Melhor airflow numa velha caixa eheheh

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Melhor airflow numa velha caixa eheheh

Mensagempor DarkJR » Segunda Jul 13, 2009 22:35

a minha caixa é parecida a esta tirando que da tira preta para baixo não existe aquela estrutura (ver imagem), actualmente eu tenho uma fan 120mm a por ar na parte de baixo na zona da frente, tenho uma 80mm a tirar ar na parte de trás em cima, na zona da floppy\hdd tenho lá uma 80mm enfiada a por ar na zona dos hdd (não tenho floppys) e por fim tenho ainda outra fan 80mm que custava usar ao lado da minha antiga grafica (HD2400 pro) a tirar ar com a caixa praticamente aberta sempre.. até trocar de caixa gostaria se puderem.. de me ajudar a criar o melhor airflow possivel pois já encomendei o meu novo sistema e é um pouco mais "quente" que este actual que tenho, o cpu é o phenom II X4 940, a vga é a hd 4890 vapor-x e por fim a board é uma m4n78 pro.. a seguir deixo a imagem para tentar ilustrar algo mais (a minha tampa lateral não tem furos para fan)

Imagem

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Jul 13, 2009 23:36

boas

não há muito que possas fazer...

mas, começa por ter a caixa fechada! limpas bem tudo lá por dentro, com cuidado e tal, e fechas! é que com a caixa aberta não se consegue criar airflow...teres 1 fan, ou 5 ou 6 é quase igual...

mods que podes fazer...é fazer um buraco na tampa lateral para colocares um fan a meter ar contra a gráfica...

as da frente mantém a meter ar na caixa...e a de trás a tirar...

a fan de trás...há umas fans de 140mm com a furação das de 120mm...mas aí já tinhas de investir mais uns €...

cumps
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor DarkJR » Segunda Jul 13, 2009 23:48

ReDsOuL Escreveu:boas

não há muito que possas fazer...

mas, começa por ter a caixa fechada! limpas bem tudo lá por dentro, com cuidado e tal, e fechas! é que com a caixa aberta não se consegue criar airflow...teres 1 fan, ou 5 ou 6 é quase igual...

mods que podes fazer...é fazer um buraco na tampa lateral para colocares um fan a meter ar contra a gráfica...

as da frente mantém a meter ar na caixa...e a de trás a tirar...

a fan de trás...há umas fans de 140mm com a furação das de 120mm...mas aí já tinhas de investir mais uns €...

cumps

eu faço intenção de daqui a uns tempos fins do verão comprar uma nova caixa.. talvez uma coisa até 50-60€ (com fan's de qualidade já incluidas).. daí não ter inventado ainda nesta minha actual até porque ela irá ficar para o meu irmão mais novo e não convém andar a por buracos nisto eheheh mas realmente talvez tenha de ser para aguentar fresco o novo pc que ai vem. em principio devo então ter 3 a meter e 1 a tirar

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Jul 13, 2009 23:50

Para já não faças buracos.

Fecha a caixa, ventoinhas da frente a por ar, a de trás a tirar!

Everest...e vês as temperaturas do Processador, Motherboard, Gráfica e Disco...
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jul 14, 2009 0:24

Hmm.. Tens a certeza que a caixa tem espaço para a vapor-x?

Quanto ao airflow, acho que tens bem assim. tens a fonte e a fan traseira a tirar ar, tens a frontal com intake. Ficas com uma corrente de ar bem definida, o único problema podem ser os coolers do cpu e gráfica que vão espalhar o ar quente pela caixa em vez de o canalizarem para fora. Mas em principio não terás problemas, quanto muito vais ter as fans dos coolers um bocadinho mais barulhentas que o desejável.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor DarkJR » Terça Jul 14, 2009 0:50

segundo o cmrosado me disse ela precisa de perto de 25cm.. mas tal como disse esta não é a minha :P é ligeiramente parecida, tirando 1 ou 2 detalhes de espaço (a minha tem mais espaço livre na zona inferior e frontal e pelos meus calculos a minha caixa aguenta.. será é coisa para sobrar 1cm no maximo eheheh) eu cheguei a pensar na opção NOX NX-1 por ser acessivel e ter um design que me atrai.. mas ainda vou ter de investir mais cedo na caixa do que pensava :P

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cmrosado » Terça Jul 14, 2009 7:15

As 4870 e 4890 medem 24-25 (mais perto dos 24), só que ainda tens que fazer as ligações mais no fundo da placa. Se só te sobra 1cm deve ser rés vés, isto se der.
http://www.cpu3d.com/media/image/g/1017 ... G_1451.jpg
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor DarkJR » Terça Jul 14, 2009 12:33

cmrosado Escreveu:As 4870 e 4890 medem 24-25 (mais perto dos 24), só que ainda tens que fazer as ligações mais no fundo da placa. Se só te sobra 1cm deve ser rés vés, isto se der.
http://www.cpu3d.com/media/image/g/1017 ... G_1451.jpg

pois.. a minha caixa do inicio (onde tá a minha actual placa) até chegar perto da "caixa de hdd's" tem coisa de 26,5 - 27 cm's por isso deve dar, mas também faço intenção de comprar caixa nova.. se pudesse ter algo de qualidade (e eu sentir que ela tem um aspecto até agradavel) comprava até ao fim de agosto-setembro que caixas aconselham ai na ordem de 50€? (já sei que para ter ventoinhas boas tenho de recorrer a outros 10€)

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jul 14, 2009 13:21

NZXT Beta.. Parece-me das melhores que aí andam nos 50€.

Video Review.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cmrosado » Terça Jul 14, 2009 15:12

Antec 300 e Asus TA-M1.
Não acho que sejam precisas mais ventoinhas. A Antec tem duas e a Asus já ouvi dizer que tinha 4 mas não sei ao certo.
Eu gosto mais da Antec mas a Asus tem espaço infinito para a gráfica.
Essa do Bad Cop não conheço mas parece ter boas reviews.
Há tambem as Nox.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DarkJR » Terça Jul 14, 2009 17:06

Pessoalmente a Antec não me deixa muito "feliz" a nivel visual, a NZXT realmente tem um aspecto engraçado (apesar de não achar nada prático ter as ligações em cima :S) cheguei a pensar na Alpha também mas o valor delas nunca me deixou muito atraido.. entre a Alpha para já tem um valor caro e não trás ventoinhas ao qual tinha de ser eu a desembolsar tal.. por fim a Asus TA-M1 (que encontrei mais barata com o nome de Asus TA-M11, mas exactamente igual em tudo) já tem o seu valor acima dos 60€ (devido aos portes) mas já trás 4 ventoinhas o que é optimo não ter de gastar noutras e sempre podia livrar-me das minhas 4 ehehe ou até aproveitar as 2 melhores e desenrascar-me das 2 piores.. não vou é ter mais locais para por ventoinhas tirando os 4 já ocupados.. o chato é eu ter 1 HDD e DVD-RW IDE.. para ligar eles vai ser uma luta engraçada vai loool mas secalhar lá tem de ser em fins de agosto uma Asus TA-M1

Muito obrigado 1x mais :D

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jul 14, 2009 18:22

Pah as asus não são grande coisa.. Esse modelo em questão não conheço mas já vi e mexi em 2 de modelos anteriores e aquilo não vale nada.. Ainda tem pior qualidade do que a nox. E as fans eram um pouco barulhentas. Tens também a cm590 e cm690 que penso também andarem nos 60€ e umas coolermaster elite (a 330 salvo erro) mais baratas uns cobres.

Quanto às entradas em cima da Nzxt Beta, foi o que eu gostei mais.. Mas na caixa é mesmo assim, não podes olhar apenas à qualidade, também é preciso pensar se gostas ou não daquilo que vais comprar. Tenta conciliar as duas coisas, se possível.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DarkJR » Terça Jul 14, 2009 20:18

Bad_Cop Escreveu:Pah as asus não são grande coisa.. Esse modelo em questão não conheço mas já vi e mexi em 2 de modelos anteriores e aquilo não vale nada.. Ainda tem pior qualidade do que a nox. E as fans eram um pouco barulhentas. Tens também a cm590 e cm690 que penso também andarem nos 60€ e umas coolermaster elite (a 330 salvo erro) mais baratas uns cobres.

Quanto às entradas em cima da Nzxt Beta, foi o que eu gostei mais.. Mas na caixa é mesmo assim, não podes olhar apenas à qualidade, também é preciso pensar se gostas ou não daquilo que vais comprar. Tenta conciliar as duas coisas, se possível.

Eu gosto do aspecto da NZXT Beta.. eu falei foi o ter de investir em Ventoinhas nela (e claro aquelas entradas usb e etc.. na parte superior eheheh), enquanto que aquela Asus não tinha, mas realmente se não é boa não compensa os 57€ que tive a pensar dar.. sendo assim algo ou já com ventoinhas e qualidade ou então algo com qualidade e umas ventoinhas boas para ter um bom airflow e o pc fresco.. é que fiz aqui umas medições e planeamentos a caixa actual e ela de tampa fechada ganha logo 5 a 10º de calor e que se a grafica tiver os tais 25 ela tem 1cm para as ligações da mesma e para deixar passar as ligações dos HDD's.. tou a ver que tenho de comprar mesmo uma caixa nova e é melhor decidir já do que andar a perder dias e dias :P

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cmrosado » Terça Jul 14, 2009 21:04

Cooler Master Elite 334.
Thermaltake (M5 e M9 por exemplo) e Nox tambem têm vários modelos nesses preços.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DarkJR » Terça Jul 14, 2009 22:07

A minha indecisão ficaria entre a CM590 e a M9.. sendo que a 1a é um pouco mais cara e fora de mão que a 2a.. mas a CM590 tem a vantagem de puder levar mais fan's 120\140 (e a PSU ser no "chão") e a M9 só leva +1 fan lateral de 120 e no cpu tem o tal "cone de ar".. (que posso sempre tirar e meter outra fan), será que compensa os € a mais e deslocação da CM590 em relação a M9?

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes