Cpu Fan error

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cpu Fan error

Mensagempor mytril » Quinta Jul 16, 2009 22:56

Boas, recentemente começou a dar-me este erro cada vez que ligo o computador.

F1 to continue, e lá dá para ligar o pc normalmente.

Depois de umas pesquisas percebi que é uma coisa que acontece a muita gente... só que eu não a consegui resolver. Pelo que vi deve ser o cooler que tá a rodar devagar ao iniciar o pc e daí o erro. E realmente no setup da bios aquilo aparece a vermelho a dizer que ta a rodar a 700 e picos rpm, estando o valor de cima em 2400 e tal.

Caguei um bocado, não notei nada diferente no pc, só o arranque.
Nos últimos dias, de vez em quando o pc vai sozinho para stand by. Tou a fazer qualquer coisa aqui e ele aparece que se tá a desligar... ligo o pc e passado 2 secs tou no windows. Calculo que esteja directamente ligado ao 1º problema, daí ter referido os 2.

Agora só gostava como é que faço para nenhuma destas coisas me acontecerem...

Motherboard: Asus A8V Deluxe
Cpu: DualCore AMD Opteron 2.4
mytril
Novato
Novato

Registado: Sábado Mai 07, 2005 14:59

Mensagempor CryptorX » Sexta Jul 17, 2009 2:24

Boas....

Antes de mais nada, por experincia própri sempre que tive casos de sobreaquecimento do CPU o computador desligava-se e não ficava em standby no entanto isso pode também ser uma contra medida para sobreaquecimento, mas como não conheço não me vou pronunciar sobre isso.

No que toca ás rotações do coller do CPU tens obrigatóriamente de verificar se o cabo de alimentação do coller está ligado á board no encaixe para collers que normalmente diz CPU_FAN ou só CPU, enfim, se leres não vai ser dificil dár com ele. O coller do CPU deve de que ser ligado nesse sitio especifico para poder ser controlado pela board consoante a temperatura do CPU, e pelo que disseste, "estando o valor de cima em 2400" fico mesmo com quase certeza absoluta que tens as fans mesmo mal ligadas porque vai-me parecer que essa que estava a 2400 rpm's está ligada ao encaixe para o coller do CPU porque a média para as ventoinhas de caixa é de 1200~1700 rpm's e para estarem a 2400 rpm's é porque alguma coisa está desesperadamente a puxar por elas (a não ser que sejam mesmo do best), logo, isso deve de ser a board a tentar descer as temps do CPU mas em vez disso está é a baixar a temperatura ambiente da caixa.

Vê isso o mais rápido possivél senão ainda acabas é por danificar o CPU, os encaixes caso não saibas são normalmente de 4 pinos para o CPU mas também podem ser de três, e são tambem normamente brancos ou castanhos. Não deve de ser dificil dar com eles mesmo que seja a primeira vez que fáças isso.

Aproveita e vê também como é que está o dissipador do CPU, é só olhares através da fan para ver se não tens para ai uma camada de cotão a impedir a passagem de ar e a prender a fan. É por essas e por outras que fáço limpeza ao meu PC todos os meses e aconselho a fazer o mesmo.

Cumps...

PS: Não te esqueças é de desligar a ficha do pc e descarregar a estática do teu corpo antes de te pores prá a mexer, mesmo que seja só fans acabamos por tocar sempre em mais coisas.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Sexta Jul 17, 2009 10:31

boas

x2
já agora ao limpar o cooler, verifica se a fan roda bém...
se estiver perra, pode estar na altura de comprar uma nova...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor tucanos » Sexta Jul 17, 2009 10:33

aconelho-te a ter cuidado com o manuseamento do processador...e se o cooler esta devidament colocao e bem fixo, pois ainda esta semana tive uma board e um processador avariados so porque colocaram mal o cooler e um dos pinos nao estava encaixado...quanto ao teres de carregar no f1, isso deve-se a alguma mal configuração da bios...tambem pode ser a pilha da bios, teres de a trocar... :wink:
tucanos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 20, 2006 17:24

Mensagempor alr_tech » Sexta Jul 17, 2009 11:20

boas
tucanos Escreveu:...quanto ao teres de carregar no f1, isso deve-se a alguma mal configuração da bios...tambem pode ser a pilha da bios, teres de a trocar...
nop...
todas as bios configuradas para fazer "Stop on all errors" tem esse comportamento, desde que o erro não seja critico....
em alguns casos, dependendo da configuração, e no caso especifico de problemas com a fan do CPU, é permitido ao PC arrancar...
embora normalmente, o PC seja desligado para evitar avarias..

é claro que se aconselhe, que tal comportamento não se alongue...
pois, o dia chegará em que esse PC nunca mais arrancará....
pelo menos com esse CPU...

por isso o aconselhado, de verificar onde a fan do CPU esteja ligada (deve ser CPU_fan)
limpar bém a dita, incluindo o cooler
verificar se esta roda bém ou está perra... se estiver perra substituir...
bastam 5 €.... tudo o resto fica mais caro...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Sábado Jul 18, 2009 19:33

MYTRIL!!! MYTRIL!!!
This is Houston... do you copy? ................. "static noise"
I repeat... d-o__y-o-u__c-o-p-y? ............. "more static noise"
come on, just give me a ten two ............. "more crappy static noise"