por zinko_pt » Terça Jun 23, 2009 9:26
Em primeiro lugar, deves considerar as temps de qualquer sistema, sem OC.
Isto porque diferentes sistemas fazem OCs diferentes, ao passo que em default, os comportamentos são mais aproximados.
Depois, algumas pessoas baixam o nível de OC no Verão e voltam a subir com a descida da temperatura ambiente. Eu não, porque o meu OC é conservador a a minha caixa e cooler são do topo da tabela.
Por isso, o que eu fazia era tirar o OC e validar as temps ambientes, em idle e full.
Depois, com estes dados, podes passar para o OC e validar a subida das temps idle e full.
Eu tenho em full 48~49º, e não desço o OC.
Às vezes são coisas simples como trocar fans (de fans ou de orientação), limpezas, correcta colocação da massa, lixar a base do cooler que fazem 5º de diferença. Ou mesmo a temp da zona onde está a caixa, sobretudo num sotão ou numa divisão que apanhe com sol directamente a maior parte do dia.
Mas se queres mesmo manter o OC (não investir num novo CPU que te mantenha o mesmo desempenho, mas sem OC) acho que WC é o mais indicado. Oferece mais ou menos o mesmo desempenho que coolers a ar, em idle, mas o delta para full é muito menor.
Uma boa caixa ajuda, por isso eu ia por partes:
1 - uma caixa espaçosa, capaz de suportar no topo 2x120mm fans ou radiador. As caixas que te referiram são boas, apenas não considerava as 2 primeiras. E acrescentava a CM Storm Sniper (150€). Devem haver outras escolhas, mas estas já são boas. Isto sem contar com LianLi e Silverstone.
2 - Depois passas para o WC, se for caso disso, sendo que terás que comprar um bloco para socket 775, que está em fim de vida. Mas por um lado irá perlongar-te a vida útil do actual sistema, e por outro também não é assim tão caro...
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".