HDD Clone

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

HDD Clone

Mensagempor riapa » Sábado Jun 06, 2009 23:57

Boas!

Assim que acabar os exames estou a pensar formatar os PCs cá de casa. A minha ideia era formatar o portátil, instalar os softwares de trabalho e todas as configurações que gosto e depois fazer um disk clone, assim, da próxima vez que quiser formatar o portátil é muito mais rápido. O mesmo procedimento será seguido com os restantes PCs...

Ainda estou a investigar na net como é que funcionam as clonagens de disco e como é que se pode a partir de uma repor um sistema. Mesmo assim gostava de saber qual é o melhor software para fazer tal clonagem. Eventuais dicas também são bem vindas! :cool:

Obrigado.
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Jan 03, 2006 18:23

Mensagempor H-RA-MA-ki » Domingo Jun 07, 2009 12:15

Ora viva,

Podes usar o Acronis True Image para esse afeito. Com este programa crias uma imagem do teu sistema para uma partição no HD.

Depois se formatares é so fazeres o Restore da imagem

Cumprimentos
Nuno Silva
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 13:03

Boas!

Tive a testar o Clonezilla e gostei bastante!
Obrigado.
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 14:22

Pessoalmente gosto do norton ghost
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor cyberj » Segunda Jun 08, 2009 15:19

sergio.pontes Escreveu:Pessoalmente gosto do norton ghost

Já somos 2!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 15:25

Eu curti do clonezilla, é simples, é live cd, podemos criar os nossos scripts, enfim...
Que características vos fizeram optar pelo norton ghost?
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 15:32

riapa Escreveu:Eu curti do clonezilla, é simples, é live cd, podemos criar os nossos scripts, enfim...
Que características vos fizeram optar pelo norton ghost?

Vem no hirens boot disk, é rápido a criar imagem e a repor a imagem também
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 15:54

Já agora aproveito para colocar umas questões:

:arrow: Vamos supor que tenho um disco com 2 partições: C e D. Na C instalo o SO, todos os programas que necessito e ajusto todas as configurações. No D não tenho nada mas será o sitio para guardar a "tralha" :lol: (videos, fotos, and so on).
Faço uma imagem do disco. Futuramente quando restaurar um disco a partir dessa imagem ambas as partições ficam criadas (C com o SO, programas... e a D vazia à espera da "tralha") correcto?
Sendo assim, a minha imagem irá conter a informação de que o disco irá conter duas partições mas o espaço ocupado por essa imagem é o espaço da partição C -+ uma vez que é esta que contem informação correcto?

:arrow: Por curiosidade, supondo que compro um disco maior e que as partições outrora feitas já não dividem o disco ao meio... Dá barraca se restaurar a partir imagem? Consigo depois somar ás partições o novo espaço de sobra (provavelmente apenas após ter sido montada a imagem)?

Obrigado.
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 16:01

Com o Norton já restarei imagens para destinos maiores e tambem para mais pequenos que os discos/partições de origem.

Quando restauras uma imagem de uma partição, todas as outras partições ficam inalteradas...

Se restaurares um disco então tudo o que tiver nesse disco é que vai tudo à vida.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 16:08

sergio.pontes Escreveu:Com o Norton já restarei imagens para destinos maiores e tambem para mais pequenos que os discos/partições de origem.

Tens um disco de 100GB com 50GB para o C e 50GB para o D:

:arrow: se fizeres uma imagem completa do disco e restaurares um disco de 500GB com essa imagem, ambas as partições ganham 200GB ou ficam 400GB a marinar? :roll:

:arrow: se fizeres uma imagem completa do disco e restaurares um disco de 70GB com essa imagem, a partição C é copiada por completo mas a D não tem espaço suficiente. Dá erro e não é feito o restauro ou o que faltar não é restaurado? :roll:

sergio.pontes Escreveu:Quando restauras uma imagem de uma partição, todas as outras partições ficam inalteradas...

Se restaurares um disco então tudo o que tiver nesse disco é que vai tudo à vida.

Não percebi bem. Quando faço uma imagem posso fazer de um disco inteiro ou apenas de uma partição. Era a isso que te referias, ou seja, se fizer uma imagem do disco todo vai tudo à vida mas se fizer de uma partição apenas essa é que vai?
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 08, 2009 16:31

Não me expliquei bem.

O meu SO todo bem configurado mais programas são sensivelmente 7 gigas.

Fiz uma imagem do disco onde estava esse SO (estava num disco de 160 gigas) e pus num disco de 200 gigas... depois voltei a por num de 80 gigas de um portatil antigo.

Isto foi possivel porque a imagem em si só tinha 7 gigas, portanto po-la a funcionar num disco maior ou menor do que o original onde ele estava vai funcionar sempre!

Agora se pegares numa imagem de 500 gigas só a vais conseguir por em discos maiores, percebes? O que conta é o tamanho total da imagem... se depois a consegues restaurar num disco de 80 gigas ou num de 1 tera é indiferente... desde que o disco que vai receber essa imagem seja maior do que do que a proprioa imagem...

Pensa o seguinte, fiz uma imagem dos dados que estavam num disco de 500 gigas - a imagem ficou com o tamanho de 7 gigas, então posso pô-la sem qualquer problema a funcionar num disco de 80 gigas!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor riapa » Segunda Jun 08, 2009 16:34

;)
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor LMX » Domingo Jul 05, 2009 22:15

boas aproveitando a topico, quando faço uma imagem faço-a por partições certo?
ou seja se tiver 4 partições tenho que ter 4 imagens certo?

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor sergio.pontes » Domingo Jul 05, 2009 23:02

Eu não tenho partições, só uso os discos inteiros, mas julgo que se fizeres um ghost do disco inteiro, quando o restaurares vão lá estar todas as partições, acho...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes