como ligar pc a TV??

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

como ligar pc a TV??

Mensagempor Diogo Pinto » Sexta Abr 28, 2006 21:07

boas.
é o seguinte..gostava de ligar o pc a televisao para ver uns filmes e experimentar jogar(ja esto com esta idea a tempo), nao sei se tem qualidade mas é algo que gostava de experimentar.
fui hoje a uma loja e disseram-me que é necessario ter uma entrada no televisor propia(ja nao me lembro o nome da entrada).
a minha televisao tem apenas 2 entradas de 21 pinos atraz..e o "cabo" usado para fazer esta ligaçao entre a grafica e a televisao nao da nessas entradas 21 pinos sendo necessario um adaptador(disseram-me la na loja que poderia so obter imagem a preto e branco se utilizar o cabo mais o adaptador.. :? :roll: ...sera???)
o que eu gostava de saber era se alguem ja experimentou ligar o pc a uma tv... se o fez como fez..se o televisor tambem necessitou de um adaptador(pois o meu nao tem a tal entrada video para ligar o pc a tv), como fico a qualidade de imagem..etc.
na verdade gostva que me esplicaxem como isto funciona.
cumps
amd 3200+
asrock dual sata2
gskill zx serial 2x512
xfx 6800gs XXX edition
lc power super silent
aerocool baydream
hitachi sata2
Diogo Pinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 10, 2005 19:08

Mensagempor 4ndr3 » Sábado Abr 29, 2006 10:18

Primeira coisa tens de ver se a tua placa gráfica tem saída TV-OUT se tiver ai podes comprar um kit com os pinos correctos que ligue a tua placa gráfica à TV atençãop que tem de ir às drivers da NVIDIA nas propriedades e acertar o NVIEW se é um só monitor, o do pc ou a televisão, dois monitores que é o teu monitor ou da tv.
Cumprimentos. :D
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor L0pht » Sábado Abr 29, 2006 10:58

precisas duma saida TV-OUT na tua gráfica, não disseste qual era, mas as mais recentes já costumam vir todas com TV-OUT.

TV-OUT:
Imagem

depois vais precisar k a televisao tenha uma entrada S-VIDEO:
Imagem

de seguida vais precisar de um cabo S-VIDEO:
Imagem

de seguida vais aqui a este site que tem um tutorial k ensina a configurar a tua placa, seja ela ATI ou nVidia:
http://moolabs.dcc.online.pt/Tutorials/Playback/tvout.php
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor Henrique. » Segunda Mai 01, 2006 2:10

Basta teres TV-OUT na tua gráfica e uma Scart na tua tv.
Acer Aspire 5514EWLM.
Henrique.
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 27, 2006 18:01

Mensagempor lmoalves » Sexta Mai 05, 2006 23:11

Penso que tens de ter cuidado com a definição que tens na placa gráfica e refrescamento e bit de cores 256cores 16milhoes ou 32 milhoes.

Se não certares na definição correspondente á nativa do tv terás imagens que saltam, refrescamento mt rápido para a tv, ou sem cores, mais cores na placa gráfica do que o tv consegue definir, etc.

Eu tenho uma lcd 26'' e tenho de colocar a 1040x780 16bits de cor e 60hz de refescamento para que ela dê uma boa imagem, este dados estão nas especificações que veem com o tv.

Quanto ao cabo é só comprares quele que se adapte à tv out da gráfica e à tv in do televisor. Cabos no mercado é o que não falta, nem adaptadores.

Fica bem

lmoalves
"how fortunate the man with none"
DCD
lmoalves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 19, 2005 21:24

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 06, 2006 0:26

Supondo que a tua placa de video tem TV-Out (a 2a imagem do l0pht é o tvout tipico de qualquer placa de video e aquele tipo de ligacao chama-se S-video). Disseste que a tua TV so tem entradas de 21 pinos atras. Essas entradas sao, de certeza, entradas SCART.
As entradas scart foram feitas mais pra simplificar a organizacao dos fios todos, e, como tal, sao uma ficha que suporta entrada e saida de audio e video. Embora haja variacoes do cabo que parecem completas, mas nao tem os pinos todos ligados. Como consequencia, ha funcoes que nao funcionam (entrada ou saida, etc)

É perfeitamente possivel converter um sinal s-video para scart com um adaptador. Sao bastante vulgares, até baratos e encontram-se em qualquer hipermecado. Ja agora, aproveita e arranja um que te permita ligar a placa de som a mesma ficha scart e passas a ouvir audio da propria televisao. Será um fio com um jack stereo 3,5 numa ponta (a ficha das tuas colunas que encaixas no pc) e provavelmente conectores RCA stereo do outro lado (facilmente identificaveis porque sao conectores vermelhos e pretos/brancos).

Se quiseres fazer isso, de facto, e tiveres alguma duvida, fala que eu explico-te isso melhor.

Nao te preocupes muito, de inicio com as configs de uma TV. a partir do momento que tens a tua TV bem ligada ao pc, deves comecar a ver imagem na tv, logo desde o momento que ligas o pc.

Geralmente uma TV é um dispositivo mostrador de imagens bastante mais fraco que qualquer monitor, por isso tem uma resolucao nativa muito baixa e um refresh rate bastante mais baixo que qualquer monitor. depende de tv pra tv mas 640x480 parece funcionar melhor comigo numa Sony relativamente recente com um ecra razoavelmente grande. As refresh rates tambem devem ser 50 ou 60hz que uma tv nao costuma dar mais que isso.

Quando ja tiveres o pc a correr, vais aos drivers (depende de que placa tens) e configuras como queres a tua imagem na tv. Pode ser como clone (o que ves no monitor é o que ves na tv), como uma extensao do monitor (desktop expandido e dividido pelos 2 ecras), etc. dependendo da placa tens algumas opcoes nisto. Das os ajustes finais as dimensoes finais da imagem dentro do ecra e ta feito.

Ha outra coisa que é capaz de interessar saber. Se, por acaso, tiveres a ver um filme num ecra e no outro aparecer tudo bem menos o proprio filme (o sitio onde devia aparecer o filme, aparecer como uma imagem preta), isso tem a ver, quase de certeza, com o facto de tares a passar o filme em modo de overlay e podes querer configurar isso. o programa que tas a usar pra ver filmes ja deve deixar fazer algumas configs, mas costuma ser no ecra dos drivers da grafica que se define isso tudo muito mais direito.

Se nao souberes o que é, pensa no overlay como uma camada de imagem por cima de tudo o resto, com algumas propriedades especiais. Geralmente, por default, so costuma aparecer bem em 1 dos ecras. Dependendo do que os drivers da tua placa te deixam fazer, podes escolher qual o ecra que queres que mostre o overlay ou ate mesmo os 2.

No entanto nao recomendo uso frequente (no windows, net, trabalhos) numa TV (ve-se um bocado mal), mas jogos e filmes costumam ficar altamente. Por ser um aparelho "fraco" tambem consegue omitir imperfeicoes nas imagens que mostra e é por isso que ha filmes que num monitor sao simplesmente fracos e numa tv parecem ter uma qualidade excelente. O monitor ta a mostrar mais da imagem, incuindo as imperfeicoes da propria.

Mas nao ha nada como jogar o teu jogo preferido num ecra XL! :mrgreen:
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor HidEaL » Sábado Mai 06, 2006 9:47

Kayn Escreveu:Supondo que a tua placa de video tem TV-Out (a 2a imagem do l0pht é o tvout tipico de qualquer placa de video e aquele tipo de ligacao chama-se S-video). Disseste que a tua TV so tem entradas de 21 pinos atras. Essas entradas sao, de certeza, entradas SCART.
As entradas scart foram feitas mais pra simplificar a organizacao dos fios todos, e, como tal, sao uma ficha que suporta entrada e saida de audio e video. Embora haja variacoes do cabo que parecem completas, mas nao tem os pinos todos ligados. Como consequencia, ha funcoes que nao funcionam (entrada ou saida, etc)

É perfeitamente possivel converter um sinal s-video para scart com um adaptador. Sao bastante vulgares, até baratos e encontram-se em qualquer hipermecado. Ja agora, aproveita e arranja um que te permita ligar a placa de som a mesma ficha scart e passas a ouvir audio da propria televisao. Será um fio com um jack stereo 3,5 numa ponta (a ficha das tuas colunas que encaixas no pc) e provavelmente conectores RCA stereo do outro lado (facilmente identificaveis porque sao conectores vermelhos e pretos/brancos).

Mai nada. O dito adaptador (que é a solução que eu uso também) é algo como isto:

Imagem

Até nos chineses já arranjas... :mrgreen:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Diogo Pinto » Sábado Jun 03, 2006 13:56

boas..
em primeiro lugar esto a recusticar o topico pois ainda nao tive tempo para experimentar ligar o pc a tv pois so agora acabaram as aulas para a faculdade e esto de volta a casa e vo começar a investivar e ver se ligo o pc a tv.
vo seguir os vossos paços e quando tiver alguma duvido logo postarei aqui..
que agradecer a TODOS os que ajudaramm..todos..mas quero realçar a post do kayn e penso nao estar a ser injsuto com ninguem..mas este "senhor"..é fantastico..e merece o elogio.
La para inicio da semana vo comparar os cabos e o adptador..e por as maos a obra pois agora aqui numa aldeia apesar de os adptadores ate nos chineses haver aqui nem chineses ha... !:D:D
mais uma vez obrgado..e em caso de duvida logo postarei
L0pht obrigado pelo site que postaste..boa ajuda
;)
cumps
amd 3200+
asrock dual sata2
gskill zx serial 2x512
xfx 6800gs XXX edition
lc power super silent
aerocool baydream
hitachi sata2
Diogo Pinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Diogo Pinto » Sábado Jun 03, 2006 16:18

bem fui ver a saida da minha grafica e vejo que:
a minha grafica (6800gs) tem tv-out mas o nº de pinos é diferente(entrada para o cabo s-video) .
tem entrada para 9 pinos como esta neste imagem
http://www.twojepc.pl/html/geforce_6800_gs/003.jpg

mas tanto a imagem do L0pht como a imagem do adptador que o hideal postou têm entradas diferentes.

tem menos entradas para os pinos do cabo que o numero de entradas da minha grafica que tem 9.
nao é necessario estarem as entradas todas ocupadas??

algo que me preocupa ainda mais é a entrada rectangular..que a minha grafica nao tem..em vez disso tem 2 entradas como mostra a imagem acima ou seja um cabo s-video nao encaixa.
ou ha varios tipos de cabo s-video??

cumps
amd 3200+
asrock dual sata2
gskill zx serial 2x512
xfx 6800gs XXX edition
lc power super silent
aerocool baydream
hitachi sata2
Diogo Pinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Diogo Pinto » Domingo Jun 04, 2006 10:13

problema resolvido.
a grafica vem com um cabo adaptador que se liga ao cabo s-video para fazer a adaptaçao da saida tv-out da grafica que tem as tais 9 entradas para a entrada do cabo s-video com apenas 5..
so agora reparei nesse cabo :oops: :oops: :oops:
cumps
amd 3200+
asrock dual sata2
gskill zx serial 2x512
xfx 6800gs XXX edition
lc power super silent
aerocool baydream
hitachi sata2
Diogo Pinto
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor perception » Segunda Jun 15, 2009 12:50

Bem, eu comprei o cabo S-video mais o adaptador para a TV, tentei configurar os drivers, sem nunca em momento algum aparecer a imagem do pc na televisao.

Diagnosticos para isto, alguem me ajuda?
perception
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 15, 2009 12:47

Mensagempor zinko_pt » Terça Jun 16, 2009 15:55

Diogo Pinto Escreveu:problema resolvido.
a grafica vem com um cabo adaptador que se liga ao cabo s-video para fazer a adaptaçao da saida tv-out da grafica que tem as tais 9 entradas para a entrada do cabo s-video com apenas 5..
so agora reparei nesse cabo :oops: :oops: :oops:
cumps

Independentemente do número de pinos da tomada Svideo, ligas uma ficha de 5 pinos e funca bem.
O "truque" é ligar 1º a TV e depois o PC.
Em casos extremos, ligar um monitor e a TV (Svideo e VGA ou DVI), e depois o PC. Mas é mais com drivers e/ou OS esquisitos, como o W7.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor kromakey » Terça Jun 23, 2009 13:45

Viva ,

tenho um LCD Samsung e ligo o meu portatil (Acer) com um cabo de monitor normal , funciona 5* , tenho saida de s-video mas não uso .
a minha grafica é uma Nvidia 7200.

cump.

k
kromakey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 26, 2005 9:34

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes