Topico da 3ª Idade - BBs's

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Topico da 3ª Idade - BBs's

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 15, 2009 14:38

Boas pessoal;

Depois de ler um Post sobre o Mirc... lembrei-me dos tempos das velhinhas BBS's... e lembrei-me de colocar este post!

Existe Aqui algum ancião, que tal como eu tenha tido ou se tenha ligado a alguma BBS's (bulletin board system)... E se sim a quais???

para quem não sabe o que é uma BBS's;

Um BBS (acrónimo inglês de bulletin board system) é um sistema informático, um software, que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet.

Velhos Bons tempos, em que o mundo da informatica e das comunicações WAN fora das redes empresariais era exclusiva dos "GeeK da informatica.....

Fico a aguardar comentários de pessoal a queixar-se da PDI tal como eu...lol
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Quarta Jul 15, 2009 15:38

boas

eu....
tenho a juntar que uma BBS é o equivalente actual a um site...
era de facto um programa que permitia acesso a determinadas informações que eram disonibilizadas por utilizadores que tinham um modem...

sim, era por modem!!
permitia fazer chat, etc..

belos tempos, lembro-me que contactava lojas de electrónica para obter informações...

tb me lembro de um macanudo.... com quem falava muito...

ficava era caro...
imaginem a minha mãe a passar-se quando via a conta telefónica...
:twisted:
pffff..
e falam voçês que a vossa ligação ADSL cai...
não fazem a minima de esperar uns 3 min para se obter acesso!

belos tempos em que era jovem e solteiro...

granda 8088 com 64Mb de ram... uso do DOS, GEM...
um disco de 40 Mb

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Quarta Jul 15, 2009 16:06

Quem nunca "usou" uma BBs não merece o ar que respira. (Assim como que nunca viu os desenhos animados da Abelha Maia ou do Marco.)

Tinha um colega de liceu (chamava-se Tiago o tipo) que um determinado mês "derreteu" 80 contos em telefone à conta das BBS's. Em 1990 o ordenado mínimo era de 35 contos (ver aqui) pelo que gastar 80 em telefone não era propriamente aceitável. O pai dele era militar de carreira e como tal tinha mau feitio inato (:lol:) e espetou-lhe um tareão com o cinturão que ele esteve 3 dias a sentar-se de lado nas aulas...
Acho que ele ainda hoje não tem internet em casa...

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Bolas, a PDI é mesmo tramada.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 15, 2009 16:07

Ui... eu não quis falar da conta telefonica....

ainda hoje me dá arrepios!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CryptorX » Sexta Jul 17, 2009 3:13

Epá! Eu posso estar completamente descontextualizado aqui mas pelos vossos posts parece que falam desses tempos com uma lagrima no canto do olho :mrgreen: , parece que se divertiam á grande com isso mas provavelmente nessa altura ainda andava eu a brincar com legos :nada: , mas como não estou mesmo a ver o que são BBS's não me sei situar cronologicamente.

alr_tech Escreveu:e falam voçês que a vossa ligação ADSL cai...
não fazem a minima de esperar uns 3 min para se obter acesso!

Humm... you got a point there!!!.... mas ainda me lembro do meu spectrum que usava cassetes de musica para os jogos em que eu punha um para jogar e ficava uns 5 minutos a ouvir um ruido insuportavél com um sorriso estampado na cara a olhar para a televisão cheia de riscos ás cores á espera que a treta do jogo entrasse para matar a ressaca :P por isso também sem o que são secas para não falar da primeira net que tive que era a 56K mas isso já é outra história :lol:

Lembro-me também quando tive o meu 386 (1991) de dizer que aquilo era uma maquinazora implacavél (cpu a 33Mhz 8) ) por estar habituado ao spectrum :mrgreen: , lembro-me sempre disso quando compro um cpu hoje em dia :lol: . Nessa altura era só Goblins, Lost Vikings, Scorch, Lotus Racing e mais um ou outro jogo prá cabeça.... Enfim... isto já tá uma beca offtopic :|
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cyberj » Sexta Jul 17, 2009 9:34

CryptorX, Um a BBS não era mais do que um qualquer malukinho que colocava um Servidor em casa, ligado a meia duzia de Modens com um software de servidor instalado.....

O Software mais usado era o PC Board, e o BBS Max....

Existiam centenas de BBS's cada um dedicada ao seu tema...

Eu ligava-me muito à Skyship, À Visio, à IST BBS... e não me lembro das outras....

Era uma comodidade fantastica de amigos virtuais que se ajudavam mutuamente...

A Velocidade éra vertiginosa, a uns imprecionantes 9600 bauds :)... depois passou a 14000bps e finalmente a 33000bps....

o Acesso não era via Browser, mas sim via ThinClient tipo HiperTerminal....

E a imagem era em modo texto, no tempo é que o codigo ASCCI reinava...

Era fantastico....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Pboavida » Sexta Jul 17, 2009 19:20

Ms-Dos 3.3 + ProcomPlus e ligava-me com um modem Multitech 9600 à Visio ( Optica das Avenidas) para, principalmente ir buscar a última vacina do F-Prot ( em Z-modem).

Quando apareceu a Internet via dial-up a 56K o mundo nunca mais foi o mesmo e as BBS's foram ter com os dinosaurios
OPERA O browser dos operários

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor CryptorX » Sábado Jul 18, 2009 2:33

cyberj Escreveu:A Velocidade éra vertiginosa, a uns impressionantes 9600 bauds :)... depois passou a 14000bps e finalmente a 33000bps....

Isso dos bps por acaso não são bits per second? É que se for então isso são (no caso de 33000) cerca de 4.028Kb's/sec, isso é que era wideband!!! 8) Se ainda usasse-mos isso hoje pelos meus cálculos demorariamos cerca de 940 horas ou seja, cerca de 1 mês e nove dias a sakar o GTAIV que é cerca de 13GB's (quando for freeware, é claro... Imagem )

Emfim, isso até devia de levantar voo :mrgreen:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cyberj » Sábado Jul 18, 2009 14:21

CryptorX Escreveu:
cyberj Escreveu:A Velocidade éra vertiginosa, a uns impressionantes 9600 bauds :)... depois passou a 14000bps e finalmente a 33000bps....

Isso dos bps por acaso não são bits per second? É que se for então isso são (no caso de 33000) cerca de 4.028Kb's/sec, isso é que era wideband!!! 8) Se ainda usasse-mos isso hoje pelos meus cálculos demorariamos cerca de 940 horas ou seja, cerca de 1 mês e nove dias a sakar o GTAIV que é cerca de 13GB's (quando for freeware, é claro... Imagem )

Emfim, isso até devia de levantar voo :mrgreen:

Nesse tempo um jogo complexo cabia numa disquete de 1.44mb...... e o pessoal comprava disquetes de baixa dencidade (720kb), que eram bastantante mais baratas... pegava no berbequim, e fazia-lhe um boraquinho para ficarem de 1.44mb.... Velhos bons tempos....

Alguem se lembra dos simm de 30 pinos, e dos pentes da intel para sacar processadores da Board?
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CryptorX » Sábado Jul 18, 2009 18:21

cyberj Escreveu:Nesse tempo um jogo complexo cabia numa disquete de 1.44mb...... e o pessoal comprava disquetes de baixa dencidade (720kb), que eram bastantante mais baratas... pegava no berbequim, e fazia-lhe um boraquinho para ficarem de 1.44mb.... Velhos bons tempos....

Eu ainda cheguei a usar diskettes que se punham nuns leitores que sebem me lembro usavam baias 5'25, Eram gigantes! Essa cena dos buracos nunca fiz mas lembro-me de ver o meu irmão a fazer... E os módulos de 30 pinos, isso já não sei se é do meu tempo mas tive a ver alguns nuns sites de 1 Mb e lembro-me que isso era o quanto eu tinha de ram do meu PC, mas eram dois módulos de 512Kb's, o meu disco era de 500Mb's. Mas para mim saudades a sério só tenho dos tempos em que tive o meu primeiro windows com interface gráfica em 1993, era o belo do Windows 3.1, quando finalmente pude largar a "treta" do MS-Dos.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cyberj » Sábado Jul 18, 2009 21:55

Não insultes o Ms-Dos....

Aqui sim era um sistema operativo, nunca falhava!
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor razor2 » Domingo Jul 19, 2009 11:08

Ainda me lembro dos joguinhos do MS-DOS eram bem fixes um gajo divertia-se bue ainda hj de vez em quando com o Dos Box jogo um bocadinho pela nostalgia e devo dzr que por vezes me divirto mais que a jogar os jogos mais recentes, aquilo e que eram bons tempos :)
Board: Asus P5LD2-SE
CPU: C2D E6420 2.13Mhz
RAM: 2Gb Teamgroup Elite PC6400
GPU: GeForce 8800GT TurboForce 512MB
Fonte: Corsair HX520
Caixa: Antec SOLO
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Jul 20, 2009 10:24

Tanto dinheirinho que estoirei com as bbs...tar uma porrada de tempo a puxar qualquer coisa pra no final a ligação cair e ir tudo de vela.....especialmente quando alguém lá em casa achava que era uma boa altura pra fazer uma chamada para alguem......"bons" velhos tempos....

Verdade seja dita era lento....mas interessante.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor CryptorX » Quinta Jul 23, 2009 15:55

cyberj Escreveu:Não insultes o Ms-Dos....

Hey!!! eu não estava a falar mal do belo do DOS, mas diz-me lá sinceramente qual é que foi a tua reacção quando deitas-te as unhas ao Windows 3.1....
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cyberj » Sexta Jul 24, 2009 8:48

CryptorX Escreveu:
cyberj Escreveu:Não insultes o Ms-Dos....

Hey!!! eu não estava a falar mal do belo do DOS, mas diz-me lá sinceramente qual é que foi a tua reacção quando deitas-te as unhas ao Windows 3.1....

Honestamente nunca fui grande adepto do Windows 3.1... Apenas o usava para o office..... de resto, era só dos...

Até para me ligar às BBS me ligava através de um terminal em DOS....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes