Google vai lançar sistema operativo

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Sábado Ago 01, 2009 23:04

Mas antes disso muito tem de ser feito no mundo Linux que facilite o uso da maior parte das aplicações por massas, algo que seja instalar, correr o "executável" do que se quer instalar, sem complicações, sem "sudos", sem nada.

Não podia concordar mais... Quando o programa não existe no repositório da distribuição fica chato instalar...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Ago 02, 2009 0:12

Pois fica. O Linux para se tornar uma alternativa seria precisa de união, mas ninguém está interessado nisso.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor SammySam » Domingo Ago 02, 2009 1:14

skyruner Escreveu:
Azarael Escreveu:
skyruner Escreveu:E diga-se de passagem, que enquanto não existir um DX ou algo que o valha, a sua quota de mercado não será assim tão grande.

Fala-se que a Valve está a fazer uma versão do cliente Source para *nix, o que inclui Linux e MacOS. No entanto, ainda é muito pouco, faltava que alguém se chegasse à frente tomasse as redeas, e dissesse vamos por o OpenGL* ao mesmo nivel do DX em termos de jogos.
É como disse faltam um ou vários Steve Jobs para linux.

*não é bem o OpenGL, mas não vamos complicar. :P
O problema é eles estarem virados para isso.
Mas antes disso muito tem de ser feito no mundo Linux que facilite o uso da maior parte das aplicações por massas, algo que seja instalar, correr o "executável" do que se quer instalar, sem complicações, sem "sudos", sem nada.
Mas não depende apenas das equipas de desenvolvimento das ditros. Depende também dos fabricantes de hardware, tem um bom suporte para Linux, drivers actualizados a tempo, etc.

Só quando se fizer algo a sério nesses campos, é que se poderá ver alguma API a correr em Linux ao nível do DX.

Facilitar o uso foi o que a Ms fez, e há muito... muito tempo. Já por isso a quota de mercado.. é o que é.
Discutir seja o que fôr.melhor pior.. neste campo é completamente surrealista.
Esperemos só pelo que a google vai conseguir. Ou não.
Certo mesmo é que o consumidor final é e será o principal beneficiado. O das massas... o que paga. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor PsicoPete » Domingo Ago 02, 2009 11:14

SammySam Escreveu:Facilitar o uso foi o que a Ms fez, e há muito... muito tempo. Já por isso a quota de mercado.. é o que é.
Certo mesmo é que o consumidor final é e será o principal beneficiado. O das massas... o que paga. :wink:

Acho que a questão aqui é mesmo essa... a facilidade de utilização.
Que interessa ao utilizador comum que o seu SO seja o mais estável e seguro quando nem sequer consegue instalar um jogo de Free Cell sem ter de consultar 6 páginas diferentes na internet. Isso aliado a alguma falta de "agressividade" na divulgação do Linux faz com que só os mais interessados por estas coisas lhe toquem.
Acho que nisso a Google não vai facilitar a vida à MS e vai fazer de tudo para que no Google OS (GOS) seja tudo "click'n'go" sem complicações.
O leque de aplicações disponíveis à partida também poderá fazer pender a balança para um ou outro lado. Aí entra outra variável que é a facilidade em programar para o GOS. Se for fácil muitas casas de software desenvolverão/adaptarão os seus programas para GOS o que ajudará à adopção do SO pelas massas.

Enfim, se a receita de ombrear com a MS neste campo fosse fácil eles não teriam a quota de mercado que têm, não é?

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Azarael » Domingo Ago 02, 2009 12:47

Bad_Cop Escreveu:Pois fica. O Linux para se tornar uma alternativa seria precisa de união, mas ninguém está interessado nisso.

Talvez... Mas é pena, se as distribuições concordassem em ter os mesmos padrões (ex.: um pacote de um programa funcionar em todas as distribuições) só teriam a ganhar com isso...

PsicoPete Escreveu:
SammySam Escreveu:Facilitar o uso foi o que a Ms fez, e há muito... muito tempo. Já por isso a quota de mercado.. é o que é.

Acho que a questão aqui é mesmo essa... a facilidade de utilização.
Que interessa ao utilizador comum que o seu SO seja o mais estável e seguro quando nem sequer consegue instalar um jogo de Free Cell sem ter de consultar 6 páginas diferentes na internet. Isso aliado a alguma falta de "agressividade" na divulgação do Linux faz com que só os mais interessados por estas coisas lhe toquem.
Acho que nisso a Google não vai facilitar a vida à MS e vai fazer de tudo para que no Google OS (GOS) seja tudo "click'n'go" sem complicações.
O leque de aplicações disponíveis à partida também poderá fazer pender a balança para um ou outro lado. Aí entra outra variável que é a facilidade em programar para o GOS. Se for fácil muitas casas de software desenvolverão/adaptarão os seus programas para GOS o que ajudará à adopção do SO pelas massas.

Enfim, se a receita de ombrear com a MS neste campo fosse fácil eles não teriam a quota de mercado que têm, não é?

Cumps.

Dúvido que os objectivos da google sejam para já desafiar a MS no desktop. Pelo menos em termos do "uso tradicional" que damos. Mas sim, há-de vir algo de bom daqui.

PS: Do que li a receita é fácil, a MS é que teve a visão de a seguir. Se a Apple como ela existe hoje (em termos de gestão, organização e objectivos) tivesse existido no meio dos anos 90s, dúvido um pouco da hegemonia do Windows...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Ago 02, 2009 22:53

Ambos sabem que o futuro passa por uma integração do desktop com a web e vice versa. Por isso é que a Google se tá a meter nos OS. E que melhor maneira de começar essa integração anunciando um OS pensado para a Web e os Netbooks?

É como disse antes. Tão lançar as cartas para a guerra. A microsoft cada vez tá integrar mais plataforma live com o windows. Lançou um novo motor de busca e fez uma parceria com a Yahoo após ter falhado a sua aquisição.

A google como se sabe tenta sempre integrar todas as suas tecnologias desktop a volta da sua força na web. O OS já disseram é pensado para as pessoas que fazem a sua vida na web. Faz lembrar alguma coisa do Live? Aplicações e serviços web acessiveis em qualquer lado no nosso desktop.

Parece me a mim que eles estão realmente a atacar a Microsoft, mas a microsoft também os estão a atacar. É esperar para ver.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor sergio.pontes » Terça Ago 04, 2009 10:33

Concordo em pleno. Acho que a guerra Microsoft Vs. Linux Vs. google Vs. Mac está a começar em grande.

No outro dia li que era a Mac que estava a fazer anuncios comerciais a atacar a Microsoft
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor MetalFatigue » Terça Ago 04, 2009 18:29

Não sei se existirá guerra google vs Mac. Ambas as empresas têm uma relação estreita e não acho que a recente saída do CEO da google, Eric Schmidt, de conselheiro da apple venha a ter grande impacto nessa estreita relação que existe.

Sim, tão a começar a ter produtos semelhantes. Mas a verdade é que a Apple tem um mercado muito próprio devido à forma fechada como actua. A meu ver a Apple só faz concorrência à microsoft.

Linux também é algo restrito. Ou pessoas que gostam de mexer e controlar tudo no seu PC ou servidores. Pelas razões descritas acima, por outras pessoas, o linux não é uma alternativa ao Windows

Claro que as coisas daqui a uns anos podem mudar. E gostava de ver os problemas de usabilidade do linux resolvidas de forma a serem mais um player contra a microsoft.

Porquê?

Bem já viram os preços dos produtos deles? Eles só o fazem porque não há concorrência. Agora se surgirem Chrome OS e Linux como alternativas viáveis a coisa muda de cenário. Pois estes são grátis. Como combater isso? Só baixando drasticamente os preços.

Vamos ver se nos próximos anos o cenário de OS's começa a mudar...
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Terça Ago 04, 2009 19:57

Quando a maioria do software custa 50€, não acho que 100€ por um sistema operativo seja caro.

Mas gostava de ver o linux nas massas, acima de tudo porque gostava de ver mais aplicações para linux e melhor desenvolvidas. Mas no cenário actual, isso é impossível.. Ainda à dias foi anunciado, o project leader do CentOS desapareceu do mapa, consigo levou os fundos acumulados ao longo de 3 anos de projecto. Fazem-se distros por tudo e por nada.. Umas querem ser BSD alike, outras identificam-se com red hat, outras debian e andam todos uns contra aos outros em vez de se fazer alguma coisa por padronizar isto. Depois apesar da modularidade do kernel e tal continua a ser um pesadelo fazer coisas simples no portátil, quem já tentou configurar arch linux num sabe do que estou a falar. Isto numa distro cujo slogan é "keep it simple".
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor MetalFatigue » Terça Ago 04, 2009 21:12

Pa eu já tentei várias vezes linux, em grande parte porque tenho um amigo fã e cada vez diz que tá mais simples ao ponto de já me dizer que tá mais simples que o Windows, usa-se é de forma diferente.

Eu já experimentei várias vezes e a partir do momento que sakei de um site um ficheiro para instalação para o ubuntu e aquilo a única maneira que encontrei para instalar foi pesquisando na net os comandos necessários....esquece. Mas ele insiste.

Em relação ao preço do Windows é óbvio que acho excessivo. A Apple tradicionalmente mais cara em tudo, tem o OS mais barato do que o windows. E 100€ estás a ser muito amigo. O vista home premium tá a volta disso agora mas é porque o 7 tá quase a sair e tem de ser OEM.

Nós, por acaso, na europa até vamos ter sorte porque o 7 vai ser lançado ao preço dos upgrades (que não vão existir por cá).
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Terça Ago 04, 2009 21:23

MetalFatigue Escreveu:(...) Bem já viram os preços dos produtos deles? Eles só o fazem porque não há concorrência. Agora se surgirem Chrome OS e Linux como alternativas viáveis a coisa muda de cenário. Pois estes são grátis. Como combater isso? Só baixando drasticamente os preços.

Vamos ver se nos próximos anos o cenário de OS's começa a mudar...

Concordo com o teu ponto de vista
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Azarael » Quarta Ago 05, 2009 12:07

Bad_Cop Escreveu:andam todos uns contra aos outros em vez de se fazer alguma coisa por padronizar isto

Pois, é mesmo esse o calcanhar de aquiles...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes