Contudo, nos últimos 10 anos a Dr.Web enfrentou uma decadência impressionante no número de usuários e em popularidade.
Apesar de Igor Danillof afirmar que esta decadência está relacionada com o fato do mercado ocidental ter seus próprios Anti Vírus preferidos e o mercado global ter sido tomado por empresas que não deveriam ser consideradas como sendo de segurança digital, eu vejo outras razões para está decadência.
Para começo de discussão, se o mercado ocidental fosse tão avesso a produtos orientais, então a Kaspersky, que também é russa, não seria uma das líderes do mercado de Anti Vírus europeu e também não possuiria mais de 200 milhões de clientes ao redor do globo terrestre.
O que realmente prejudicou a Dr.Web foi a falta de inovação. O Anti Vírus da empresa é simplesmente primitivo. A começar pela sua interface que parece ter sido desenhada por um adolescente que acabou de sair de sua primeira aula de programação.
A fraca detecção também é um ponto que envergonha, como pode ser constatado pelos testes da empresa AV Test.org: http://www.virusbtn.com/news/2008/09_02
Igor Danillof acredita que testes como este são puro marketing, mas estão porque a Dr.Web fechou um acordo com a AV Comparatives.org (outra famosa empresas de testes) para que o Dr.Web Anti Vírus fosse testado ainda em sua versão Beta? Vale dizer que este acordo teve de ser feito porque a AV Comparatives.org não testa softwares Beta. O mais triste é que o Dr. Anti Vírus também fracassou miseravelmente neste teste. E quero observar que no teste seguinte seu poder heurístico também se mostrou péssimo.
O que dizer então dos constantes congelamentos enfrentados pela versão 4.44 (o software já se encontra na versão 5.0) denotando falhas de programação?
Outro pecado da empresa é ainda não ter desenvolvido um firewall para complementar a segurança de seus clientes e também não ter criado nada de realmente novo para competir contra tecnologias como a Artemis da McAfee, Sonar da Symantec, TruPrevent da Panda Security, Deep Guard da F-Secure, etc...
Em entrevista a revista CNEWS, Igor Danillof disse não precisar aumentar suas vendas e nem ganhar mais dinheiro do que já possui. Acho realmente bom que ele pense assim, pois se depender da Dr.Web ele não vai mesmo conseguir estas coisas.