Tenho 500€ pra 1Torre, ajuda?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Tenho 500€ pra 1Torre, ajuda?

Mensagempor Red_bulls » Domingo Set 20, 2009 18:48

Boas tardes..
Pretendo faser um pequeno upgrade á maquina, por isso juntei uns trocos pra gastar lol..
Vou comprar, uma board, processador, mems e a grafica e a caixa, e tenho 500€. So vou aproveitar a fonte de 650w e o disco.
Pensei nesta configuraçao:
I5 + ASUS P7P55D + Asus Radeon HD4870 DK 1Gb DDR5 + GSkill PC10666 NQ Dual Channel 4Gb DDR3.

ou

Q8400 + Asus P5Q + ATI 4870 + Teamgroup XTreem Dark PC2-8500 5-5-5-15 Dual Channel 4Gb

Qual destas optavam?? ou fasiam outra config??
Vai ser pra jogos e filmes....

Obrigadaaa
--> ANTEC PLUSVIEW1000AMG
--> AMD 2600XP+ @ Default
--> Gigabyte 7VAXP Ultra
--> 512 PC2700 Twinmos CL 2.5
--> ATI 9500pro
--> Seagate 120g || Hitachi 80g
------Em busaca de um Opteron 148(0528)------
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 31, 2002 17:07

Mensagempor cmrosado » Segunda Set 21, 2009 7:00

A primeira configuração está boa.
Qual é a tua fonte?
Onde vaos comprar? Podes por os preços descriminados?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor Red_bulls » Terça Set 22, 2009 1:05

ja me decidi e vai ser esta config.
Q8400 ---- 161e
P5QL - PRO --- 82
XFX ATI 4890 1G DDR5 --- 196e
Kingston 4G DDR2 800 --- 80e

Tudo 525e

É bem mais em conta do que optar pelo i5, ja ultrapassava os 600e

A fonte é uma halfmoon ou algo parecido 650w.

Gracias...
--> Gigabyte 7VAXP Ultra
--> ATI 9500pro
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cmrosado » Terça Set 22, 2009 9:24

Precisas duma fonte nova e mete uma P5Q SE ou P5Q SE2.
Esses preços não são grande coisa.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Red_bulls » Quarta Set 23, 2009 0:02

A P5Q SE2 é melhor que a P5QL pro?? é mais barata a SE2...
Saao preços de uma loja ao lado da minha casa.
Vou ver se a fonte dá.. se der fico com ela.

Gracias.
--> Gigabyte 7VAXP Ultra
--> ATI 9500pro
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quarta Set 23, 2009 0:23

Se queres que te diga sinceramente, nem sei porque é que estás a ponderar a hipotese de optar num sistema baseado no socket 775, quando tens a oportunidade de ir para o socket 1156. Está bem que fica mais caro, mas se eu tivesse no teu lugar ia para um i5 nem que para isso tivesse de ficar com uma gráfica toda farçolas de 30E ou 40E e arranjar uma melhor mais tarde numa altura oportuna. Ainda para mais porque ao poupar o dinheiro de uma gráfica decente por agora ias poder optar por componentes bem melhores no resto do sistema ficando assim com uma máquina que te irá permitir o suporte a muitas eventuais novas técnologias em vez de ficares com um socket mais antigo. Em informática temos de olhar para o futuro e não para o presente, eu próprio já estou farto até aos cabelos de cometer esse erro e posso-te dizer que é bastante frustrante, por isso sempre que posso tento dar umas dicas aqueles que certamente conseguem controlar mais a ansiedade que eu o que não é dificil. :roll:

Cumps
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Red_bulls » Quinta Set 24, 2009 0:46

Nao sei se estou a mentir mas o socket 1156 tambem nao vao durar muito tempo, nao vai ser substituido pelo socket 1336 pro ano??
Mas axo que o processador Q8400 é o melhor em qualidade\preço.

Gracias..
--> Gigabyte 7VAXP Ultra
--> ATI 9500pro
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 24, 2009 11:21

boas

nop, desculpem a intromissão...
não a intel desenvolveu o 1336 para o i7.. há já quase 1 ano...
o seu preço é elevado, assim como as boards...
a maioria do pessoal apenas compra o modelo mais barato...

assim, por motivos de mercado (e do Phenom II) lançou o i5 com um socket com menos pinos e um novo C7.

assim, baixou o preço dos CPUs e das boards para o 1156..

não se espera para já novo socket...
afinal estamos em tempo de encolhas...

numa avaliação geral o i5 é melhor que o Q8400...
agora, é uma questão de custos entre os dois conjuntos completos...

a P5Q SE é melhor que a P5Q SE2 e P5QL
a P5QL traz o c7 P43 e não o P45...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Quinta Set 24, 2009 11:25

Red_bulls Escreveu:Nao sei se estou a mentir mas o socket 1156 tambem nao vao durar muito tempo, nao vai ser substituido pelo socket 1336 pro ano??
Mas axo que o processador Q8400 é o melhor em qualidade\preço.

Gracias..

O socket 1366 já saiu há bem mais tempo que o i5, foi o primeiro socket a ser lançado para os processadores da série i para os i7 que são a gama high-end da intel por possuirem controladores integrados de memórias o que lhes permite usar triple channel, os i5 são a gama mainstream e embora não possuam triple channel têm clocks bem mais altos e controladores pci-e integrados e não creio que venham a ser substituidos tão cedo, pelo menos nos próximos dois anos. Agora quando me falas em qualidade preço... bem... verdade é que um E8400 é um processador bem respeitavél e com um preço bem porreiro, mas se o puser-mos lado a lado com um i5 750 que custa mais uns 30 ou 40E então esquece lá isso... todos os i5 são quad cores e bem rápidos, não usam fsb mas sim QPI (QuickPath Interconnect) para fazer ligação com a ou as placas gráficas da mesma maneira que os i7 fazem com as memórias e mesmo assim os i5 como já referi não suportam triple channel mas também não estão limitados ao uso de memórias até 1066Mhz como os i7 920, i7 940 e i7 950 sendo que este ultimo já tem um preço que ronda os 500E e ainda nos limita nesse aspecto enquanto que com um i5 podes fácilmente tirar partido de memórias bem mais rápidas em dual channel. Com um sistema baseado no socket 1156 ficas com memórias bem mais rápidas que aquelas que um E8400 e a rspéctiva board te vão permitir, um processador com um potencial de longe superior e quando arranjares uma gráfica porreira ainda vais ter um bónus dos controladore integrados de pci-e do CPU, isto claro, como já disse, um socket actual que tão cedo não vai desaparecer. Mas cada um gasta o seu dinheiro como quer...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor cmrosado » Quinta Set 24, 2009 19:40

a P5Q SE é melhor que a P5Q SE2

Qual é a diferença?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 24, 2009 20:58

boas

ao nível de hardware...
a P5Q SE2, não trás as 8 fases, nem EPU...
usa CIs mais baratos, VIAs e outros.
controlo de fans só para a do CPU...
cooler simples no P45....

por isso é mais barata...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor cmrosado » Quinta Set 24, 2009 21:03

Sei ver benchmarks e conheço os preços do mercado mas não quer dizer que perceba muito disto...
Podes explicar-me um pouco essa coisa das fases, EPU, etc... (como se eu fosse muito burro).
Já várias vezes me questionei sobre isso mas ainda não fui investigar. Julgo saber que tem a ver com energia...
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CryptorX » Sexta Set 25, 2009 4:38

Quando tive a minha P5Q aquilo tinha lá um software que era o EPU Engine, era uma espécie de speedstep, regulava os clocks do cpu e penso que de mais coisas também de modo a adaptar o desempenho do computador ao tipo de aplicações que tivesse-mos a usar, por exemplo... se tivesse num jogo puxado ficava no modo turbo em que era feito um OC (ligeiro) automático ao cpu, se tivessemos simplesmente na net ou a ouvir uma musica entrava num modo de poupança de energia do qual não me lembro do nome mas que descia os clocks do processador. Do que me lembro eram dos simbolos que apareciam no canto inferior esquerdo (ao pé das horas) que representavam 4 modos que eram, uma pessoa a andar, um carro, um avião e por final, um foguete. Penso que isto sejam as fases a que o arl_tech se estava a referir mas não tenho a certeza, agora também não te sei dizer se isto do EPU implica algum tipo de suporte nativo por parte da motherboard ou se pode ser usado em qualquer pc mas a julgar pelo que o arl_tech disse é capaz de estar mesmo dependente da board. Só há uma coisa que me deixou profundamente confuso nisso do EPU, foi o facto de ter lá uma opção para ver-mos as de emissões de CO2 não sei do que mas que estava sempre a subir, pouco, mas sempre a subir, sei que numa semana cheguei a ter 200 ou 300g, era prai uma coisa do género :?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Sexta Set 25, 2009 10:13

boas

ok, malta....

desde à alguns anos que os principais fabricantes de hardware (em todas as áreas) decidiram que tinham de apoiar (senão levavam as belas das multas, impostos e pressão social, sim, estamos a falar de outra gente que não tugas...)
como eu estava a dizer...
o movimento green....
resumidamente, para reduzir o CO2, CO, O3, etc
através da redução da queima de combustíveis para a produção de energia eléctrica…
assim, começaram a investigar e a desenvolver circuitos que consumam o menos possível ou ajudem a poupar energia...
estes circuitos tanto podem ser hardware, software, lubrificantes ou mesmo o uso de tecnologias que ainda não são usadas por falta de aplicação prática...

assim, os principais fabricantes de hardware ASUS, Gigabyte, MSI, além, das suas associadas... desenvolveram circuitos e software que no seu conjunto permite poupar muita energia...

assim, desde algum tempo que vemos surgir novas tecnologias, ex. os Atom da intel, que consomem muito pouco para aquilo que fazem...mas, estamos a falar tb de memórias, discos, drives de todo o tipo, devices USB, gráficas, chip7, fontes, etc...
e novas tecnologias de computação, muitas ainda em hold, por causa da "crise"..

basicamente, por esta altura já devíamos ter novas arquitecturas de PCs, muito mais baratos e a consumir metade dos actuais, mantendo a mesma performance.. e que deviam levar fontes com potencias inferiores a 400W…
esperam em 2015 atingir os 120W ou menos :?

mas, enquanto isso não acontece, tem de começar por algum lado...
primeiro, fontes de alto rendimento PFCs activos, multifases activas, etc...
depois…. CPUs, GPUs, reguladores de tensão....
e o desenvolvimento de C7 mais eficientes..

Com estes desenvolvimentos, surge tb a ideia de como controlar todos estes devices dinamicamente, assim, sugiram algumas tecnologias, no caso da asus temos o EPU, que de facto é um microCPU que trabalha ao lado do C7 (infelizmente ainda não há uma norma, embora esteja em desenvolvimento)
o que ele faz... tal como foi dito, está constantemente a verificar os pedidos aos diversos devices, CPU, C7, rede, hubs USBs, etc..
depois, através de um circuito de multifases, activa ou desactiva a potencia necessária (as famosas 6 ou 8 fases, as normais tem 4 a 6 mosfets), quer para o CPU quer para as memórias, assim diminui o consumo e a temp... mas, permite ainda desactivar outros CIs na board, se notar que estes estão ociosos..
(permite o undervolt do CPU e C7 e a redução de FSB e dos outros buses, podendo ainda fazer OC, este pode ser parametrizado ao nosso gosto)
no caso da asus, só analisa e configura a gráfica se esta for da asus...

embora a maior parte do trabalho seja feita pelo hardware, um serviço faz a análise ao nível do SO e transmite os dados ao EPU... o resto dos programas serve apenas para configuração e visualização...

o pessoal dos jogos, queixa-se que em alguns casos provoca uns breaks...
mas, isso deve-se aos motores gráficos que tentam aceder ao hardware directamente e choques acontecem...

não é a perda momentânea de alguma performance que me impede de usar.. eu uso, e de facto o barulho e a temp é menor...
nunca medi o consumo, por isso não sei se existe uma poupança real..
embora testes de vários sites, indiquem que sim…

a gigabyte usa o DES - Dynamic Energy Saver Advanced…
a MSI usa diversas tecnologias DrMOS+APS+Core center..

a guerra principal é entre a ASUS e a Gigabyte…

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor cmrosado » Sexta Set 25, 2009 13:14

Obrigado pelo longa explicação.
Deve ter dado trabalho.
cmrosado
Membro Vitalício