes a um output não digital e sim analogico.

Mas os Speakers só ficam activos nas preferencias se se ligar um mini-jack na entrada dos phones...

Obrigadão por tudo man, a sério... não podemos dizer que não tentámos... o portatil tá na garantia, vai recambiado pra lá não tarda muito... so é chato pq fico sem ele algum tempo, e é problema de software o que implica que vão andar praqui a vasculhar... mas paciencia :)

abraços!
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jpmarqu » Quarta Mai 20, 2009 9:53

Seps Escreveu:O Reaper está a utilizar o driver Asio for All mas tem como output Realtek HD Audio Output, não está a usar o Digital.

A questão aqui é: O driver está a dizer ao Windows para usar a Saída Digital de som, que, erradamente, eu não tenho fisicamente. O que eu queria era anular isso e obriga-lo a detectar as minhas colunas internas como estando ligadas e referentes a um output não digital e sim analogico.

Mas os Speakers só ficam activos nas preferencias se se ligar um mini-jack na entrada dos phones...

Obrigadão por tudo man, a sério... não podemos dizer que não tentámos... o portatil tá na garantia, vai recambiado pra lá não tarda muito... so é chato pq fico sem ele algum tempo, e é problema de software o que implica que vão andar praqui a vasculhar... mas paciencia :)

abraços!

Já tive um problema destes no meu PC e foram mesmo as colunas que por alguma razão estavam desligadas. O pC ainda estava na garantia e eles resolveram a situação.
Pode ser a mesma cena visto que nem detecta as colunas.
jpmarqu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 28, 2009 2:42

Mensagempor Seps » Quarta Mai 20, 2009 14:11

Duvido muito jpmarqu, porque isto só aconteceu após actualização de drivers... e mesmo assim, actualmente, as colunas deitam som através de outro software (REAPER).

É algum protocolo com as novas drivers que não está a identificar as colunas built in como ligadas, ou está a dar prioridade exclusiva a uma saída digital, que este portatil não tem (pois necessita dum cabo optico).
Seps
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes