Se calhar estar a por ai um cabo RJ45 é capaz de não ser uma opção muito viavél dado o comprimento que o cabo teria que ter e o trabalho que iria dar a passalo pela casa toda, mas seria certamente o melhor para teres uma net bem mais rápida sem as perdas de sinal que uma rede wireless tem que na melhor das hipoteses perde no minimo 20~30% e mesmo assim não sei se estarei a ser optimista... quanto ao facto de não apanhares rede no andar de cima isso parece-me mais um caso de más configurações a menos que vivas numa mansão, é que normalmente as antenas mais farçolas têm um alcance de 25~50 metros, já viste se tens o simbolo de rede wireless aceso no router quando tentas apanhar rede? Experimenta fazer um reset ás configurações do router... Depois vais á página de configuração do router usando o ip dele no teu internet brower (deves de vir no manual dele de certeza absoluta), e vês confirmas se tem tudo activado. Depois no pc que queres usar para aceder a rede wireless, verifica se tens o software da placa wireless bem instalado (vê se não está em conflito nos dispositivos de hardware), talvez uma reinstalação seja o melhor, e vês se já apanhas rede. Confirma se tens a opção "adquirir ip automaticamente" activada, e tenta-te ligar. Depois para veres se o problema é do IP experimenta ir á linha de comandos e depois escreves
ipconfig, e vê se o ip que aparece é igual ao do router á excepção do ultimo conjunto de numeros, se for im ip diferente, escreve na linha de comandos
ipconfig release, depois
ipconfig renew e novamente
ipconfig para ver se já apanha o ip correcto. Mais que isto não te sei dizer, pois no que toca a redes também sou um completo novato...
Experimenta também anotar todas as configurações do router (na página de configuração dele) e criar uma ligação manualmente usando o software da tua placa wireless... já configurei assim uma ligação no escritório da minha cota e ficou a funcar... dois meses

.... mas voltava sempre a fazer o mesmo e voltava a funcar... dois meses
De qualquer modo se isto não funcar não te preocupes porque há por aqui membros que dominam essa matéria.
Cumps