Ventoinha Traseira faz ruido intenso

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ventoinha Traseira faz ruido intenso

Mensagempor Kornadict » Sábado Set 19, 2009 15:31

Boas pessoal, será que alguem me pode ajudar, ultimamente tenho tido problemas na ventoinha da caixa do meu pc, que fica na parte traseira do computador. ja abri a caixa para ver se era po acumulado, ja limpei com uma pequena escova para tirar o po acumulado e com ar comprimido. Isto acontece sempre que ligo o pc no power e parece um barulho rrrrrrrrrr, poucas vezes consigo ligar o pc sem este barulho. Nao sendo pó o que se estará a +assar?

Outra coisa ao desligar e ligar de novo, da me este erro quando o pc detecta os discos duros no arranque, logo a seguir aparece esta informacao

Overclock failed! Cpu Overheated (mas eu n fiz nenhum overclock!!!)
Press F1 to go to the BIOS
Press F2 to load default settings

escolho sempre F2, n sei para que servira? o que sera que esta a acontecer? A minha placa de video n e mto pesada, e uma 9400 GS e o pc tem uma fonte de 700 W, tava a pensar instalar a 8800 GT que comprei mas agora ate tou com receio do que possa acontecer.

Ah e no verao o pc estava sempre a ir abaixo sozinho. Deixava-o ligado e passado um bocado ele tava desligado. Havia vezes ate que ligava o botao de power e desligava logo passado segundos. Agora anda mais ou menos, pelo menos n tem ido abaixo.

Outra coisa alguem aspira o computador com ele desligado ou usam latas de ar comprimido?

Cumps
Kornadict
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 29, 2005 17:26

Mensagempor CryptorX » Sábado Set 19, 2009 16:22

Dizes que no verão o pc estava sempre a ir abaixo sozinho... isso a mim parece-me um caso de sobre aquecimento, suspeita essa que é reforçada com essa mensagem de erro que aparece no arranque. Não precisas de ter o CPU clockado para que ele possa sobreaquecer, basta teres o coller cheio de cutão ou então mal montado, o meu conselho é desmontares o coller do cpu, limpares bem a ventoinha e o dissipador, pores massa térmica nova e montares de novo o coller certificando-te de que fica firmemente montado, depois verifica em que encaixe da board é que a ventoinha está ligada, é provavél que tenhas a ventoinha da fan do cpu ligada no sitio errado uma vez que estou desconfiado que no encaixe próprio para a cpu fan tens a ventoinha traseira da caixa ligada, isso explica o facto de ela tar sempre em alta e a fazer uma data de barulho, é que quando o cpu aquece de mais a board aumenta a potencia da ventoinha do cpu automaticamente para descer as temperaturas, se no encaixe que supostamente seria para a ventoinha do cpu tiveres outra ligada então vai ser essa a ficar mais rápida em vez da do cpu. Mas isto tudo é só o meu palpite. Corre o Real Temp e vê quais são as temperaturas.

EDIT: Eu por acaso nunca usei ar comprimido para limpar o pc mas aconselho a usarem, aspirar o PC não me parece um muito boa ideia (dependendo da potência do aspirador :lol: ), eu por acaso até uso um aspirador com um adaptador para ficar com um tubo fininho e depois com um pincél bem seco vou limpando sempre com o tubo do aspirador em cima para apanhar o pó que levanta mas não aconselho a fazerem o mesmo, pois já tenho tido umas más experiências com cabos :| e uma vez foi um jumper que só dei por ele quando ouvi um ruido estranho no tubo do aspirador para que só estava a apanhar pó supostamente. :roll:
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Sábado Set 19, 2009 22:36

boas

concordo com ele, mas junto outras suspeitas...

1º se a fan faz barulho aconselho a comprar uma nova...
essa deve estar em fim de vida...

2º a msg...
verifica de facto, se a ligação do cooler do CPU está correcta...
com um pincel limpa bém esse cooler...
deve estar bem sujo..

verifica ainda se ele por acaso está bem seguro....
com o tempo às vezes saem do sitio...

faz o mesmo com a fan da gráfica...

3º se a board tiver mais de 3 anos convém mudar a pilha...

4º essa fonte de 700w...
se for aquela que penso é lixo...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Kornadict » Domingo Set 20, 2009 14:30

e uma Halfman 700 W custou 30 euros e qq coisa numa loja aqui perto de casa
Kornadict
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 29, 2005 17:26

Mensagempor alr_tech » Domingo Set 20, 2009 18:49

boas

aqui há uns anos acedi a vários reports sobre fontes...
e as halfman... nunca terminaram os testes de potência max...
além de apresentarem circuitos extremamente simples,....

em resumo, é uma OEM...
com mais uns 11€ compravas uma fonte muito melhor...
ex. uma Lc 550w... e se for uma GP... melhor..

bém, em relação ao resto...

já verificaste?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes