Azarael Escreveu: não usa fusão nuclear, mas sim fissão nuclear
Ora ai está a parte mais importante da questão... Eu preferia que construíssem umas 3 centrais de fusão do que andassem a montar mini reactores de fissão...
Moderadores: Administradores, Moderadores
Azarael Escreveu: não usa fusão nuclear, mas sim fissão nuclear

Serial_killer Escreveu:Ora ai está a parte mais importante da questão... Eu preferia que construíssem umas 3 centrais de fusão do que andassem a montar mini reactores de fissão...(Ainda não li os artigos mas pelo resumo...)
Bad_Cop Escreveu:Sabes que a fusão nuclear ainda não é comercialmente viável, não sabes?

Most design studies for fusion power plants involve using the fusion reactions to create heat, which is then used to operate a steam turbine, which drives generators to produce electricity. Except for the use of a thermonuclear heat source, this is similar to most coal-fired power stations and fission-driven nuclear power stations.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_power

Serial_killer Escreveu:CryptorX partilho o mesmo gosto que tu pela física, é uma área fantástica. Mas é tão vasta que a memória não consegue guardar tudo :S Estudar física é perceber como é que tudo funciona e até prever como funcionará

Bad_Cop Escreveu:A energia eléctrica por fusão nuclear seria gerada da mesma maneira que a energia por fissão nuclear.Most design studies for fusion power plants involve using the fusion reactions to create heat, which is then used to operate a steam turbine, which drives generators to produce electricity. Except for the use of a thermonuclear heat source, this is similar to most coal-fired power stations and fission-driven nuclear power stations.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_power
Repara que num reactor nuclear actual a energia é gerada através de uma turbina a vapor sendo esse vapor gerado através da energia libertada pela fissão nuclear na forma de calor.
O problema actual é que é necessária muita energia para geral tais condições de pressão e temperatura para que se dê a fusão nuclear. Pelo que sei mesmo momento só se consegue fazer fusão nuclear usando uma fonte de energia termonuclear por fissão. Dá uma vista de olhos ao link da wikipédia que meti em cima (dentro do quote), parece-me bastante completo.
É por isso que se fala em fusão a frio, seria fusão a condições "mais normais" de pressão a temperatura. E os átomos usados na fusão nuclear são isótopos de hidrogénio (que existe na água, por exemplo). Daí ser quase o santo gral da produção de energia eléctrica.

Serial_killer Escreveu:A fusão não é comercialmente viável mas acho que só de já existirem protótipos a funcionar já é um grande avanço.

CryptorX Escreveu:Sim... é vasta de mais para memorizar tudo, mas esse é o problema de muitos, é tentar aprender através da simples memorização e não compreensão. Se nós compreendermos as coisas elas passam a fazer parte do nosso raciocinio e não nos precisamos de lembrar delas. Por exemplo: precisas de te lembrar da tabuada para saber que 5 x 5 são 25? Não porque compreendes o funcionamento da multiplicação. No que toca a compreensão posso-te dar outro exemplo, assim um pequeno e simples para não ser necessário grandes rodeios...

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes