OC num Dual Core 2.0 Ghz

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

OC num Dual Core 2.0 Ghz

Mensagempor Nuno Baptista » Sábado Set 12, 2009 17:41

Aumentei o FSB do meu CPU de 2.0 para 2.4 e pus as voltagens em Auto.Claro que se alteraram os clocks externos da board e eu queria saber se não tendo PCI E clock,p+ara barrar a frequência do PCI nos 100 Mhz posso fazer isto manualmente!Na BIOS informa que para valores superiores a 100 Mhz do PCI E a gráfica se torna instávelç.Tenho a noção que aumentei o FSB em 20% e portanto terá passado p+ara uns 120% mas posso colocar manualmente em 100Mhz.Agora a minha 2ª dúvida é se a gráfica não pode aquecer demasiado?A mim disseram-me que não,só se tivesse usado um software para fazer OC á gráfica,que não foi o caso!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:53

Mensagempor CryptorX » Sábado Set 12, 2009 18:01

1º uma pequena correcção: O FSB é o barramento externo, ao clockares o cpu de 2.0Ghz para 2.4Ghz estás a aumentar o barramento interno, mas isso claro que se reflecte no FSB, aliás, o barramento interno é aumentado através de uma incrementação das frequências dos multipliers... se tiveres um cpu com um CPU Ratio de 9 então por cada Mhz que aumentares no FSB vais aumentar 9Mhz do barramento interno... mas isso já deves certamente de saber... é só mesmo para deixar tudo certinho :D

Quanto ao possivél aumento nos barramentos da gráfica... não tenho certeza se isso irá de facto ter influência nos barramentos da gráfica mas quanto ás temperaturas se quiseres jogar pelo seguro é só veres até onde é que vão as temperaturas dela em idle e full load sem OC no CPU e depois de fazeres o OC vez as temperaturas em idle e comparas com as medidas anteriormente para ver se existe algum aumento, se houver vez a percenagem e aumentas-a ás temperaturas em full load sem OC para teres uma ideia de quanto elas devem de atingir e vês se a gráfica as suporta no google. Mas de qualquer modo não creio que tenhas problemas com esse OC, aliás, já tenho visto ai pessoal com OC colossais e nunca vi nenhum a queixar-se de problemas na gráficas derivados de OC's ao CPU, mas de qualquer modo é melhor esperares por uma confirmação.

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Nuno Baptista » Sábado Set 12, 2009 18:47

Por acaso acabou agora mesmo de dar um écrã azul e de reiniciar.O que terá sido?Erro de memórias?Erro da gráfica?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CryptorX » Domingo Set 13, 2009 5:32

Sabes qual é o bug code do erro? Dava mesmo jeito... eu não creio lá muito que seja da gráfica, é que como disse, quando á gráficas não tenho certezas em relação a qualquer tipo de influências que tenham origem em OC's a CPU's mas quanto ás memórias tenho a certeza absoluta que são afectadas. O ideal seria mesmo saber qual é o bugcode (o codigo que vem em hexadécimal como por exemplo 00000000x0000007F), mas se o meu palpite estiver certo, é uma questão de ajustares a velocidade das memórias manualmente para a velocidade de origem delas e o problema deve de desaparecer, no entanto já sabes, se tiveres oportunidade, anota o bugcode e posta ai que é logo meio caminho andado.

Em que situação/situações é que te apareceu esse ecrã fatal... no arranque?... em jogos ou outras aplicações?... á toa?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Nuno Baptista » Domingo Set 13, 2009 11:09

Estava a fazer um download do 3DMark e a navegar na Net
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Set 13, 2009 15:57

CryptorX Escreveu:1º uma pequena correcção: O FSB é o barramento externo, ao clockares o cpu de 2.0Ghz para 2.4Ghz estás a aumentar o barramento interno, mas isso claro que se reflecte no FSB, aliás, o barramento interno é aumentado através de uma incrementação das frequências dos multipliers... se tiveres um cpu com um CPU Ratio de 9 então por cada Mhz que aumentares no FSB vais aumentar 9Mhz do barramento interno... mas isso já deves certamente de saber... é só mesmo para deixar tudo certinho :D

Também vou corrigir, estás a empregar bastante mal o termo barramento ou bus, principalmente quando falas em barramento interno. O que passa de 2 para 2,4 ghz no CPU é mesmo a sua velocidade de relógio, ou seja, cada ciclo de relógio passa a demorar menos tempo ou passa a fazer mais ciclos de relógio por segundo, como queiras pôr. Isso não é um barramento, aliás, o único barramento que estou a ver no cpu e da cache mas esses estão directamente relacionados com a velocidade de relógio do CPU.
De facto, o que aumentas é o relógio do FSB que depois tem implicações em todos os outros circuitos que usam essa frequência como fonte para gerar todas as outras, incluindo o CPU e memórias.

Ontopic, se meteste o pci-e em 100mhz estás a fazer o chamado pci-lock. A partir daí, a teres problemas, será sempre do CPU, das memórias ou do chipset porque quando aumentas o fsb estás a influenciar ou stressar todos esses componentes.

Dá mais dados.. Que voltagens tens? que divisor nas memórias?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Nuno Baptista » Domingo Set 13, 2009 16:50

Bad_Cop Escreveu:
Dá mais dados.. Que voltagens tens? que divisor nas memórias?

As voltagens estão em modo automático.A velocidade das memórias era de 800 Mhz e passaram para 960 Mhz,não utilizei divisores de memórias!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Set 13, 2009 17:43

Pode ser esse o problema. Que memórias tens?

Eu aconselho isso tudo em manual.. Cpu com voltagem stock, memórias com a voltagem stock indicadas na caixa/spd, latências stock e um divisor que as mantenha o mais perto possível do clock default delas.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Domingo Set 13, 2009 17:45

Bad_Cop Escreveu:Pode ser esse o problema. Que memórias tens?

Estas memórias são boas,são da Geil
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Set 13, 2009 17:46

Isso não quer dizer nada. Podes estar com défice de voltagem.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Domingo Set 13, 2009 21:48

como se fazem os divisores das memórias?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Set 14, 2009 8:37

Diz aí o teu sistema completo, modelo da board incluído para dar uma viste de olhos no manual.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Set 14, 2009 12:26

Bad_Cop Escreveu:Diz aí o teu sistema completo, modelo da board incluído para dar uma viste de olhos no manual.

Gigabyte GA P35 DS3L
http://www.gigabyte.pt/products/mb/spec ... 3l_20.html
Intel Dual Core 2.0 Ghz
Geil 2*1 Gb DDRII800 Mhz
Gigabyte 8600 GT
Esdtava a pensar em passar a freq do CPU de 2.0 para 2.6 Ghz
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Set 14, 2009 14:56

Vais há bios e carregas em ctrl+F1 para activar as opções avançadas. Depois vais a M.I.T. e tens lá o Memory Multiplier. Metes aquele que te proporcione um valor mais perto de 800.

E depois aconselho voltagens em manual.. Começas da velocidade default testas a estabilidade.. Se for preciso aumentas uns pozinhos..

As memórias podes meter com a voltagem indicadas para elas na caixa. Depende de modelos. Se possível diz o modelo detalhado ou os timmings delas (não os timmings a que está a funcionar, os que vêm na caixa).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Set 14, 2009 15:25

Bad_Cop Escreveu:
E depois aconselho voltagens em manual.. Começas da velocidade default testas a estabilidade.. Se for preciso aumentas uns pozinhos..

Para o CPU aumenta-se a voltagem em 0.025 para cada incremento de 10% no FSB,não é?Ou é 0.25?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes