cmrosado Escreveu:Eu troquei hoje as minha Team Elite 2x1GB DDR2-800 (5-5-5-15) por um kit 2x2 GSkill DDR2-1066 PQ (5-6-6-18 ).
Passei no 3dmark de 4646 para 4645

. Será das latências?
Ajustei a frequencia e os timmings na bios mas não encontrei nenhum parametro para o vdimm (mas está nos 2.0v). Penso que estejam a trabalhar correctamente.
Como é que faço para as por mais rápidas?
Em 'row refresh cycle time', que eu não sei o que é, onde o Doall tem 42 eu tenho 188 clocks.
Atenção!!! Vê o que está escrito nos exterior dessas memórias. Eu tenho umas iguais e a voltagem delas é 2.0v.
Na bios define a frequência delas para 1066 e de resto deixa tudo em automático. Eu tenho uma board AsRock A770DE e apenas tive de fazer isso. Está tudo a funcionar como devia.
Para verificares isso podes utilizar o cpu-z, em princípio essas RAMS aparecerão com 533Mhz, o que é normal visto que são "double data rate" ou lá como se chama - 533Mhz x 2 = 1066
Por outro lado, Tem em consideração que essas rams têm períodos de latência superiores às tuas rams anteriores, daí o facto de ganhares em quantidade de RAM e em frequência, perdendo, contudo, em latência - resultando em praticamente flutuação nula. Se quisesses manter a latência, terias que ter adquirido as Gskill DDR2 PC8500 PK 4GB (a principal diferença entre a PK e a PQ são os cíclos de latência).
Os benchmarks são, ao contrário do que muitas vezes nos querem fazer crer, sempre muito relativos! O melhor é encontrar um programa que teste só as memórias e vais verificar que elas ganham nuns testes, perdendo noutros.