Problemas Hardware / Last try

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas Hardware / Last try

Mensagempor __Casper » Quinta Set 03, 2009 15:01

Antes de mais gostava de agradecer a todos os membros k tem mantido este forum activo , todas as vezes que cá tenho passado , por curiosidade ou necessidade , tenho encontrado pessoas com vontade de partilhar e ajudar desinteressadamente .

Agora a minha dor de cabeça

O meu pc tem 3 anos e pouco na altura k o montei , n tinha grande paciencia para estudar uma boa config , esse trabalho caiu em cima de um colega da bulgaria k jogava wow cmg , ele tinha uma loja de informatica e fez-me esse favor . Talvez por isso tenha alguma dificuldade em precisar o hardware deste pc , mas é klk coisa como isto :

Motherboard P5ld2-VM
Processador - Pentium D 930 / 3Ghz frenquencia / 800mhz FSB / release 01/2006
Ram - 2x2g Kingston
Fonte - Seasonic s12 500w
Grafica - ATI 4670 (a 7800gt berrou no inicio de 2009)
Som - Audigy das mais baratas (penso k abandonei a onboard pk a onboard n tava a funcionar bem ou n era inteiramente compativel com o meu som 7.1 , abandonei a onboard prai uns 6 meses apos comprar o pc e já tive umas 3 placas de som entretanto)
Discos - 400gb Maxtor / 150gb Hitachi

O pc funcionava bem até k começou a parar de responder durante momentos (+/-) 1 minuto, e depois ficava muito muito lento . Isto acontecia várias vezes quando estava na net com varias paginas abertas + media monkey (prog de reprodução audio) a funcionar . Ignorei isto durante semanas , até k a certa altura começaram a aparecer ecrans azuis ( 0x0000005 , 0x0000007 ... n exactamente estes mas semelhantes) .

Formatei o PC , e nada mudou , formatei outra vez e desta fez n fiz "quick format", e nada mudou . Comecei então a pensar k o problema seria hardware , como já tive mt's placas de som ... removi a placa de som , e formatei ... e tudo na mesma .
O suspeito k se seguiu fui o meu disco rigido k tava com o OS, desligueio e instalei o OS no disco k tava em slave ... tudo pareceu bem , mas 2 dias depois voltamos aos ecrans azuis , então desliguei o disco k normalmente estava em slave , e voltei a instalar o OS no disco k normalmente seria o "master", e nada mudou . exprimentei ligar / delisgar os DvD/cd-roms tb n notei diferenças.

Depois virei atenções pra RAM , tirei um stick , e meti o outro num slot k nunca tinha utilizado , como nada mudou , retirei este stick e esprimentei o outro . Algures ao longo deste processo de "exclusão de partes" o pc deixou de dar ecrans azuis , mas a situação n ficou resolvida ,o que acontece agora é ele encravar a ponto de ter de fazer um hard reset , e ao reiniciar ... o pc n encontra o sistema operativo , ou melhor diz klk como ( error ... system cant find the file c:windows/config.sys ... insert the original OS CD and press "R" for recovery ) .

Quero pedir desculpa por n estar a contar este filme com muita precisão , e por estar a fornecer alguns dados pouco precisos ... mas é verão , a paciencia é pouca , e utilizar as poucas horas de sol livres pra ficar em casa de volta de um chaço k me tem moido o juizo é frustrante =)

. Contudo agora estou determinado a acabar com esta confusão . Devido à falta de precisão com que relatei algumas das coisas que aconteceram n espero encontrar uma resolução precisa , vim sobretudo à procura de um palpite sobre o k posso fazer a seguir , esta semana vou exprimentar meter umas rams dum pc velho , e vou voltar a formatar pra ver finalmente se são das rams.

Se depois disto continuar assim , acho k n vou ter outra hipotese a n ser comprar mesmo um Processador + Ram + MB , andei ontem a tarde a ver configurações k membros do forum sugeriram a ppl k pediu ajuda , e esta solução parece-me bem , mas se consegui-se aproveitar o "core" do meu actual pc seria ainda melhor . Tenho marcadas 2 viagens pros próximos 6 meses , e se n tiver k gastar uns 300e (na mb + ram + processador) faço mais uns malabarismos e consigo fazer mais uma viagem , e vou a paris em novembro .
O pc k tenho de momento chega pro uso k lhe dou :
Web browsing
DL/UL
edição de fotos ( mt light )
uns filme de vez em quando
WoW ocasionalmente ( k vai levar uma nova expansão pro ano ... e os requesitos minimos vão ser anunciados em breve... n gostava comprar um pc novo antes de saber quais vão ser . Pois de momento o wow é coisa mais pesada k corre no meu pc , e ele até se aguenta bem)

Obrigado a todos pela (grande) atenção

PS. demorei tanto tempo a escrever isto ... k a sessão teminou e tive k escrever tudo outra vez :P . ahh também acho k deveria ter tentado fazer um teste as rams como deve ser bem mais cedo , mas n consegui encontrar um programa freeware para o efeito , depois mais tarde encontrei um , mas pedia-me pra fazer um cd boot , pra correr o prog em "dos" ... o k eu n consegui fazer , devia tar cansado desta cena toda e desisti.
__Casper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 20, 2004 18:30

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 03, 2009 15:31

boas

vais abrir a caixa, se não o fizeste já e limpar bém a dita, especialmente os coolers, verifica se as fans rodam bém..
verifica os encaixes todos...

verifica se o cooler está bém fixo...
com o tempo pode começar a soltar-se

verifica os condensadores (cilindros) vê se algum está levantado ou apresenta-se inchado...

verificar a ram, memtest86 (é um iso para gravar como imagem em CD e depois boot)
um pente de cada vez, depois em grupo
se der erros avisa...

sacas os programas dos fabricantes dos discos (devem ser tb ISOs) e testa os ditos...

verifica bém os cabos de ligação aos discos podem estar a ficar lassos e fazer mau contacto....

a fonte é boa, mas, pelo sim pelo não reporta os valores que estão na bios...
no win usa o speedfan e reporta os valores encontrados

(desligaste o som onboard?)

verifica se tens os ultimos drivers para o hardware que tens...

corre dois ou três antivirus e antiadware...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Quinta Set 03, 2009 17:17

Era importante saberes ao certo esses códigos de erro que apareceram nos BSOD (os tais 0x0000...).
Normalmente são códigos genéricos que tanto podem indicar um erro na RAM como na placa de som ou o raio, mas às vezes (raras vezes) são indicadores precisos do que se passa.

Se aparecerem novamente coloca-os por aqui s.f.f.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes