como instalar o Ubuntu

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

como instalar o Ubuntu

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Jun 08, 2009 23:21

Boas,
acabei de "sacar" o último Ubuntu e actualmente tenho o Win XP a correr.Como faço para instalar o Ubuntu?Lá tem uma opção que diz para instalar como se fosse um programa no Windows e também diz que a qualquer altura o posso desinstalar.Esta opção é segura?
Diz assim :" Install inside Windows
Install and uninstall Ubuntu like any other application,without the need for a dedicated partition.You will be able to boot into either Windows or Ubuntu"
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:53

Mensagempor LMX » Segunda Jun 08, 2009 23:39

boas..
sim é seguro claro, a questão é se queres, ou seja a maioria das pessoas quando instalam um SO, instala-no numa outra partição que não a do Windows.
Eu nao sei qual o processo exacto de utilização do disco, no windows, etc.
Normalmente e no minimo cria-se sempre 2 partições para o ubuntu, uma onde vai instalar o SO, a outra serve de memoria virtual, chamando-se de SWAP, que normalmente so é usada quando excedemos a RAM.
uma regra básica que se usa é de ter como swap uma partição com o dobro da memoria RAM, sendo que no entanto se tiver 512 mb de ram nao sei se valerá apena ter 1 giga ou mais de swap, eu no entanto tenho 1,5GB de SWAP.
Ai instalar o ubuntu na outra parição que nao a de SWAP(claro) eu recomendo um espaço de 15gb muito mais também será desperdício, pelo menos para mim,sendo que no minimo diria 5 gb de espaço.
Não esquecer ao formatar esta partição de a formatar em EXT4 se quer tirar proveito de um sistema mais rapido, incluindo no arranque etc.No entanto EXT3 é uma file system mais desenvolvida e a ficar velhinha também.Mas a EXT4 penso que esta bastante estavel, eu pelo menos e sempre a bombar nisto e nunca presenciei um problema, recomendo.

cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Jun 08, 2009 23:46

Mas para instalar o Ubuntu noutra partição tenho que arrancar com o cd Linux e depois seguir os passos,não é?O Ubuntu cria alguma partição automáticamente,ou terei que o fazer manualmente?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 09, 2009 10:02

boas

a ideia certa é reparticionar o windows..
ou seja diminuir o espaço do windows... usando um programa como o PM...
o ubuntu trás o Gparted.. (já não me lembro se vém como fonte ou só se instala depois...)
eu geralmente arranjo espaço primeiro e depois trato do resto, por isso não te posso indicar como se faz durante a instalação do Ubunbtu..
o espaço, min. 6GB, para experiências e teste de software cerca de 15 Gb, + 1 a 1,5 Gb para a swap

antes de qq processo:
verificar se o disco tem uns 20 Gb de espaço livres;
fazer um scandisk completo e um defrag a todas as partições, aproveitar e limpar todo o lixo deixado para trás..
um bk aos dados + importantes;

depois, escolher um método de reparticionar o windows...

outras ideias para menos técnicos:
usar um gestor de maq. virtuais...
problema, existem poucos, grátis é claro:
- VmWare :
VMware Player - Pode-se usar uma imagem já criado do Ubuntu (acho que no site do Ubuntu existe uma.. :? );
VMware Server - esta só funciona em embientes server ex.: Windows 2000 server ou 2008 server (ou ainda Linux server) ;

- a MS, tb tem um sistema de virtualização (investiga qual podes usar..)
acho que é o Virtual PC.. (é menos potente que o Vmware, mas, para coisas simples funciona)

a outra, que nunca usei, é instalar o Ubuntu dentro do windows...
cria um icon e corre como se fosse um programa normal...
tens de estudar bem o processo na documentação do Ubuntu, pois não te sei indicar o processo certo.. (desinstala-se tb como se fosse um programa)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Silvergti » Terça Jun 09, 2009 10:08

Boas!

O Ubuntu durante a instalação permite o reparticionamento do disco. Mas faz sempre um backup dos dados antes de iniciares a instalação.

Cumps
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor LMX » Terça Jun 09, 2009 20:57

boas..
de facto o ubuntu permite a shrink da partição do Windows.
agora...so precisas de encolher a partição do Windows se não tiveres espaço livre ou outras partições que possas usar.
de lembrar que o processo de srink é algo que pode correr mal embora na maioria das vezes corra bem.
de nao esquecer que ao encolher a partição vai-se retirar sectores que estão nesta partição, sectores estes que podem conter info do windows que nao queres perder, dai terem falado acima em desfragmentar o disco, para que a info esteja o menos dispersa possível de forma a que este processo se torne mais confiavel.
Existe forma de voltar a recuperar sempre as partições antigas mas...a com alguns custos.
No entanto isto foi so para lembrar, eu proprio ja encolhi a minha partição do disco e correu bem.
De lembrar que uma coisa menos boa que o instalador do Ubuntu tras é que por defeito em determinada faze de instalação esta um visto colocado por defeito que se nao for retidado e particionado o disco manualmente te vai usar o disco todo para instalar o ubuntu.
Nada de grave, basta quando chegares la, seleccionares o particionamento manual.
qualquer duvida dispõe.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Nuno Baptista » Sexta Jun 19, 2009 20:30

Instalei o software VMWARE e tenho o Ubuntu a correr na máquina virtual.
Assim já posso praticar com o Linux e não tenho o problema de estar a formatar e depois qualquer coisa correr mal e ter que reinstalar o Win XP de novo!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor LMX » Sábado Jun 20, 2009 16:44

boas..
o vmware nao sei mas o virtualbox e gratis para situações que nao incluam negocio.
Essa é sempre uma opção, mas nunca é a mesma coisa que instalar de base, de qualquer forma é uma possiblidade, embora fique mais lento, mas ja permite ter uma ideia, embora não se pense que se percebe a filisofia, utilização de um so, numa maquina virtual, isso é solução para quem nao vai la muitas vezes para quem trabalha no so o melhor é mesmo instalar, ate porque a experiencia de utilização é muito mais rica.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes