por alr_tech » Quinta Set 10, 2009 14:12
boas
não creio que aqui alguém te tenha recomendado esse disco para colocar o SO..
aliás, todos os que falam desse disco alertam para o facto...
para mim, designar que um disco é green por reduzir os rpms....
faz-me sorrir...
sabem porquê?...
tenho 40 anos e como tal tenho acompanhado a história dos discos...
os primeiros discos eram enormes e tinham rpms até 4500...
durante anos foi assim....
mas, todos tinham processo de reduzir as rpms...
isso, era notório no tempo do DOS e do win 3 até ao 98..
primeiramente, o hardware reduzia as rpms...
depois com a introdução no SO de mecanismos de poupança, este passou a comandar o processo...
que chegava mesmo a parar o HD...
com o NT, 2000, embora se mantivesse a técnica... a verdade é que nunca mais ouvi o hd a parar...
sabia que reduzia, porque alguns discos ruidosos, silenciavam-se enquanto, não eram enviados comandos para este...
com o 2k,XP e mais recentes... nunca mais senti o parar (o arranque é audível, além de se sentir o tempo de espera..)
estes SOs, estão constantemente a ler e a escrever no disco..
só recentemente em portáteis, tornei a sentir o parar, com o click do parking...
a verdade é que a maioria dos discos de qualidade, reduzem as rpms, se não detectarem comandos...
mas, só é sensível em períodos de idle prolongados...
por isso, não é só o reduzir que os torna green, são tb o desenvolvimento dos motores, os processos de encadeamento de comandos, para a procura dos dados, de modo a reduzir o movimento da cabeça e como tal poupar alguma coisa com o processo...
o que se passa, é que só em processos de leitura e escrita sequenciais este efeito é maximizado...
e infelizmente, no disco de sistema, isso é muito difícil de acontecer...
por isso é que o pessoal aconselha um disco para o SO e outro para dados (este poderá ser green)...
é claro que estamos todos à espera da tua experiência para saber na realidade o que acontece….
Sentes, mais rapidez?
Fica mais lento?
O que sentes em relação ao disco anterior..
Em algumas operações?
Ruído?
Quando ficas fora algum tempo e voltas, responde logo?
Não sentes nada?
cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT