Intel pretende atingir processo de 4nm em 2022

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Intel pretende atingir processo de 4nm em 2022

Mensagempor VBTC » Segunda Ago 24, 2009 15:01

A Intel apresentou recentemente o seu roadmap para as tecnologias de fabrico, num evento especial no Japão, onde o fabricante indicou os seus planos de atingir o processo de fabrico de 4nm em 2022.

Nos últimos anos, a Intel tem estado actualizado as suas tecnologias de fabrico, uma vez, de dois em dois anos, esta é uma das razões que explicam o domínio do gigante no sector. Como se pode ver pelo slide, a Intel pretende migrar para o processo de fabrico de 22nm em 2012, e atingir o processo de 4nm em 2022.

Noticia na integra.

Espero que até lá haja uma descoberta, e que faça esquecer esta tecnologia que temos agora e avancemos para outra. Lembro-me de aqui à uns anos, no tempo do lançamento dos Prescott, a Intel dizer que dentro de uns anos, iriam lançar um CPU com uma frequência superior a 6GHz.

A guerra dos gigahertz foi esquecida, e o fabricante enveredou pelo tecnologia multi-core, apresentando depois a sua arquitectura Core. Tudo porque a AMD conseguiu um avanço no fabrico dos seus processadores, apresentando os primeiros processadores dual-core.

Já muito se falou nos processadores holográficos... a ver vamos.
Procuro Intel C2D E8400 ou E8500.
VBTC
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Mar 08, 2006 23:32

Mensagempor jotoa » Segunda Ago 24, 2009 19:29

Se isto for como o record do mundo dos 100m, que supostamente só atingiria estes valores daqui a 20 anos, então, em pouco tempo teremos surpresas.

Acho que não podem estar a pensar em tão longo prazo, porque ainda faltam 13 anos até 2022, e 13 anos neste ramo é muito tempo.
Acredito que haja uma "revolução" antes disso.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor MetalFatigue » Segunda Ago 24, 2009 22:54

Marketing. é o que é.

Também me acredito que haverá uma revolução antes. Não sei é será tão grande como passar para algo completamente diferente, como os holográficos.

Eu acho que a o futuro mais imediato poderá passar para algo tipo cell. especialmente porque já se usa núcleos múltiplos. Ter núcleos para tarefas especificas poderá ser muito vantajoso
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor vasco fernandes » Terça Ago 25, 2009 13:33

4nm não é com silício de certeza...
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor CryptorX » Terça Ago 25, 2009 18:31

jotoa Escreveu:Se isto for como o record do mundo dos 100m, que supostamente só atingiria estes valores daqui a 20 anos, então, em pouco tempo teremos surpresas.

Acho que não podem estar a pensar em tão longo prazo, porque ainda faltam 13 anos até 2022, e 13 anos neste ramo é muito tempo.
Acredito que haja uma "revolução" antes disso.

Que processadores é que nós tinhamos aqui há treze anos atrás? Se a memória não me falha eu nessa altura andava a jogar Quake I, Duke Nuken 3D, Need For Speed 2, Diablo 1, Warcraft2 e Stracraft com um Pentium 1 a 133Mhz que se fizer a comparação com o meu cpu actual e assumir que esta diferença será a mesma do meu i7 para o processadores daqui a 13 anos então creio que os processadores utilizararão metodos de construção bem abaixo dos 10nm. Isto porque mesmo não sabendo o metodo de construção do pentium I, assumo que fosse maior que os 250nm dos Pentium II. Mas também a verdade é que a técnologia evolui tipo bola de neve, quanto mais evolui, mais rapidamente ainda evolui por isso penso que também não seja muito sensato fazer comparações com o passado para prever o futuro. a unica coisa de que tenho certeza é que daqui a treze anos até a máquina mais brutal de hoje em dia será alvo de gargalhadas da mesma maneira que eu me rio quando me lembro do meu entusiasmo quando comprei um Pentium 200 MMX...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor CryptorX » Terça Ago 25, 2009 18:48

vasco fernandes Escreveu:4nm não é com silício de certeza...

Quanto ao material que vai ser usado partilho da mesma curiosidade que voçes e creio que encontrei aqui um dos possiveis pretendentes que são nanotubos de carbono (Carbon Nanotubes)...

Tm aqui uma descrição do que são nanotubos e algumas das suas possivéis aplicações na industria actual e futura...
http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_nanotube

E têm aqui uma breve descrição dos seus potenciais aplicados na area de informatica, mais própriamente dito, processadores... Se não quiserem ler tudo (que não é muito) leiam só o 5º parágrafo...
http://features.techworld.com/operating ... echnology/

É muito interessante...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Ago 26, 2009 10:10

Sim os nano tubos são tipo um holy grail do futuro, em todos os sentidos da engenharia. Consegue-se já criá-lo. Mas não em grande quantidade e barato. E ainda não se sabe até que ponto podem ser perigoso o seu uso (toxicidade).
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 26, 2009 10:55

MetalFatigue Escreveu:Sim os nano tubos são tipo um holy grail do futuro, em todos os sentidos da engenharia. Consegue-se já criá-lo. Mas não em grande quantidade e barato. E ainda não se sabe até que ponto podem ser perigoso o seu uso (toxicidade).

Quanto aos custos não sei muito mas em relação á toxicidade não creio que carbono puro seja muito tóxico, acho que aquilo é uma espécie de gráfite. Penso é que se vierem mesmo a usar estes nanotubos que os processadores vão ser mesmo do mais frágil possivél, eu já com estes quase que sustenho a respiração quando pego neles, quanto mais uns feitos em grafite........ ainda tenho é de comprar um braço robótico :lol:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Ago 26, 2009 11:38

Estás um bocado errado. Super engenharia e arquitectura (edifícios gigantescos e autónomos por exemplo) teórica baseia-se muito na ideia de que os nano tubos iram estar disponíveis no futuro. Uma vez que é dos materiais mais resistentes e fáceis de trabalhar que existe.

O composto principal é o carbono mas é disposto de uma forma que se julga pode ser perigoso para a saúde, mas ainda não está nada provado.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 26, 2009 12:01

MetalFatigue Escreveu:Estás um bocado errado. Super engenharia e arquitectura (edifícios gigantescos e autónomos por exemplo) teórica baseia-se muito na ideia de que os nano tubos iram estar disponíveis no futuro. Uma vez que é dos materiais mais resistentes e fáceis de trabalhar que existe.

O composto principal é o carbono mas é disposto de uma forma que se julga pode ser perigoso para a saúde, mas ainda não está nada provado.

Provavélmente estás certo, eu ainda não me aprofundei muito nisso mas pelas imagens que vi deu-me a ideia que o carbono se encontrava disposto em forma hezagonal que se não estou em erro é como a grafite... mas lá está, foi só uma impressão superficial... de qualquer maneira não vejo como é que carbono puro pode ser perigoso...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Ago 26, 2009 13:17

Na página que colocaste da wikipedia tens a falar da investigação a cerca da sua toxicidade: http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_nanotube#Toxicity

Os nano tubos, são carbono dispostos de forma cilíndrica.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 26, 2009 13:26

MetalFatigue Escreveu:Na página que colocaste da wikipedia tens a falar da investigação a cerca da sua toxicidade: http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_nanotube#Toxicity

Os nano tubos, são carbono dispostos de forma cilíndrica.

Sim, mas a maneira como eles se aglomeram entre si é hezagonal de modo a formar o tal cilindro, como uma bola de futebol é feita de hezagonos, mas é esférica... mas como disse foi só a impressão com que fiquei... em relação á página que postei ainda não a li, vi só a outra e postei essa do wikipédia para os mais curiosos... mas se esta lá a falar disso então é porque tens razão...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Ago 26, 2009 14:15

Mas o problema é mesmo esse. A maior parte pensa que é o mesmo que grafite e então está se a criar uma industria à volta disso sem grandes estudos de possíveis problemas de saúde e ambientais.

Também desconheço as razões da sua toxicidade. Já tinha ouvido falar sobre o assunto e ainda não li sequer a cena da wikipedia, só vi que lá estava...lol
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Ago 26, 2009 14:34

Está na página da wikipédia e até bastante explicito o porquê de poderem ser prejudiciais.

Preliminary results highlight the difficulties in evaluating the toxicity of this heterogeneous material. Parameters such as structure, size distribution, surface area, surface chemistry, surface charge, and agglomeration state as well as purity of the samples, have considerable impact on the reactivity of carbon nanotubes. However, available data clearly show that, under some conditions, nanotubes can cross membrane barriers, which suggests that if raw materials reach the organs they can induce harmful effects such as inflammatory and fibrotic reactions.

...

Results of rodent studies collectively show that regardless of the process by which CNTs were synthesized and the types and amounts of metals they contained, CNTs were capable of producing inflammation, epithelioid granulomas (microscopic nodules), fibrosis, and biochemical/toxicological changes in the lungs. Comparative toxicity studies in which mice were given equal weights of test materials showed that SWCNTs were more toxic than quartz, which is considered a serious occupational health hazard when chronically inhaled. As a control, ultrafine carbon black was shown to produce minimal lung responses.

O problema é serem pequenos demais :mrgreen:
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 26, 2009 14:52

Humm... já estou a ver... Mas isso pelo menos no caso de processadores deve de vir isolado com os devidos materias, ainda para mais porque estes nanotubos deverão ser usados na construção dos nucleos (creio eu). A menos que eles tencionem usar esta técnologia em boards onde a conversa já é outra... mas se por acaso de esta técnologia vier a ser adoptada no fabrico de processadores e continuar-mos a usar a técnologia actual (mas melhorada) que usamos nas boards e nos outros componentes penso que isso ira resultar num enorme bottleneck do processador o que a meu ver só seria resolvido pela implantação destes nanotubos noutros componentes...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes