Corsair XMS3 1600 detectadas como 1066!

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Corsair XMS3 1600 detectadas como 1066!

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 17, 2009 10:33

Boas...

Aqui há duas semanas atrás comprei estas memórias...
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... 3X6G1600C8

E mal as montei a primeira coisa que fiz foi ir á bios para ver se estava tudo dentro dos conformes, para meu grande espanto elas estavam a ser detectadas como sendo a 1066Mhz em vez dos 1600Mhz. eu ainda consegui resolver o problema activando uma opção que vinha na bios que é o X.M.P (Extreme memory profile) que faz com que a bios configure as memórias através das informações SPD. Agora o que me intriga é o porque delas terem sido detectadas como sendo a 1066Mhz, será que aquilo eram as "optimal settings"? Ou é o meu CPU que só tira partido de 1066Mhz? E estranho também era o facto de elas serem detectadas como 1066Mhz mas manterem o CL8, não era suposto ser mais baixo, tipo 6 ou 7?

Com este tópico queria aproveitar também para ver se há por ai alguém que me dê umas luzes sobre isto do Q.P.I e contoladores de memória integrados no CPU e triple channel. É que ainda não estou muito familiarizado com estas coisas novas e já estou a ver que há por aqui muita coisa a saber. Como por exemplo... a minha board só suporta DDR3 e o mais lento que vejo para ai de DDR3 são memórias a 1333Mhz com CL9, então se o mais lento é 1333Mhz porque é que ela as configura para 1066Mhz? Não devia ficar no minimo a 1333Mhz?

E já agora... o Q.P.I do meu CPU é 4.8GT's e eu tenho 3 memórias a 1.6Ghz em triple channel... ora 1.6 x 3 são 4.8.... estes dois valores estão relacionados?

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor lucky » Segunda Ago 17, 2009 10:57

As memórias em Auto costumam funcionar com os valores mais conservadores, podes ir ao CPU-Z e verificar na janela SPD quais as pré-configurações de parâmetros dessas memórias.

De qualquer maneira, para compreenderes melhor algumas coisas relacionadas com as configurações com os i7, aqui tens alguns textos que poderão ajudar:

Variaveis a ter em conta:

BCLK: é a velocidade (133mhz) referencia do bus interno do CPU e que possui um multiplicador associado de modo a obter a velocidade do CPU. Função identica ao FSB nos sistemas 775.

QPI: associado directamente á velocidade do BCLK e contem também um multiplicador associado de modo a obter a velocidade dados entre a memória e o CPU (controlador interno). Identico ou igual função ao HTT dos sistemas AMD.

Uncore: também associado á velocidade do BCLK e com um multiplicador associado. É a parte do CPU que incoorpora a L3 Cache e controlador de memória integrado.

Ram: a memoria do sistema DDR3 também está ligada á velocidade do BCLK e tem o seu respectivo multiplicador de modo a obter a velocidade da memória. Este multiplicador assume nestes sistemas a mesma função dos «divisores» da ram dos sistemas 775.

Como podem concluir, o BCLK é fundamental na configuração destes novos sistemas I7, assim como os multiplicadores dos outros settings acima mencionados, porque existe limites para cada um deles.

Multiplicadores default para processador 920 I7:

133mhz(BCLK) x 20 = 2666Mhz -» CPU (vcore)
133mhz(BLCK) x 18 = 2400Mhz -» QPI (vtt)
133mhz(BLCK) x 16 = 2133Mhz -» Uncore (vtt)
133mhz(BLCK) x 8 = 1066Mhz DDR3 -» Ram (vdimm)

Notas:

- Somente o processador 965XE I7 permite multiplicadores acima mencionados desbloqueados.

- É imperativo que o multiplicador utilizado na Ram seja metade ou inferior ao multiplicador usado no Uncore. Este facto limita um pouco a possibilidade de aplicar velocidades acima de 1600mhz facilmente para processadores 920/940 I7 porque tem multiplicadores bloqueados.

- As voltagens mais importantes são as que controlam o CPU (vcore) e QPI/Uncore (vtt). É recomendavel não ultrapassar 1.4v no CPU (Intel recomenda 1.25v) e 1.65v para vtt (recomendado 1.45v). Generalidade dos CPU's atingem valores de OC a rondar 3.8~4Ghz com voltagens abaixo de 1.35v vcore.

- é relativamente facil subir o BCLK até 160mhz sem necessidade de mexer nas voltagens. Dai em diante consoante a qualidade do CPU (caso-a-caso) é possivel recorrer ás voltagens na board (vcore e vtt)

- Não existe qualquer interesse em subir velocidade do QPI. Proximo dos 4Ghz do QPI, o sistema começa a revelar instabilidade. Portanto deve-se aplicar o multi mais baixo disponivel.

Passos importantes para realizar OC segundo a ordem de importancia:

1º encontrar valor maximo estavel do BCLK.

BCLK: 133mhz, subir em intervalos de 10~20mhz.
Multi CPU: baixar para 12x/14x.
Multi QPI: manter 18x.
Multi Uncore: manter 16x
Multi Ram: 8x ou inferior. Nunca deve ultrapassar 50% do Multi usado no Uncore.
Vcore 1.25v (1.45 max)
vtt 1.45v (1.65v max)
vdimm 1.65v max
Nota: subir BCLK e aumentar vtt sempre que necessário. Acima de 160mhz subir um pouco o vcore pode ajudar.

2º encontrar valor maximo da Ram:

BCLK: 133mhz.
Vcore 1.25v (1.45 max)
vtt 1.45v (1.65v max)
vdimm 1.65v max
Nota: subir BCLK e vdimm sempre que necessário. Não ultrapassar 1.65v.

3º encontrar valor maximo do CPU:

BCLK: maximo encontrado.
Multi CPU: 12x/14x.
Multi QPI: manter sempre 18x.
Vcore 1.25v (1.45 max)
vtt 1.45v (1.65v max)
vdimm 1.65v max
Nota: subir Multi do CPU 12x/14x...passo-a-passo até 20x. Aumentar vcore. Quando encontrar Multi maximo estavel com BCLK maximo encontrado, é aconselhavel optar por Multi abaixo.

- depois de encontar um setup de settings estavel para OC. É possivel subir o Multi do Uncore (18x ou 20x) de modo a permitir usufruir do Multi 10x (sempre metade ou inferior ao Uncore) da Ram e assim subir ainda mais a velocidade desta.

Este artigo do Anandtech também é bom:

www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3502

Enjoy :wink:
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 17, 2009 14:47

Humm... já tou a ver porque é que elas estavam a 1066Mhz. Parece que tem a ver com as configurações de origem do controlador de memórias do i7 920. Agora o que me deixou preocupado é o facto de mesmo estando as minhas memórias a 1600Mhz, pelo que li, o processador só usa 1066Mhz, logo,se isto for mesmo assim então estou neste momento com 6GB's de ram a 1066Mhz com CL8 e se 1066Mhz com CL6 já é considerado mau então CL8 é o que? Ou eu estou a fazer uma confusão brutal ou isto do triple channel não é própriamente um mar de rosas como dá a entender á primeira vista.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Segunda Ago 17, 2009 15:41

Certo, se queres mesmo colocar as memórias a DDR3-1600 vais ter de subir o BCLK bastante, na prática terias de ter um BCLK de 200, o que te daria uma frequência no processador de 4000Mhz com o multiplicador de origem. Podes sempre baixar o multiplicador do cpu para não aumentares tanto a frequência mas acho que não vale a pena, isto poque de qualquer maneira os ganhos entre teres DDR3-1066 a 6-6-6-18 ou DDR3-1600 8-8-8-24 são poucos na grande maioria das aplicações. Estes valores tens de os configurar manualmente no BIOS.
Imagem

Mensagempor CryptorX » Terça Ago 18, 2009 2:46

Estou a pensar baixar o mutiplicador para 15x e subir o blck para 200 e desactivar o X.M.P para que as memórias sejam configuradas pelo CPU e não pelas informações SPD ... assim mantenho o meu OC actual e penso que as memórias irão ficar a 1600Mhz. Parece-te bem? é que isto de Oc's não é muito comigo... como podes ver pelo meu Oc actual.... aquilo é mais pelos numeros redondos :lol:, agora as memórias já é outra conversa, é que para isso não tinha gasto 120E nelas.

Ou talvez o melhor seja usar 18x166 (~3000Ghz) e deixar as memórias a (penso eu) 1333Mhz. Isto porque pelo que vi no teu post, se subirmos o blck acima dos 160mhz, ums cheirinhos de Vcore podem ajudar e eu simplesmente não me sinto á vontade para mexer em Vcores. Principalmente porque só nas ultimas 2~3 semanas já pus mais de 1000E neste Pc (gráficas, cpu + coller, ram, fonte e board) e não me estava mesmo nada a apetecer mandar já o CPU pró'galheiro, isto claro a não ser que alguém me dê umas dicas :lol: , é que pelo que tenho lido estes i7 clockam bastante bem, até já vi nalguns site a fazerem referencia a eles como "OC beasts", o que até me faz sentir um tóto por ter um coller WC da corsair (H50) e clocálo só 333Mhz :oops:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Terça Ago 18, 2009 15:13

Podes fazer exactamente isso que sugeres, mas visto que tens um cooling decente, esse sistema da Corsair é bastante bom, podes fazer algumas experiências. Não te preocupes em demasia em alterar o vcore, apenas tens de ter em consideração o valor que é considerado dentro dos limites pela própria Intel, que é 1,375v. Considera o vcore lido pelo cpu-z e não o calor que colocas no BIOS, existe sempre um desfasamento entre um e outro...

Por outro lado, sem ser o divertimento de descobrir até onde vai o processador e a aprendizagem do overclock em si, se não tiveres necessidade de mais processamento, acho desnecessário teres o processador com frequências mais elevadas para o dia-a-dia.
Imagem

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 19, 2009 6:40

Quanto á velocidade do processador não me posso queixar, simplesmente gosto de numeros redondos dai os 3.0Ghz, o que mais me interessava era mesmo as memórias mais rápidas, e se isso implicar umas mexidas no cpu então que seja.

Eu já tive a fazer umas experiências e neste momento estou com um multiplier 17x174 (blck) com as memórias configuradas pelo cpu para 1400Mhz. Mas ainda não mexi no Vcore pela simples razão que não sei ao certo o que fazer, dizem que se deve dar uns cheirinhos de Vcore para ajudar o CPU a ficar mais estavél mas eu não sei avaliar a estabilidade de um CPU para saber se se deve aumentar ou diminuir o Vcore. Assim á primeira vista não me parece que esteja com problemas mas se dizem que acima dos 160Mhz (blck) é aconselhavél subir um pouco o vcore então por algum motivo deve ser.

Existe algum programa para testar a estabilidade do processador?

Neste momento as voltagens que estavam na bios são estas...

Vcore: 1.08125V
QPI/VTT: 1.175V (não sei o que é VTT mas por estar ali também QPI julgo que seja a voltagem dos barramentos)
IOH: 1.100V (também não sei o que é)
DRAM: 1.500V
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Quarta Ago 19, 2009 11:05

Antes de aumentares seja que tensão for tens de testar a estabilidade, para isso utiliza o Prime95, tens a opção Small FFTs que é mais para o processador e o Large FFTs que é mais para o chipset e memórias, se tiveres instabilidade o teste dá erro. Quando isso acontecer podes então aumentar ligeiramente as tensões, aumenta apenas para o valor acima, não vale a pena aumentares 2 ou 3 valores acima pois pode ser desnecessário e deves aumentar uma tensão de cada vez, aumenta primeiro o vcore, testas novamente, se continuar a dar erro volta a aumentar o vcore, se continuar a dar erro experimenta aumentar o QPI/VTT, se chegares à conclusão que o que estava a originar o erro era a tensão do QPI/VTT experimenta voltar a baixar o valor do vcore para o que estava anteriormente e testa.
Para optimizares estes processos o melhor que tens a fazer é utilizar o "tutorial" para overclock em i7 que postei anteriormente, pois desta forma consegues isolar mais facilmente a variável que está a causar instabilidade:

Variaveis a ter em conta:

BCLK: é a velocidade (133mhz) referencia do bus interno do CPU e que possui um multiplicador associado de modo a obter a velocidade do CPU. Função identica ao FSB nos sistemas 775.

QPI: associado directamente á velocidade do BCLK e contem também um multiplicador associado de modo a obter a velocidade dados entre a memória e o CPU (controlador interno). Identico ou igual função ao HTT dos sistemas AMD.

Uncore: também associado á velocidade do BCLK e com um multiplicador associado. É a parte do CPU que incoorpora a L3 Cache e controlador de memória integrado.

Ram: a memoria do sistema DDR3 também está ligada á velocidade do BCLK e tem o seu respectivo multiplicador de modo a obter a velocidade da memória. Este multiplicador assume nestes sistemas a mesma função dos «divisores» da ram dos sistemas 775.

Como podem concluir, o BCLK é fundamental na configuração destes novos sistemas I7, assim como os multiplicadores dos outros settings acima mencionados, porque existe limites para cada um deles.

Multiplicadores default para processador 920 I7:

133mhz(BCLK) x 20 = 2666Mhz -» CPU (vcore)
133mhz(BLCK) x 18 = 2400Mhz -» QPI (vtt)
133mhz(BLCK) x 16 = 2133Mhz -» Uncore (vtt)
133mhz(BLCK) x 8 = 1066Mhz DDR3 -» Ram (vdimm)

Notas:

- Somente o processador 965XE I7 permite multiplicadores acima mencionados desbloqueados.

- É imperativo que o multiplicador utilizado na Ram seja metade ou inferior ao multiplicador usado no Uncore. Este facto limita um pouco a possibilidade de aplicar velocidades acima de 1600mhz facilmente para processadores 920/940 I7 porque tem multiplicadores bloqueados.

- As voltagens mais importantes são as que controlam o CPU (vcore) e QPI/Uncore (vtt). É recomendavel não ultrapassar 1.4v no CPU (Intel recomenda 1.25v) e 1.65v para vtt (recomendado 1.45v). Generalidade dos CPU's atingem valores de OC a rondar 3.8~4Ghz com voltagens abaixo de 1.35v vcore.

- é relativamente facil subir o BCLK até 160mhz sem necessidade de mexer nas voltagens. Dai em diante consoante a qualidade do CPU (caso-a-caso) é possivel recorrer ás voltagens na board (vcore e vtt)

- Não existe qualquer interesse em subir velocidade do QPI. Proximo dos 4Ghz do QPI, o sistema começa a revelar instabilidade. Portanto deve-se aplicar o multi mais baixo disponivel.

Passos importantes para realizar OC segundo a ordem de importancia:

1º encontrar valor maximo estavel do BCLK.

BCLK: 133mhz, subir em intervalos de 10~20mhz.
Vcore 1.25v (1.45 max)
vtt 1.45v (1.65v max)
vdimm 1.65v max
Nota: subir BCLK e aumentar vtt sempre que necessário. Acima de 160mhz subir um pouco o vcore pode ajudar.

2º encontrar valor maximo da Ram:

BCLK: 133mhz.
Vcore 1.25v (1.45 max)
vtt 1.45v (1.65v max)
vdimm 1.65v max
Nota: subir BCLK e vdimm sempre que necessário. Não ultrapassar 1.65v.

3º encontrar valor maximo do CPU:

BCLK: maximo encontrado.
Multi CPU: 12x/14x.
Multi QPI: manter sempre 18x.
Vcore 1.25v (1.45 max)
vtt 1.45v (1.65v max)
vdimm 1.65v max
Nota: subir Multi do CPU 12x/14x...passo-a-passo até 20x. Aumentar vcore. Quando encontrar Multi maximo estavel com BCLK maximo encontrado, é aconselhavel optar por Multi abaixo.

- depois de encontar um setup de settings estavel para OC. É possivel subir o Multi do Uncore (18x ou 20x) de modo a permitir usufruir do Multi 10x (sempre metade ou inferior ao Uncore) da Ram e assim subir ainda mais a velocidade desta.
Imagem

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 19, 2009 18:04

Já tive a fazer o tal teste, não sei se aquilo tinha um fim ou se era por tempo indefenido como o memtest mas ao fim de 15 minutos já tinha feito 9 testes em cada core e deram todos OK, apareceram 8 janelas, penso que fosse uma por cada core lógico, mas reparei que nas duas janelas que eram do terceiro core que os testes demoravam consideravélmente mais tempo que nos outros que eram quase todos de seguida com uma margem de 5 a 10 segundos enquanto que no terceiro core cheguei a ver uma diferença de cerca de 30~40 segundos, não sei se isto será um sinal de instabilidade ou não. talvez um aumento de 0.005v ou 0.010v não lhe fáça mal... o que achas?

E desde já um obrigadão pela tua paciência e ajuda. Só espero é não tar a ser chato mas isto dos OC's pelo que tenho visto, nas mãos dos que não percebem é só cpu's a irem á vida mas para aqueles que dominam é uma maneira de por CPU's fracos a paparem outros que custam o dobro do preço e até mais, e por acaso não me importava nada de por este cpu á altura do i7 965 (extreme) que custa 1000 e tais euros, tinha a sua piada...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Quinta Ago 20, 2009 11:22

Não te preocupes com o facto de uns cores levarem mais tempo do que outros a fazer os testes, para testar estabilidade miníma podes testar apenas cerca de 30m, já serve para aferir que está minimamente estável, mas no final, ou seja, quando chegares ao patamar que achas suficiente convém correr os testes de estabilidade durante umas horas, há quem corra 24h mas acho isso um exagero, uma noite de teste é suficiente, metes isso a testar antes de te ires deitar e ves o resultado de manhã :P Depois de testares com o Prime95 e posteriormente com o Memtest86+, convém correres as aplicações e jogos que costumas correr no dia-a-dia para veres se está tudo OK.
Imagem

Mensagempor CryptorX » Quinta Ago 20, 2009 11:36

É o que vou fazer hoje á noite então... depois digo qualquer cena... Quanto ao memtest86+ ... é compativél com o Vista ultimate 64bit? E posso deixa-lo a correr ao mesmo tempo que o Prime95? Isto claro se testar usando o Small FTT's que só stressa o CPU (penso eu).
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor FoxTuGa » Quinta Ago 20, 2009 11:54

4gb ram CL6 800mhz é mau?
FoxTuGa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 17, 2009 15:30

Mensagempor CryptorX » Quinta Ago 20, 2009 12:00

FoxTuGa Escreveu:4gb ram CL6 800mhz é mau?

As latências que eu aconselho para memórias DDR2 a 800Mhz é CL4 embora sejam um pouco mais caras, depois tens com CL5 que já não é grande espingarda, agora CL6 parece-me péssimo.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor FoxTuGa » Quinta Ago 20, 2009 12:09

epa o meu orçamento ja ta apertado quero o pc para jogos, o que fiz foi comprar 4gb de ram CL6 800mhz
FoxTuGa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 17, 2009 15:30

Mensagempor CryptorX » Quinta Ago 20, 2009 12:19

Isto já está a ficar um pouco off-topic demais... devias ter criado um tópico novo...

Quais é que compras-te?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes