Reaproveitar PC anttigo para Media Center - Help

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Reaproveitar PC anttigo para Media Center - Help

Mensagempor JaVo2004 » Terça Jul 14, 2009 16:12

Caros,

Tenho um PC +/- antigo. Um AMD 2GHz; 1Gb RAM; grafica normal de 128 Mb com TV Out (agora não sei a marca); ... tudo ultrapassado, ainda com interfaces IDE e AGP.

Estou a pensar comprar um PC novo e aproveitar as peças acima para montar um media center.
Tipo, comprar uma caixa apropriada e enfiar tudo lá para dentro.

(É pq tenho uma XBox 1 com o XBMC, e aquilo é horrível. Lento. Não lê qse DVDs nenhuns.)

A minha questão:
Ainda tenho TV CRT (ainda...), de modos que, por agora, preciso de ligar à TV por SCART (como se fosse um DVD normal). Isso é possível? Pergunto porque nunca vi nenhuma gráfica de PC com interface SCART...

Como é que eu faço?

Gracias
Jaime
JaVo2004
Novato
Novato

Registado: Terça Jul 14, 2009 15:53

Mensagempor Mercy_PT » Terça Jul 14, 2009 19:08

Compras um adaptador S-Video->Scart (coisa pra custar uns 5€ nos chineses) e está resolvido.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor alr_tech » Quarta Jul 15, 2009 10:48

boas

não é só isso....
o svideo não passa som...
se quiseres o som a sair pela TV tens de arranjar um adaptador mini stereo/RCAs para ligar nas RCAs do adaptador da SCART...

existem alguns pacotes com isso, diversos adaptadores que terminam em SCART
as grandes superfícies devem ter isso...

só mais uma coisa, existem plugs de svideo com 4, 7 e 9 pinos e não são intercambiáveis...
logo verifica quantos pinos tem a tua svideo e compra um cabo compativel...
o mais simples é um cabo com uma svideo e uma RCA amarela (atenção aos pinos)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor JaVo2004 » Quinta Jul 16, 2009 10:44

Eu já tinha comprado um adaptador S-Video > Scart há um tempo atrás, para fazer a experiencia... Não gostei. Dava para ver... mas a qualidade era muito má!

Será que era por isso do "não são intercambiáveis"? Eu não tinha conhecimento que isso podia acontecer...

Ou será que, com um adaptador desses, eu vou sempre perder qualidade (de um modo visivel)?

Eh pq, para um media center, a qualidade de imagem importa... para ver fotos, filmes, etc...

Obr,
Jaime
JaVo2004
Novato
Novato

Re: Reaproveitar PC anttigo para Media Center - Help

Mensagempor zinko_pt » Quinta Jul 16, 2009 11:05

JaVo2004 Escreveu:Tenho um PC +/- antigo. Um AMD 2GHz; 1Gb RAM; grafica normal de 128 Mb com TV Out (agora não sei a marca); ... tudo ultrapassado, ainda com interfaces IDE e AGP.

Estando ultrapassado, podes no entanto ver DVDs. Não puxa especialmente pelo CPU/GPU. Mas dificilmente poderás ver filmes em alta definição, sobretudo usar DxVA via GPU.
Se for só para DVDs, fotos e uns MP3s, não precisas de mais. Mas se for para ver algo em alta definição, esqueçe.

JaVo2004 Escreveu:Estou a pensar comprar um PC novo e aproveitar as peças acima para montar um media center.
Tipo, comprar uma caixa apropriada e enfiar tudo lá para dentro.

Depende dos critérios. O meu melhor conselho é que, sendo a mobo ATX, que compres uma caixa não-específica (mini- tower, cube, etc.) para HTPC, e posteriormente compras uma destas opções:
Teclado com trackball genius ou afins;
Comando remoto para MC
Kit iMon da Soundgraph.
Assim será mais fácil que a caixa obedeça aos teus critérios de espaço ocupado, armazenamento interno, estética e silêncio (suporte para fans de 80mm ou 120mm e isolamento acústico).

O que eu fazia com esse material era:
Comprar uma caixa com bastante espaço para discos (baías de 3.5" e 5.25" para serem convertidas em 3.5") e fazer disso um NAS.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor JaVo2004 » Quinta Jul 16, 2009 16:26

Boas,

Obrigado pelos conselhos.

Neste momento Alta Definição não me interessa. Ainda tenho um TV CRT. Para o futuro, logo se vê.

A minha config é a seguinte:
- AMD Athlon 64bit 3500+ (2.20 GHz)
- 1 GB Ram
- GeForce FX 5900XT
(Será que esta configuração - com uma gráfica melhor - não corre HD sem engasgos?!)

Ok, mas a minha questão por agora tem que ver com o interface SCART. Será que é normal perder qualidade? (duvida acima)

Outra coisa, o que me recomendam de caixas HTPC? (baratas... plzzz)

Thnks,
Jaime
JaVo2004
Novato
Novato

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 17, 2009 9:04

JaVo2004 Escreveu:Neste momento Alta Definição não me interessa. Ainda tenho um TV CRT. Para o futuro, logo se vê.
...
(Será que esta configuração - com uma gráfica melhor - não corre HD sem engasgos?!)

Então interessa-te HD ou não? Eu acho que sim.
Porque podes ter conteúdos em HD que poderás querer visualizar, mesmo que nas 400~500 linhas da TV CRT.

Acho que esse CPU é demasiado fraco para HD. Creio que não é Dual Core.
Mesmo que uses DxVA.

Acho que o custo para teres uma máquina decente (dual core 2.2GHz, 2GB RAM e uma HD3200, HD3300 ou HD3450) são demasiado altos. Terias que trocar, pelo menos o CPU e VGA. E aumentar a RAM.
Mas tu é que sabes.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes