Rato e Teclado - Algumas dicas ?

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rato e Teclado - Algumas dicas ?

Mensagempor ecrã_azul » Sexta Set 04, 2009 15:54

Olá a todos

Tenho andado às voltas para substituir o meu teclado e o meu rato e ao pesquisar no nosso fórum encontrei alguns tópicos mas não consegui a uma decisão concreta.

Passo a explicar:
O meu teclado e rato têm mais de 10 anos, o teclado tem o apoio para os pulsos do qual eu não prescindo, com algumas teclas de atalho (das quais apenas uso a que me abre a calculadora) e o rato foi dos primeiros sem bola, custou-me na altura 8 contos. Ambos são Microsoft.

Tenho estado muito contente com os mesmos, o teclado desmancho-o quando é para limpar e o rato, como não tem bola é mais fácil de limpar.

No entanto e devido à idade, o teclado já apresenta algum desgaste e o rato ainda mais uma vez que os apoios de borracha já “pegam” aos dedos e são ambos ligados por fios sem ser USB.

Queria agora actualizar os mesmos e uma coisa que sempre me “irritou” era estar sempre a puxar o fio do rato que me impedia alguns movimentos no uso do mesmo, passava bem com isso mas não deixava de me irritar.

Quanto ao teclado que por ser branco está sempre a sujar-se, acresce ainda que fiz mudanças em casa e temporariamente o PC está na sala, ou seja, quando se está a ver TV, ouvem-se as teclas a bater de quem está ao PC.

Assim, quando iniciei a minha busca de uns substitutos, os únicos requisitos que imponha eram: teclado preto/fino e silencioso e o rato sem fios e grande.

Começaram então os problemas na busca:
1 - Conjuntos caros para aquilo que pretendia gastar;
2 – Teclas de atalho que nunca irei utilizar;
3 – Ratos pequenos nos conjuntos mais acessíveis ou menos dispendiosos;
4 – Ratos sem as tradicionais teclas de retrocesso e avanço nos bronwser’s que uso;
5 – Algum receio do equipamento ser tão novo que o Ubuntu que tenho noutro disco não os reconheça.
6 – Possíveis conflitos com drivers e ligações USB.

Ao visitar as lojas do costume e para além de não encontrar diferenças significativas nos preços (o que acho gravíssimo) bem como nos produtos (mesmas marcas e mesmos modelos), dei por mim a pesquisar na Internet nas lojas de informática, onde a busca também não se está a revelar muito conclusiva, pois ou encontro os mesmos ratos que se vendem nas grandes superfícies, ou então são ratos e teclados para jogos. Caros portanto.

Se calhar é porque sou esquisito, LoL, mas quero que a compra que faça me dure muitos anos e não me chateie com conflitos ou me dê dor de mãos.

Encontrei também há dias a marca da Samsung: Pleomax, que me pareceu bastante boa, com linhas bastante “limpas” e penso ser uma alternativa económica à Logitech (minha escolha principal) e Microsoft (gosto muito do teclado e rato que tenho, mas quero outra marca).

Quanto ao Pleomax não encontrei nenhum conjunto à venda, apenas um teclado com embalagem Espanhola (á semelhança das outras marcas que já referi) e um rato minúsculo vendidos separadamente.

O que é que eu preciso de vocês?

1 - Lojas onde vendam Pleomax (conjuntos) – Alguma sugestão?
2 – Não preciso de um rato laser, mas também não quero nada lento, que resoluções recomendam para os trabalhos normais sem jogos extremos/rápidos?
3 – Existiram opções sem fios vendidas separadamente, por exemplo um teclado silencioso e um rato grandito (dois dos meus principais requisitos)?

Obrigado pelas dicas.
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:41

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Set 04, 2009 20:05

A vender pleomax só conheço o jumbo e o media markt.

Pela tua descrição eu aconselhava microsoft wired keyboard 600 e microsoft intellimouse explorer 3.0 que é o setup que uso actualmente. As únicas coisas que não correspondem é serem microsoft e o rato ter fio mas também nunca aconselho ratos sem fio.

Já agora, em principio deves ter um intellimouse explorer dos antigos, penso que podes comprar skates para o rato (as tais borrachas que dizes estar gastas).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor ecrã_azul » Sexta Set 04, 2009 20:46

Obrigado pela resposta.
De facto só me falta ir ao Jumbo e o media markt, o teclado pensei inicialmente nesse, mas falta-me o apoio para os pulsos.
Quanto ao rato era mesmo um desse genero que me indicas, pois é a continuação do que tenho em casa.
O facto de querer mudar para outra marca que não a microsoft é por exemplo a qualidade surpreendente da logitech.
O meu pai ofereceram-lhe um teclado e um rato sem fios todo xpto dessa marca e tem muito boa qualidade, tirando o rato (pequeno) e o teclado cheio de teclas de atalho.
Agora que olho para o rato que tenho, não é são só as borrachinhas por debaixo do mesmo que estão “acabadas” é igualmente a borracha que envolve a parte da frente do mesmo, junto ao fio que o liga. Imaginem aqueles comandos com os botões muito usados... em que as borrachas estão velhissimas.
Só uma pergunta: o facto de não recomendares estes periféricos com fios prende-se com o facto de conflitos ou alguma “lentidão” no movimento dos mesmos? É que quando usei o do meu pai não me pareceu que haviam alguns atrasos no comando do mesmo.
É que a ideia de me ver livre de mais dois fios é bastante tentadora.
Cumps.

EDIT:
Estava agora a comentar com a minha mulher, ela disse-me que acha o rato do PC do meu pai um pouco lento e quando usa a roda do mesmo existe uma fracção de milessimos de segundos em que o comando de scroll é executado.

É por causa deste "atraso" que existe tanta renitência no uso destes teclados e ratos sem fios?
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor fsfan » Sábado Set 05, 2009 9:48

Usei em tempos um conjunto wireless teclado+rato da Trust. Sem qualquer problema relativamente ao teclado, o rato durou cerca de um ano, após o qual as pilhas começaram a dar o berro. Trocadas, deram mais uns tempos, até que era já o próprio fio de carga que devia estar partido e precisava de ser "ajeitado" numa ponta. Neste momento, um dos PCs ainda usa esse teclado, mas o rato foi substituído por um sem fios.

Actualmente, tenho um rato Trust (apesar de ser com fios, aparenta ergonomia, tem botões avançar/retroceder e um selector para optar entre os 500 e os 100dpi costumo usar os 1000, suficientes para mim). O teclado é um Logitech Media Keyboard 600. Grande parte das teclas de atalho estão embutidas nas F keys por isso considero que "não chateiam". Depois tem algumas outras que me dão bastante jeito.
fsfan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 01, 2006 9:14

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Set 05, 2009 13:40

Para mim os ratos sem fio têm 2 defeitos. Um é o consumo de pilhas que é muito e outro é que normalmente são menos fiáveis e têm uma resposta ligeiramente mais lenta. Há bons ratos sem fios, claro, e em muitas circunstâncias dão jeito, mas a qualidade é normalmente inferior.

Eu sei ao que te referes em relação ao fio, mas também tens ratos com um fio finíssimo como o a4tech x7, embora esse rato seja, na minha opinião, pouco ergonómico e pouco preciso (e sim, já o experimentei porque o meu irmão tem um).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor ecrã_azul » Sábado Set 05, 2009 15:51

Obrigado aos dois pelas respostas.

Hoje dei um salto a uma superficie comercial e encontrei um conjunto da Pleomax, mas o rato era pequeno para o que eu queria.

De facto, hoje vou jantar a casa do meu pai e vou dar uma vista de olhos mais atenta ao rato e ao teclado sem fios que ele tem.

De facto o pormenor do fio (e é só isso) pois por vezes prende-se na parte de trás da secretária. Por vezes é irritante, nada mais.

O que se nota, agora que o PC esta na sala é de facto o bater das teclas.

Vou continuar às voltas.

Quanto às pilhas: cá em casa apenas a recarregáveis. foi um investimento inicial feito em tempos que já se pagou, por isso a questão das pilhas não me aflige muito, mas sim o facto da imprecisão ou lentidão que a minha mulher referiu.

DIT/Actualização:
Olá

Fazendo uma actualização.

Ontem fui à loja que tem a Carolina Patrocínio do TGV a anuncia o regresso das aulas e encontrei um rato da Pleomax o SPM-4600

Site da marca: http://www.pleomax.pt/

Acontece que o rato tem 9 teclas programáveis !!! (nem preciso de tanto) mas é grande o suficiente para me caber na mão, coisa que apenas me “soube” bem em ratos mais caros.
O único senão é a resolução (800 dpi’s), mas penso que isso não será muito relevante no meu caso, pois não sou um gamer para levar a sério.

E até estava a um preço muito catita, só não o trouxe porque quero ver se arranjo um rato com menos teclas e a Pleomax que me parece muito bom e dará para o meu caso, o
SPM-900.

Quanto ao teclado apenas encontrei da Pleomax o standard, mas não gostei das teclas, existe um modelo denominado de PKB-5100.

Ainda perguntei ao funcionário se existiam outros modelos, mas não me foi confirmado, sendo o mercado destes periféricos denominado pelas marcas da Logitech e a Microsoft.

Há por aí alguém que conheça alguma loja que tenha mais oferta da Pleomax para além das entradas de gama desta marca?
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor tmacwow » Domingo Jan 17, 2010 11:31

Alguem sabe se tem skates para o rato vendido em separado na worten?

Cumpz
tmacwow
Novato
Novato

Registado: Domingo Jan 17, 2010 11:22

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante