WD Passport Essential

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

WD Passport Essential

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 13:06

Boas!

Comprei um disco destes hoje e o software que traz, além de ocupar 300Mg :lol:, não traz software de bloqueio.
Gostava de arranjar um como as pen TDK têm, ou seja, assim que inserimos a drive só vemos o seu conteúdo após introduzir correctamente a password que nos é automaticamente pedida sempre que lhe queremos aceder.

Que programas usam e que soluções idênticas existem?

Vou testar esta: http://www.truecrypt.org/
Outras serão bem vindas :cool:

Obrigado.
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Jan 03, 2006 18:23

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 14:09

O True Crypt é bastante bom.
Algumas características e prós:

- Freeware
- Várias cifras de encriptação disponíveis
- Cria volumes, invisíveis ou visíveis, onde iremos ter a nossa informação encriptada

"Defeitos":
A única coisa a apontar é que esses volumes não passam de um "ficheiro", ou seja, podem ser facilmente apagados.

Conclusão:
Para pura encriptação acho que não se arranja melhor em relação qualidade/preço.
Se quisermos mesmo proteger a nossa drive externa de uma forma em que ninguém possa apagar o que lá consta e/ou consultar, necessitamos de outro programa para funcionar a par ou um que seja 2 em 1.

Vou continuar à procura, digam vossas justiças.
Nota: O meu objectivo é encontrar um programa que assim que a drive é detectada pelo sistema e se quisermos ver o seu conteúdo temos que introduzir primeiro uma password (exemplo (.pdf user guide): Download). Após isto, se os dados estão encriptados ou não tanto faz, mas para a sua encriptação o truecrypt é a solução.
Editado pela última vez por riapa em Segunda Jun 08, 2009 14:18, num total de 1 vez.
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Re: WD Passport Essential

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 14:14

riapa Escreveu:Boas!

Comprei um disco destes hoje e o software que traz, além de ocupar 300Mg :lol:, não traz software de bloqueio.
Gostava de arranjar um como as pen TDK têm, ou seja, assim que inserimos a drive só vemos o seu conteúdo após introduzir correctamente a password que nos é automaticamente pedida sempre que lhe queremos aceder.

Que programas usam e que soluções idênticas existem?

Vou testar esta: http://www.truecrypt.org/
Outras serão bem vindas :cool:

Obrigado.

Truecrypt e não precisas de mais nada!

Queres seguro? usa encriptação AES-Twofish-Serpent com algoritmo SHA-512 - Escolhe uma palavra-passe longa e usa um ficheiro qualquer como key-file e vais ver que nos próximos 10 anos ninguem te entra ai!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 14:19

Não duvido :wink: mas se alguém me entra no disco e apaga o "ficheiro" volume lá se vai a informação... Para a encriptação já sei que vou usar o truecrypt mas para assegurar que os dados são preservados é que ainda não encontrei nada que diga "é mesmo isto!".
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 14:22

riapa Escreveu:Não duvido :wink: mas se alguém me entra no disco e apaga o "ficheiro" volume lá se vai a informação... Para a encriptação já sei que vou usar o truecrypt mas para assegurar que os dados são preservados é que ainda não encontrei nada que diga "é mesmo isto!".

Podes encryptar o disco todo. Sem o truecrypt quem lá for vai pensar que o volume não está formatado!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 14:29

Correcto, e formata-mo :lol:
Acho que com aquele software da TDK, não sei se conheces, se te esqueceres da password estás mesmo tramado, ou seja, não lês, não formatas, caput :o ...posso estar em erro.
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 14:33

riapa Escreveu:Correcto, e formata-mo :lol:
Acho que com aquele software da TDK, não sei se conheces, se te esqueceres da password estás mesmo tramado, ou seja, não lês, não formatas, caput :o ...posso estar em erro.

Esse não conheço, mas parece interessante...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 14:36

Dá uma olhada no user guide que meti em cima para fazer download. Acho que o problema é que eles limitaram o software para produtos TDK apenas. O meu pai tem uma flash drive da TDK com esse software e tentámos meter numa flash antiga que lá tínhamos e deu o berro por completo :o
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 14:40

riapa Escreveu:Dá uma olhada no user guide que meti em cima para fazer download. Acho que o problema é que eles limitaram o software para produtos TDK apenas. O meu pai tem uma flash drive da TDK com esse software e tentámos meter numa flash antiga que lá tínhamos e deu o berro por completo :o

Pois aquilo deve estar preparado para hardware especifico.

Por falar em hardware, existe é discos que já fazem encriptação por hardware, significa que mesmo que sejam roubados não vão conseguir aceder aos dados...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 14:43

Enfim, caso não encontre software decente para proteger o acesso aos dados a melhor solução é encriptar o volume todo ou criar 2 partições por exemplo uma com 10Mg para os .exe do truecrypt e outra com o espaço restante para a informação?
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 14:51

riapa Escreveu:Enfim, caso não encontre software decente para proteger o acesso aos dados a melhor solução é encriptar o volume todo ou criar 2 partições por exemplo uma com 10Mg para os .exe do truecrypt e outra com o espaço restante para a informação?

eu uso 10% do disco não encrpytado e o resto com truecrypt
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 15:34

Lá vou ter que esperar 15h xD
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 15:40