COMPUTADOR QUE SE DESLIGA CONSTANTEMENTE

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor dinesh » Domingo Jul 26, 2009 20:42

Tenho um Celeron desktop com disco formatado e limpinho onde instalei o Windows 7.
Depois de ligar passados algum tempo (umas vezes pouco tempo outras vezes mais) ele desliga-se. Como é que posso resolver o problema?
dinesh
Novato
Novato

Registado: Domingo Jul 26, 2009 20:33

Mensagempor JoKeR} » Domingo Jul 26, 2009 20:44

À partida parece aquecimento, mas também pode ser memória ou fonte marada.
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor H-RA-MA-ki » Domingo Jul 26, 2009 22:35

Esse problema ja aconteceu antes ou foi depois e instalares o windows 7?
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor skyruner » Domingo Jul 26, 2009 23:00

JoKeR} Escreveu:À partida parece aquecimento, mas também pode ser memória ou fonte marada.
Ou até mesmo da caixa (botão de power marado).

Para tirares todas as dúvidas, nas opções de energia do Windows desabilita o botão de power de qualquer função e vê o que acontece.

Depois mede as temperaturas do sistema, tanto após os arranque (na BIOS) como depois em uso (com o Everest por exemplo).

Por fim, poderá ser da fonte, e aí terás de responder a mais umas questões.
Quando ele vai abaixo estás a fazer algo mais exigente ou nem por isso, tipo jogar, ver um filme em HD, etc.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor DarkJR » Segunda Jul 27, 2009 1:22

Não será da board tar marada? a minha velha asus tinha os condensadores todos rebentados e fazia-me o mesmo.. já agora esse Celeron suporta fixe o Win7? é que já li por aí que single cores não dão muito rendimento no win7 (atenção que li.. eu testei ele no meu sistema actual mas retirei porque mexia com as minhas config's do XP e fui obrigado a remover ele)

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor zinko_pt » Segunda Jul 27, 2009 10:42

Tens netbooks na calha para virem com Win7 pré instalados. Mas não deve ser a versão Ultimate...

De qualquer forma é o que eu vou instalar no Magalhães do pirralho, quando sair Win7 PT.

Já li sobre instalações em Pentium 1 com 64MB RAM... mas deve ser mais para brincar aos testes do que para usar. O Win7 é comedido, mas não tanto...
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor dinesh » Terça Jul 28, 2009 19:02

Grato pelas pistas que me deram.
De facto quando criei uma partição para instalar Windows 7 pensava que tinha spyware no computador que me punha a máquina abaixo.
Só que pelas opiniões que aqui obtive parece um bocado mais grave!
Vou começar pela ideia do Joker, verificar o botão power.

O computador na maioria das vezes vai-se abaixo quando começo a sobrecarrega-lo de tarefas.

Estou rendido completamente ao Windows 7. Não sinto diferença em relação ao desempenho que tinha com o XP! Não tem nada a haver com o Vista. A barra de tarefas é soberba e o ambiente de trabalho que escolhi é de sonho. Gosto do explorador de Windows.
Tenho um Celeron 2,80 GHZ, 1 GB memória DDR e placa gráfica onboard 64 MB partilhados com a memória RAM! É obra!
dinesh
Novato
Novato

Mensagempor JoKeR} » Terça Jul 28, 2009 19:33

errrr... ideia do skyruner :P

Não quero ficar com os créditos dele :)
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor CryptorX » Terça Jul 28, 2009 21:09

Instala um programa para monitorizar as temps do cpu e já agora diz também qual é o cpu que porque aquilo que é normal para uns não é para outros...

Ele quando reinicia não te dá nenhum ecran azul mesmo que seja só repentinamente?

Isso está assim há quanto tempo? Lembra-te das ultimas alterações que fizes-te no pc tanto a nivél de hardware como software que influencie hardware como drivers, programas para montar drives virtuais, programas para gravar cd's/dvd's/blu-ray etc...

Assim que ele se voltar a desligar, quando o tornares a ligar vê se apanhas alguma cena suspeita no Event Viewer que esta no Control Panel/Administrative tools/Event viewer depois é so ires ver os registos que lá estão e procurar erros criticos. Mas se isso for uma falha repentina do sistema como por exemplo da fonte ou board então é bem possivél que não exista registos do problema.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor dinesh » Sábado Ago 01, 2009 12:51

CryptorX Escreveu:Instala um programa para monitorizar as temps do cpu e já agora diz também qual é o cpu que porque aquilo que é normal para uns não é para outros...

Ele quando reinicia não te dá nenhum ecran azul mesmo que seja só repentinamente?

Isso está assim há quanto tempo? Lembra-te das ultimas alterações que fizes-te no pc tanto a nivél de hardware como software que influencie hardware como drivers, programas para montar drives virtuais, programas para gravar cd's/dvd's/blu-ray etc...

Assim que ele se voltar a desligar, quando o tornares a ligar vê se apanhas alguma cena suspeita no Event Viewer que esta no Control Panel/Administrative tools/Event viewer depois é so ires ver os registos que lá estão e procurar erros criticos. Mas se isso for uma falha repentina do sistema como por exemplo da fonte ou board então é bem possivél que não exista registos do problema.

Da última que se desligou deu momentaneamente écran azul quando voltei a ligar!

Substituí as memórias RAM e a fonte de alimentação e o problema mantém-se.

Instalei o Everest mas não sei ver as temperaturas do CPU, nem sei qual é a temperatura limite para se considerar que não há sobreaquecimento.
Será que haverá outro programa mais eficaz para ver as temperaturas?

Uma coisa: o dissipador do processador está coberto, na face exterior (por baixo da ventoinha), por uma camada espessa de cotão que eu não consigo remover. Mas como não quero arriscar a desaparafusá-lo, para não correr o risco de afectar o processador, deixei-o sujo como está! Será que isso pode estar a afectar a temperatura?
dinesh
Novato
Novato

Mensagempor skyruner » Sábado Ago 01, 2009 13:11

Vamos lá aos testes a sério então:
Orthos
MemTEST
ATITool

Com o primeiros testas o CPU, com o segundo as memórias e por final a gráfica.
Se é quando estas a sobrecarregar o PC com tarefas, assim à vista desarmada, poderão ser as temperaturas elevadas, memórias, ou o próprio disco (quando esta a escrever em SWAP) a falhar, visto que da caixa não aparenta ser.

Depois de verificares os resultados com o software que agora te indiquei (sempre com o Everest para medir as temperaturas) indica os mesmos nestes tópico.

Caso esteja tudo em ordem, poderá ser da PSU.
Mas isso depois requer outros testes...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes