Viver sozinho ou longe da casa dos pais

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Viver sozinho ou longe da casa dos pais

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jul 13, 2009 11:01

Olá a todos,

Eu não vivo sozinho, vivo com uma Maria, mas quando nos mudamos nenhum de nós tinha experiência e foi um caos, de repente tinhamos de ser nós a fazer tudo... Sabem como é, o jantar não se faz sózinho, a casa não se aspira e limpa sózinha, a roupa não se passa a ferro sózinha, etc...

No entanto aprendi a ser mais responsavel e hoje ao olhar para trás vejo que a experiência me fez crescer.

Como foi a vossa experiência? Ou estão a pensar dar o passo nos próximos tempos? Quais são as vossas expectativas?

Já agora, e porque queria fazer uma surpresa à minha Maria, como é que se lava a roupa? Alguem me pode dar umas dicas como aprender a trabalhar com a programação da máquina da roupa e que tipos de roupa é que se tem de se separar? Julgo que existem tipos de roupa que não podem ser lavados em mistura com outros... Se alguem me puder dar umas luzes
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Re: Viver sozinho ou longe da casa dos pais

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Jul 13, 2009 11:53

sergio.pontes Escreveu:Olá a todos,

Eu não vivo sozinho, vivo com uma Maria, mas quando nos mudamos nenhum de nós tinha experiência e foi um caos, de repente tinhamos de ser nós a fazer tudo... Sabem como é, o jantar não se faz sózinho, a casa não se aspira e limpa sózinha, a roupa não se passa a ferro sózinha, etc...

No entanto aprendi a ser mais responsavel e hoje ao olhar para trás vejo que a experiência me fez crescer.

Como foi a vossa experiência? Ou estão a pensar dar o passo nos próximos tempos? Quais são as vossas expectativas?

Já agora, e porque queria fazer uma surpresa à minha Maria, como é que se lava a roupa? Alguem me pode dar umas dicas como aprender a trabalhar com a programação da máquina da roupa e que tipos de roupa é que se tem de se separar? Julgo que existem tipos de roupa que não podem ser lavados em mistura com outros... Se alguem me puder dar umas luzes

Boas

Ainda vivo em casa dos meus pais, e nunca pus uma maquina de roupa a lavar na vida lol de louça já lol

Bem, tens de separar roupas de cor das roupas brancas por exemplo. ou separar as claras das escuras....

Quanto aos programas, nada melhor que leres o manual! É que nem todas são iguais...

Deves também ter em atenção as etiquetas da roupa, lá diz se podem ou não ir à maquina, a temperatura a que podem ir, se podem ou não ser torcidas...

Se me lembrar de mais alguma coisa digo!

Cumpz

PS: vale mais temperatura a menos que temperatura a mais
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor alr_tech » Segunda Jul 13, 2009 12:08

boas

:D :D ...
isso é que é paixão!!

sabes a primeira coisa que fiz quando pensei em comprar casa..
foi arranjar maq. de lavar roupa e louça...
e garanto-te que a da roupa funca todos os dias, e ao fim de semana várias x
é o que dá ter putos...

hum..
1 - nunca misturar roupa de cor com branca...
2 - podes lavar a roupa interior toda junta... desde que não contenha cores que desbotem..
Se para a roupa de cor, não souberes se desbota ou encolhe... ela deve saber...
3 - ver as etiquetas... mostram a temp max que aguentam...
util, meias e daqueles tecidos delas que encolhem que é uma pinta... :evil:
4 - hoje em dia qq temp da ordem dos 40º serve para lavar... desde que não esteja muito suja..
detergente, é só um pouco .. ou usa pastilhas... amaciador é só um pouquinho...
5 - atenção, aquelas maq que tem programa de secar... lê bém o manual..
meias e determinadas roupas (geralmente delas) encolhe ou deforma-se..
6 - atenção ao peso max da roupa, geralmente é de 6Kg...
resumindo não atafulhes a maq..
7 - atenção às lãs, só as verdadeiras é que não encolhem... convém usar amaciador..
8 - depois temos o pendurar.. isso, é outra guerra.... :roll:
as mulheres são dificeis de contentar... especialmente camisolas, tshirts, etc...
penduram-se por debaixo dos braços... segundo elas, não deforma...

um conselho... deixa-as tratar da roupa delas....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Re: Viver sozinho ou longe da casa dos pais

Mensagempor staquiet » Segunda Jul 13, 2009 13:20

sergio.pontes Escreveu:Olá a todos,

Eu vou me mudar dentro de uma mes :D....no meu caso não tenho qualquer problema em limpar a casa, só não me ponham é a engomar :S acho k akilo não é mesmo pra mim....:)

Em termos da comida até gosto de cozinhar mas a minha noiva fez me o favor de comprar a Bimby, ela não gosta cozinhar...........

Sempre quis ter a minha propria casa com a minha privacidade, logo é com bons olhos que vou fazer esta mudança 8)
Core2duo E6420@3.0Ghz
8800gts 640mb
2x2Gb OCZ 6400
Asus 680i SLI
staquiet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 25, 2007 11:44

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jul 13, 2009 15:10

Eu a engomar até me safo bem.
Agora com a roupa é que tou com receio de encolher a roupa toda.

Basicamente é fazer a seguinte separação:

- Roupas brancas
- Roupas de cor
- Roupas escuras

Depois é por a lavar com àgua o mais frio possivel. certo? Então e a centrifugação serve para quê?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Jul 13, 2009 15:15

Bem, eu vivo parcialmente sozinho à 5 anos, desde que fui para a univ. Moro com 2 colegas, o que é útil na hora de tratar da casa mas acabo por ter de tratar da minha roupa, fazer a minha comida e etc.. Acabo por viver independente dos meus pais durante a semana..

Partilho da tua opinião, aprende-se bastante. Um gajo deixa de estar habituado a ter quase tudo feito, preocupa-se com detalhes que dantes não ligava.. Deixo de espalhar migalhas pela casa, como sempre à mesa, se entornar alguma coisa limpo de seguido, etc.. Porque lá em casa depois custa mais a limpar se deixar para mais tarde :P

Bem, o alr_tech já te deu os concelhos quase todos..
Eu quando perguntei como é que se lavava a roupa disseram-me que era meter no 4 e tá a andar, foi o que fiz.. Desde aí lavei sempre no 4.. Por precaução dado que a minha máquina centrifuga mal centrifugo uma segunda vez depois de lavar (é o 6 ou o 7). E lavo a 30º, dado que tenho várias t-shirts cuja temperatura máxima recomendada na etiqueta é 30, nivelo por baixo.

Quando às cores, faço apenas 3 divisões:
- vermelhos e laranjas;
- escuros (azuis, verdes, pretos, etc);
- claros (brancos, azuis, etc).

Acho muito importante é dar uma passagem por água à mão na roupa nova.. Costumo fazer sempre isso, com água morna (e é importante ser morna) que dá sempre para tirar alguma tinta principalmente na roupa de qualidade menor (pull&bears e essas lojas do género). Há roupa que debota uma lavagem, outra que debota duas ou três lavagens.

um conselho... deixa-as tratar da roupa delas....

mesmo!

EDIT: centrifugar é a máquina a rodar rápido pa caraças o que acaba por "escorrer" a roupa para não vir completamente encharcada.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jul 13, 2009 15:20

Ok.

Acho que vou experimentar na minha roupa, assim se encolher não tenho de estar a ouvir a patroa :D
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Jul 13, 2009 15:50

sergio.pontes Escreveu:Ok.

Acho que vou experimentar na minha roupa, assim se encolher não tenho de estar a ouvir a patroa :D

lol

lavas uns panos e umas toalhas de cozinha xD

são regra geral, para o branco, e não têm nada que saber para se lavarem
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jul 13, 2009 15:51

ReDsOuL Escreveu:

lol

Boa dica ;-)
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Jul 13, 2009 15:59

sergio.pontes Escreveu:
ReDsOuL Escreveu:

lol

Boa dica ;-)

Não convém testares com aquela camisola que ela taantooo adora, ou com o não sei quê que a avó ofereceu...se é que me faço entender!

Aproveita e faz um OC à maquina de lavar roupa e tal... 8)
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jul 13, 2009 16:00

Vou testar com os panos mais "rafeiros" que por lá andarem para lavar, tipo panos da loiça e assim do género...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Segunda Jul 13, 2009 16:06

Se tudo correr dento do previsto daqui a não mais que 6 meses também devo sair da casa dos meus cotas. Estou só á espera para saber se entro para Eng. Informática este ano no ISEL e se isso acontecer então é só juntar o emprétimo do estado para estudantes que é cerca de 470E/mês mais o meu ordenado que é cerca de 700E e o da minha miuda e já da para uma casita do sebem (penso eu). Já estive até para sair de casa mais que uma vez mas foi precisamente o receio de depois andar á noia com as cenas todas para fazer que me fez pensar duas vezes. De qualquer modo mais tarde ou mais cedo vai ter que acontecer. Só espero é que depois também estejam com pachorra para me aturarem a mim que só sei fazer fritos! :mrgreen:

Há! E em relação á roupa... se forem de cor para jogar pelo seguro lava abaixo de 30ºC que assim já não largam tinta.... I guess :? . Mas faz um save antes... :Q
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cyberj » Segunda Jul 13, 2009 16:37

Amigo... eu vivo sosinho, e em relação à roupa é muito simples...

1- Divides a roupa em 3 categorias...
Cores, Branca e Escura...

2- usa sempre a temperatura a 40º

3- compra uma toalhetas para absorver qualquer cor que debote...

Nunca falha!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor battlenet » Segunda Jul 13, 2009 21:14

Eu moro em casa dos meus pais e posso dizer que sei fazer tudo apesar de não gostar de passar a roupa mas também é raro.

Por acaso gosto de cozinhar, e comer também, e cheguei ter a pancada de tirar o curso de cozinheiro :lol:

Na maquina de lavar roupa é separar cores escuras mesmo e das mais claras/brancas.
Se for pouca roupa metes no rápido e temperatura sempre nos 40º salvo estaja indicado na etiqueta da roupa.
Costuma haver um programa universal nas maquinas que é o 4, ou seja se a maquina tiver cheia usas esse programa.

Por acaso gostava de sair da casa dos meus pais, mas vejo que as coisas estao muito dificeis, apesar de não ganhar mal de todo as cenas dos juros metem um pe atras e porque se as coisas estiveram mal não quero (não gosto) de estar a pedinchar neste caso aos meus pais apesar de saber que eles ajudavam.

P.S. - Depois conta com saiste, heheh e se a tua Maria aprovou.
Já sabes que se ela aprovar tas lixado comecas a passar a roupa :twisted:
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jul 13, 2009 21:14

Já pus a lavar roupa para o clarinho, vamos ver o resultadoquando a máquina acabar de lavar - é a minha primeiroa máquina de roupa! Não tinha era a noção que a máquina levava tanto tempo a lavar, já deve estar a lavar há cerca de hora e meia
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes