Problema Blue Screen a impedir de trabalhar

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema Blue Screen a impedir de trabalhar

Mensagempor roboth » Quarta Set 02, 2009 12:36

Boas pessoal

A minha mãe tem um portátil TOSHIBA que sempre funcionou bem. De há uma semana pra cá, contudo dá muitas vezes Blue Screen (BS) e como percebo de computadores muito medianamente, queria saber se alguém vendo a foto do BS me podia dar uma dica pra resolver isto, que é mt chato.
É de notar que fiz uma recuperação de imagem ao computador com o Acronis True Image, mas ainda assim o BS se mantém, o que me faz temer que seja hardware.

Specs do portátil
http://pt.computers.toshiba-europe.com/ ... D=122825#0
Notas: Uma vez, à um bom tempo, tentei formatar e nao consegui com o disco de recuperação e portanto formatei normalmente e instalei o WinXP SP2 como no desktop + as drivers que o portátil requere.

Foto do BS
Imagem

Obrigado em avanço
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 29, 2007 11:49

Mensagempor Tapes » Quarta Set 02, 2009 12:57

P5QL-PRO
Core2Duo E8500 3.16
Gainward HD4870 1GB DDR5
Corsair 2x2Gb 800MHz
Seagate 500Gb
Samsung SyncMaster 2053BW
Windows Seven 64bit
Powered by LC Power Green 600Wat
Tapes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 10, 2008 12:08

Mensagempor roboth » Quarta Set 02, 2009 13:09

Tá com o winXP SP2. Portanto nao sei se pode ser isso de instalar o SP1.
Verdade é que recentemente comprou-se um HUB de USB's para o portátil. Tenho que limpar os conectores USB ou assim?

Obrigado
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quarta Set 02, 2009 13:56

boas

não estás a dar os dados todos...

o ndis é um driver do windows para implementar a rede...

ora explica lá o que tens ligado no USB?
já entendi que é um hub e ao hub tens o quê?

a msg é gerada quando há um conflito com o ndis...
podem ser várias situações...

soluções são várias, incluindo SPs, drivers mais recentes para os diversos componentes...

não instalar SPs pré SP2 não convém....
pois o SP2 contém todos eles...

por isso trata de verificar o que instalaste recentemente, quer software quer hardware....

corre ainda, ccleaner, um scan ao disco, um defrag..
antivirus e antiadware...
procura e instala os drivers mais recentes para cada componente..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Quarta Set 02, 2009 16:29

Boas isso são drivers em conflito ou desactualizados, lembra-te de algum dispositivo que tenhas instalado recentemente ou então desinsta-las e reinstalas os drivers todos (sempre os mais recentes). Esse BSOD é como o 0xA (irql_not_less_or_equal), simplesmente esse 0xD1 ainda vai mais longe e especifica (driver_irql_not_less_or_equal). Isso resolve-se na boa e sem stresses. Não te esqueças, drivers recentemente instalados primeiro e se não souberes quais então todos... também não é assim tanto trabalho. Em relação a esse HUB de USB, eu diria que é um suspeito mas é uma questão de experimentar passar um dia sem ele e ver se o problema volta a aparecer. Em relação aos drivers remove tudo antes de instalar e quando fores a instalar coméça pelo chipset.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor roboth » Quinta Set 03, 2009 0:50

Obrigado pessoal pelas respostas. Já deu pra perceber que não é provavel que nao seja nada grave de hardware como eu temia, o que é bom.

Nos USB's tenho:
-Uma mesa de refrigeração com duas vents que tem uma porta por sua vez a que à vezes a minha mãe liga coisas.
-Agora recentement o HUB que leva flash drives.
-Um rato, que me foi dito que andava a trabalhar mal numa das portas traseiras. o rato está no pc à 4 meses.
-Às vezes uma keypad/calculadora e uma webcam.

O SP2 já vinha instalado com o Windows se não me engano.

Vou ver então das drivers para instalar tudo. Vai dar trabalhinho =(
desculpem a nhurrice informática, mas Chipset é o q? Os drivers básico para a motherboard, tipo USB, placa de som e tudo resto que é básico?

Obrigado, tou mais aliviadito, lá vou eu aos downloads=)
roboth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 03, 2009 8:47

boas

1 - Espero que esse Hub tenha alimentação (transformador), pois isso é demais para a norma USB...
E a maioria dos hubs baratos podem se comportar mal quando forçados…

esse portátil tem wifi integrado?
se estás a usar uma pen wifi ou equivalente, ela tem de se ligar directamente ao portátil e não ao Hub... para minimizar conflitos...

2 - não está excluído algum componente pifado (ou em fim de vida)....afinal o portátil já excedeu a sua vida útil...

aconselho tb a limpar o cooler e dissipador do dito.... pois algum componente pode estar a sobreaquecer...

3 - essa referência ao rato que se comporta mal em determinada porta....
pode ser um indicio de problemas nessa porta, faz vários testes em todas as portas e o seu comportamento, performance, etc..

4 - o chipset (google) - é o conjunto de integrados principais que coordenam o funcionamento do PC...
nos portáteis geralmente só há um... em alguns 2, em modelos de topo...
geralmente o som, keypad, USBs, controladoras de discos, gráficas, rede, wifi, modem, leitor de cartões, etc... tem os seus próprios drivers...

faz a lista toda..depois verifica na toshiba, e em cada fabricante de cada componente...

aconselho, tb a um ccleaner, scan e um defrag...
já agora corre um ou dois antivirus e antiadware...

para teres a certeza que está pronto para o “update”...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes