Sistema quase completo

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sistema quase completo

Mensagempor nfgg » Quarta Ago 05, 2009 17:19

Boas!

Vou fazer um upgrade à máquina, da qual apenas vão ficar caixa, os discos e gráfica (GIGABYTE 4850) que ainda se deve aguentar mais um anito ou dois.

A máquina também será pra jogos mas não sou muito exigente, desde que não ande aos saltos...

Um dos grande problemas é que vivo nos Açores, e por cá quase não há oferta e os os correios são muito pouco fiáveis e caros (chegam a demorar 2 a 3 semanas a entregar uma carta...).

O que consegui encontrar por cá (será sempre a minha preferência) foi o seguinte:

Mobo: ASUS Rampage II Extreme;
Mem: 6 Gb Corsair 1333MHz;
CPU: Intel i7 920;
Fonte: Eurotech Silent 580W.

Isto por 618€. As minhas dúvidas são com as memórias e com a fonte.

A fonte eu sei que é linha branca e tal, mas as outras opções disponíveis acrescentam muito ao valor apresentado e não queria fugir muito.

As memórias a 1333MHz quando poderia (no Continente) obter umas G.Skill ou OCZ pelo mesmo preço e a 1600MHz.

As questões:
- Não tendo intenção de fazer overclock será que me safo com esta fonte?
- Tenho (grande) desvantagem pelo facto das memorias serem a 1333? Justifica (com SO 64bits) os 6Gb? Será preferível 4Gb a 1600??? Ou mesmo 2Gb a 1333 e daqui uns tempos compro outras... Qual a grande diferença entre as marcas? Preferiam umas Corsair 1333MHz ou OCZ ou GSkill a 1600?
- Alguma coisa contra manter a gráfica mais uns tempos?
- Algum comentário à restante config?

Obrigado
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 12, 2005 11:34

Mensagempor cmrosado » Quarta Ago 05, 2009 18:12

- Não tendo intenção de fazer overclock será que me safo com esta fonte?

Não.
Eu repito: Não.
Só para que fique claro: Não
Vê se arranjas uma das seguintes: OCZ 600W, Corsair 520, 550, 620 ou 650W ou Antec 650W. Prepara-te para desembolsares 80 ou 100€ na fonte. Mais barata tens a LC Power 600W Green Power que deve dar mesmo para uma placa gráfica nova mas o ideal era uma das outras. Com a Eurotech o PC nem arranca.

Tenho (grande) desvantagem pelo facto das memorias serem a 1333? Justifica (com SO 64bits) os 6Gb? Será preferível 4Gb a 1600??? Ou mesmo 2Gb a 1333 e daqui uns tempos compro outras... Qual a grande diferença entre as marcas? Preferiam umas Corsair 1333MHz ou OCZ ou GSkill a 1600?

A marca não importa. Importa a frequência (1333 vs. 1600) e as Latências (Cas ou CL) que quanto menores forem melhor.
Não é muito importante teres umas ou outras. se forem 1600 cl7 ou cl8 melhor mas se não forem tambem não há grande crise. Podes ver aqui:
http://www.techspot.com/article/131-int ... rformance/
Penso que devias comprar ou um kit de 3GB ou um de 6GB. Para tirares partido de mais que 3 GB precisas de um sistema operativo de 64 bits e por enquanto os jogos não precisam de mais que 3GB.

- Alguma coisa contra manter a gráfica mais uns tempos?

Absolutamente nada. Aliás parece-me boa ideia pois lá para o fim deste ano/principio do próximo são esperadas novas gráficas.

- Algum comentário à restante config?

Sim. Podias ir para uma motherboard mais barata como por exemplo a Asus P6T SE ou a GIGABYTE GA-EX58-UD3R (esta ultima só tem 4 slots de memória pelo que se fores para esta convem meteres logo 6GB de Ram).
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor nfgg » Quarta Ago 05, 2009 18:50

Em relação à board fica-me mais em conta que a ASUS SE, acho que aqui n vou mexer.

Nem arranca? Seguro? Sei que não é grande espingarad, mas daí a não funcionar ainda vai um pedaço. Vou ver o que ele tem que não me leves os olhos da cara... Qual a potencia minima que aconselhas?
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Quarta Ago 05, 2009 19:43

Não tem nada a ver com os Watts.
Tem a ver com as marcas e com a amperagem na linha dos 12v. Os amperes na linha dos 12v. é que dão a capacidade da fonte e não os Watts que ela tem no nome.
Essa linha é que vai alimentar os principais componentes do PC: processador, gráfica, etc.
A cada ampere correspondem 12W e por exemplo a Eurotech de 580W salvo erro tem 16 ou 18 amperes na linha de 12v enquanto por exemplo a Corsair VX-550W tem 41 e uma qualidade completamente diferente.
Mesmo os amperes não são tudo, as marcas são aqui determinantes. Há por exemplo uma marca que é a Halfmman que tem uma fonte de 700W com boas amperagens e ao preço da chuva que não vale um caracol.
As fontes são muito importantes porque quando avariam é vulgar estragarem outros componentes. Nos casos mais extremos podem mesmo explodir ou pegar fogo.
Aconselho-te aqueles modelos e aquelas marcas que te referi. São muito comuns nas lojas do continente.

Descobri estas lojas: http://www.acorilhas.com/ , http://www.overvoltage.pt/ e http://www.mlshop.net/index.php
Aquelas duas boards que referi nem estão a mau preço.

P.S. Os preços de algumas fontes na Overvoltage estão um bocado baixos (ou não têm Iva ou devem ter-se enganado).
P.S.2 No site diz que têm IVA... OCZ 600W a 52€ não acredito.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor nfgg » Quarta Ago 05, 2009 22:15

Realmente fiquei surpreendido com o teu esforço. Não estava nada à espera que fosses procurar lojas por mim. Obrigado! Infelizmente qd disse Açores não fui especifico, faltou a ilha, e essas lojas são de 3 que não a que estou... Ironia, estou em S. Miguel, mas ainda n encontrei por cá uma loja decente.

Eu compreendo, concordo com o que dizes. Da ultima vez que comprei um Pc, vai fazer 4 anos, tambem tive esse problema com o fornecedor porque não tinha nenhuma fonte das minhas opções. Para não ficar à espera é que acabei por trazer uma eurotech 460W, que funciona quase +12 horas/dia há esse tempo todo. Ou tive muita sorte, ou o material até não é assim tão fraco.

Eu estava virado para uma LC Power, mas não vi por cá.

Com isto não quero descurar o teu conselho. Vou procurar alternativas. Thx
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nfgg » Quinta Ago 06, 2009 12:54

Mais umas perguntinhas:

-O cooler que vem com o i7 é suficiente (nada de overclock) ou é conveniente um melhor?

-Pasta termica a utilizar (2 ou 3 opçoes pra ver se a encontro por cá)?

- Para fonte OCZ? Já vi opiniões nos dois sentidos...
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor H-RA-MA-ki » Quinta Ago 06, 2009 13:22

nfgg Escreveu:Mais umas perguntinhas:

-O cooler que vem com o i7 é suficiente (nada de overclock) ou é conveniente um melhor?

-Pasta termica a utilizar (2 ou 3 opçoes pra ver se a encontro por cá)?

- Para fonte OCZ? Já vi opiniões nos dois sentidos...

Ora viva,

- Os coolers de origem fazem muito bem o seu trabalho.

- Uso a Artic Silver 5 e não tenho razões de queixa

- Tanto a OCZ como a LCpower são marcas de confiança. Faz as contas aos Watts que vai consumir o sistema para não comprares nada acima/abaixo do que necessitas

Cumprimentos,
Nuno Silva
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43