[Portáteis] Flashar BIOS do Acer Aspire One

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Portáteis] Flashar BIOS do Acer Aspire One

Mensagempor jotoa » Sexta Ago 07, 2009 13:04

Neste tutorial vou explicar como se pode realizar um flash a BIOS dos Acer Aspire One.

1. Introdução
2. Material necessário
3. Procedimento
4. Anotações

1. Introdução
Tudo começou hoje pela hora do almoço. Ia ligar o meu One, quando reparo que o ecrã não liga. Aguardei, pois poderia ser alguma lentidão momentânea, mas sem resultado. Desliguei, voltei a ligar e reparei que a luz correspondente ao disco rígido não piscava. Deixei repousar uns minutos, nunca se sabe neste mundo... Voltei a ligar, nada.
Já dava o portátil como perdido e começava a pensar em ir tratar das coisas para a garantia, quando me lembrei "porque não ir à internet para ver se alguém já teve o mesmo problema"? Dito e feito, em apenas alguns segundos descobri vários sites com a solução para o problema.
Perdido por 100, perdido por 1000, resolvi testar. Sucesso!, em minutos tinha novamente o One a funcionar como sempre.

2. Material necessário
- Pen drive
- BIOS correspondente ao modelo do One (o download poderá ser feito no FTP da Acer)
- Bateria e carregador do computador
- Uns minutos

3. Procedimento
- Antes de mais nada, formatar a pen no sistema de ficheiros FAT
- Fazer o download da última BIOS correspondente ao modelo do One que tem(link acima)
- Descompactar o ficheiro de que se fez o download
- Renomear o ficheiro com o nome xxxx.fd para ZG5IA32.fd
- Copiar os ficheiros FLASHIT.EXE e o recentemente nomeado ZG5IA32.fd, para a pen que foi formatada

Passando agora ao trabalho de flash:
- Colocar a bateria no portátil, ligar a pen e ligar ao carregador
- Pressionar as teclas Fn e Esc ao mesmo tempo e ligar o computador enquanto se carrega nas teclas
- Esperar uns segundos e soltar as teclas
- Assim que a luz do botão de ligar começar a piscar, pressionar outra vez as teclas Fn e Esc.
- A BIOS começará a recuperar(processo que poderá demorar até 5 minutos)
- O computador ira reiniciar sozinho e, se tudo correu bem, irá ter ao sistema operativo

4. Anotações
Durante este processo de recuperação o ecrã estará apagado, pelo que só acenderá depois de reiniciar.
Poderão controlar mais ou menos se tudo estará a funcionar, se a pen drive que estão a utilizar tiver um led que pisca conforme a actividade.
No caso do One não reiniciar sozinho, esperem aí uns 5 minutos antes de o desligar, só mesmo para ter a certeza que ainda não está a flashar.

Espero que tenha ajudado ou que venha ajudar a quem se depare com este problema.
Editado pela última vez por jotoa em Sexta Ago 07, 2009 13:07, num total de 1 vez.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor jotoa » Sexta Ago 07, 2009 13:05

v1.0 @ 7/8/2009 - Publicação do tutorial
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor kromakey » Quinta Out 15, 2009 16:56

Obrigado pelo Tutorial .

queria só comentar que fiz upgrade à Bios (para instalar OSX) do meu Acer One D150 já foi hà uns meses largos mas fiz tudo desde o XP , saquei e corri um executável , foi tudo.

K
Acer Aspire One D150 - iDeneb OSX - XP
Acer Aspire 5634 WLMI - Windows 7 - Snow Leopard
Gigabyte EP-45-DS4 - Core 2 Quad - OSX 10.5.8 Leopard- Windows 7 - OSX 10.6.2 Snow Leopard- Linux Mint 8
konteudos.info
kromakey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 26, 2005 9:34

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes