Cooling de caixa handmade.

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cooling de caixa handmade.

Mensagempor Metallising » Quinta Set 24, 2009 13:11

Boas,

Tenho uma caixa feita por mim, em madeira (na realidade mais parece um móvel de arrumação :P).
O computador funciona num estúdio de som, como tal a minha preocupação é o ruído, assim optei por construir uma caixa totalmente fechada. Contudo, sei que tem de haver ar a entrar e sair da caixa.

Para já, estou na dúvida se devo meter a minha torre (uma caixa velha com fraco air flow) dentro da caixa de madeira, ou se devo ignorar a torre velha e espalhar somente os componentes dentro da caixa de madeira. Não faço ideia do que será melhor para manter o sistema fresco.

O que tenho em mente, ainda que nada me garanta que vai resultar, é colocar duas fans de sucção junto do processador e da gráfica (que julgo serem os componentes que mais aquecem). Eventualmente, se me indicarem que é de facto uma mais valia, poderei também usar uma fan para entrada de ar na caixa.
Cada fan adicional que coloque é mais um problema de ruído, uma vez que vou ter obrigatoriamente que prefurar a caixa para que as fans possam extrair ar para o exterior.

Entretanto lembrei-me de outra solução. Em vez de furar a caixa e usar fans (o que é um grande problema devido ao ruído que irá sair para o exterior), o que me dizem de watercooling?
Pouco ou nada percebo sobre watercooling, mas segundo li, trata-se de um método silencioso e eficaz de arrefecimento. Será que serve para o que quero? Fica muito caro??

O que me aconselham a fazer para arrefecer a caixa? quais as principais advertências?

Thanks in advance
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 28, 2007 0:51

Mensagempor CryptorX » Quinta Set 24, 2009 14:16

Uma caixa totalmente fechada e de madeira 8O ... isso é capaz de dar jeito no inverno para fazer de aquecedor... Com dinheiro que gastas num sistema de watercooling compravas uma caixa bem porreira com um bom fluxo de ar e ainda te sobrava dinheiro á vontade para comprares umas placas de cortiça e fazeres uma caixa (não justa e com entradas de ar) para pores á volta da caixa... eu não tenho nenhum estudio mas tenho uns amigos que tem uma banda e vou lá muitas vezes, eles quando querem bloquear alguma fonte de ruido é assim que fazem... cortiça para cima :mrgreen: aliás... a sala onde tocam é toda forrada a cortiça mas não merece própriamente o nome de estudio...

Agora deixares ai o belo do PC a esquentar é que não, que isso mais tarde ou mais cedo vai começar com problemas de sobreaquecimento. Sistemas watercooling também não são própriamente uma solução de refrigeração que não está dependente de fuxo de ar, pois a água que circula pelas tubagens é refrigerada por uns radiadores (acho que é radiadores que chamam aquilo) que usam ventoinhas e como a caixa é de madeira e totalmente fechada então certamente que vai haver uma acumulação constante de temperatura que vai fazer com que a agua não seja devidamente refrigerada cada vez mais. O ideal seria mesmo uma caixa com um bom fluxo de ar que já se arranjam a bons preços e uma caixa de cortiça a envolve-la mas não justa para haver uma boa circulação de ar e se quiseres melhor então seria uma caixa de cortica com duas camadas de cortiça intervaladas ai por meio centimetro ou mais.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 24, 2009 15:29

boas

não sei que maq. tens...
mas, uma coisa tens de contar, os componentes tem de ser arrefecidos...
tem de entrar ar fresco e sair quente..

as fans de 120mm são silenciosas...
mas, quando te referes a estúdio de som referes te à regie... não ao estúdio em si... ?

uma Lc power, com a sua fan de 140mm, praticamente não se ouve..
Existem outras fontes de melhor qualidade, ainda com fans mais silenciosas...
a madeira é um bom isolador de som, mas infelizmente tb do calor...

em resumo pelo menos uma fan a meter e outra a retirar...
como não vais jogar jogos, existem gráficas com dissipador passivo...

WC tb tem fans... fora o motor da bomba..
afinal alguma coisa tem de dissipar o calor da água
lembro-me que existiam dissipadores enormes quase passivos...
embora, não sei se ainda existem...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Metallising » Quinta Set 24, 2009 15:59

Agradeço as respostas.

As caixas de computador não são feitas para estúdios, por melhor que sejam, não estão desenhadas para reter todo o ruído, daí não pensar em gastar muito dinheiro numa caixa para depois não ficar satisfeito.
A cortiça pouco ou nada faz como isolador, é sim usado (e mal) como tratamento acústico. A única maneira de isolar som é através de materiais densos. Quanto mais denso, maior a retenção. E quanto mais baixa a frequência sonora, mais denso e expesso deve ser. Provavelmente já ouviste falar muito de cortiça e caixas de ovos, mas garanto-te que isso é mito acústico.

Portanto, sendo o meu objectivo não ter ruído, construí uma caixa maciça e pesada, garanto-te, bem pesada eheh.

---------

A minha máq:
AMD dual core 3800+
2GB RAM 667
MB Asrock Alive
Disco 300gbs
Gráfica HD4850 (ainda por adquirir, mas será deste genero)

Refiro-me à régie. A sala de gravação não precisa de informática (até ao dia que inventarem microfones digitais :P)
Quanto ao WC não tinha ideia que necessita-se dessa coisas todas, ignorância pura...

O que origina mais ruido no meu pc é o cooler do processador, estou com esperança que com um pouco de lubrificação aquilo vá ao sitio.
A gráfica terá cooler activo.

Quando dizem que as fans de 120mm são silenciosas, querem dizer que as outras fans fazem mais ruído?

Devo instalar 3 fans. Uma junto do processador e outra junto da gráfica para tirar o ar quente. A outra serve para meter ar fresco na caixa.

Não acredite que exista muita gente a construir um pc dentro de um "móvel", por isso talvez o melhor seja fazer e observar os resultados.
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Quinta Set 24, 2009 18:00

Quanto mais denso melhor para isolar o som?! Eu já ouvi falar de muitos isoladores de som e posso dar alguns exemplos como cortiça, esferovite, espuma de polieuratano, lã mineral etc... depois temos invenções como as já referidas caixas de ovos, carpetes nas paredes e mais uma ou outra... enfim existem carradas de materiais mas nunca ouvi falar de um que fosse denso, o mais denso que conheço é pladur (gesso cartonado) mas é do pior. De qualquer maneir eu não sou nenhum técnico de som ou algo que se pareça mas dizeres-me que cortiça é mito acústico quando eu já por dezenas de vezes comprovei que não é deixa-me no minimo confuso... No tal estudio que te falei de uns amigos meus (tocam black-metal) eles usam placas de cortiça (não sei se será só uma mas pelo menos na porta só têm uma), e se a meio de um ensaio tu sais da sala e fechas a porta a unica coisa que ouves é o famoso zumbido nos ouvidos e alguma ressonância que não passa de umas ligeiras vibrações. Quanto aos graves ja ouvi falarem disso mas passou-me ao lado tirando estarem sempre a falar dos cantos das salas e não de materiais especificos. Enfim todos os materiais que eu conheço são todos ou quase todos porosos e embora poroso não seja própriamente um oposto de denso, não anda lá muito longe. Agora também isso não quer dizer que não se usem materiais densos, mas como disse não só não conheço nenhum como te posso garantir que cortiça não é nenhum mito acústico.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Quinta Set 24, 2009 21:29

boas

hum...
deves estar ligeiramente confundido...
de facto as melhores colunas de som, especialmente as de graves são grandes e pesadas... mas, isso destina-se a limitar ao max a ressonância...
e assim obter um som mais puro...
ou mesmo a anulação devido ás diferenças de fases de um mesmo sinal...

as frequências acima da voz humana também são sujeitas ao mesmo problema, mas o problema é menor...

já alguma vez tiveste dentro de uma sala de análise de som?
eu já, a sensação é esquisita...deixas de ter a sensação de espaço..
os teus ouvidos, passam a ouvir o teu corpo...
nem os teus passos ouves
e falar, tens de falar na direcção dos ouvidos do outro...
não existe reflexão das ondas sonoras, as pequenas placas verticais e horizontais colocadas perpendiculares á parede/tecto absorvem tudo..
a parede costuma estar forrada de cortiça, tratada, parece que a transformaram num passador...

as caixas de ovos servem para simular as placas....
embora o seu efeito não seja tão sentido...

quanto ao cooler, é uma questão de colocar um melhor...
um thermalright , um big typhon, Scythe, etc...

com 12€ compras boas fans de 120mm e silenciosas

tb podes trocar o cooler da gráfica para um mais eficiente...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Metallising » Quinta Set 24, 2009 21:48

Começo este tópico com uma quote que gosto muito, por ser tão curta, objectiva e verdadeira e que basicamente condensa toda a matemática e física que está por trás.

“The transmission loss through a partition is affected by the mass of the materials used, the thickness and assembly of the barrier, and control of flanking and structureborne paths. Absorption within the rooms on either side of the partition is a relatively minor issue. For sound isolation there is no substitute for heavy, airtight construction, regardless of how you finish it.”

Richard Schrag – Russ Berger Design Group

Ainda que seja completamente off-topic eu posso explicar.

Existem dois tópicos completamente distintos nesta matéria.
- Tratamento acústico.
- Isolamento acústico.

Quando se faz um tratamento acustico de um qualquer espaço (estúdio/sala de escuta etc) o objectivo é controlar vários factores que alteram o sinal original que é reproduzido pelas tuas colunas. Como deves ter noção, quando ouves música em casa, não só estás a ouvir o som reproduzido pelas colunas, como todas as reflexões (não confundir com eco!) existentes dentro daquele espaço.

Imagina que uma onda sonora é reproduzida pelas tuas colunas, 2ms depois chega aos teus ouvidos (velocidade do som - 344km/h a 20º), 4 ms depois chega essa mesma onda novamente aos teus ouvidos mas vinda de uma reflexão numa parede, 6ms depois uma reflexão do tecto depois do chão etc etc. O ouvido humano não é capaz de interpretar estas reflexões como sons distintos, simplesmente soma tudo num único sinal. Conclusão: O som que sai originalmente da tua coluna foi completamente alterado pela interacção do espaço de escuta e assim, o que sai das colunas, não é o que chega aos teus ouvidos.

Imagem

É para isto que serve o tratamente acústico, para tratar este genero de reflexões. Além de reflexões existem muitas outras questões a ter em conta, como o ringing, frequências modais, uniformidade da difusão, linearidade de resposta etc etc. Cada problema necessita de diferentes técnicas e materiais para ser controlado. A cortiça é relativamente eficaz na absorção na gama média baixa, tal como qualquer outro material tem caracterísitcas absorsoras em determinadas frequências.
Regra geral, para tratamento nas frequências baixas são usados materiais densos e nas frequências altas materiais porosos.

O isolamento acústico tem outro propósito. Impedir que o som saia para o exterior e impedir que o ruído exterior entre no interior.
Aqui é simples: Material denso e pesado. Depois existem outros pormenores a ter em conta como a robustez da estrutura devido à transmissão da vibração e não menos importante, os acabamentos. É crucial que não hajam fugas, por mais minimas que sejam, não deve haver nem um pequeno buraco na estrutura, seria o suficiente para deitar tudo a perder...

Se quiseres ver como os produtos de tratamento acústico podem adquirir formas bizarras vê aqui, trata-se de uma conceituada empresa de investigação e desenvolvimento - http://www.rpginc.com/proaudio/proaudio-products.htm

Para concluir, da mesma forma que a cortiça é boa para absorver médios graves, as tuas peúgas/boxers ou T-Shirts pendurados nas paredes são boas para absorver a região aguda.[/img]
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Metallising » Quinta Set 24, 2009 22:34

As salas de análise são na verdade câmaras anecóicas. São espaços blindados, completamente isolados do exterior e com 0% de reflexões. Em Portugal penso só haver uma, no IST, que segundo sei, não corresponde totalmente as requisitos impostos.

Uma câmara anecóica tem este aspecto:

Imagem

Tem cones de espuma densa com aprox. 1 a 2 metros para absorção. E é completamente isolada de ruídos exteriores. Se por ventura, as paredes não forem suficientemente espessas e deixarem passar ruído exterior então os cones estarem ou não estarem é igual, porque simplesmente o som vai passar para o interior da câmara anecóica.

Deixo-vos algumas fotos de uma sala de escuta, construída somente com esse propósito.

Imagem

As fundações, com 2,5m de profundidade.

Imagem

Início da construção de uma parede interior com blocos de cimento que foram enchidos todos eles com areias de diferentes densidades, isto, para que cada bloco tenha uma diferente frequência de ressonância.
Uma camada de lã rocha a separar a parede interior da exterior, bastante comum na construção de estúdios.

Imagem

É isto que quero dizer com "densidade". Tijolo de cimento, o mais denso usado a nível industrial - Lã rocha - e nova camada de tijolo

Imagem

Conhecidas como bass traps, na prática estes espaços no tecto tem a função de "aprisionar" as frequências mais graves.

Imagem

Paredes, tecto/chão, não paralelos. Inexistência de cantos.
Isto serve para diminuir os problemas modais, que basicamente pode ser algo como picos de +30db ou - 30db a frequências especificas, que estão relacionadas com as características do espaço de escuta.

Existe muito mais para dizer, mas como devem imaginar é um assunto muito extenso. Espero ter exclarecido alguma coisa.
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Sexta Set 25, 2009 4:13

Esclareces-te até bem mais do que aquilo que eu estava á espera, eu pelos visto confundi tratamento acustico com isolamento, pensei que se trata-se do mesmo... eu disse que não era técnico de som nem nada que se pareça :| ... só de pensar que disse aquilo que disse com 100% de certeza :? , ate me sinto mal. De qualquer maneira achei o teu post bastante interessante e certamente não te tinhas dado ao trabalho de o elaborar se não fosse a minha cépticidade, não é a minha área por isso é normal que desconheça muita coisa mas nunca me passou pela cabeça que a construção de um estudio envolvesse tantos pormenores mas por um lado também não fico surpreendido. Quanto á reflecção do som até faz sentido, nao sou perito em som mas sou adepto de física e está absolutamente certo que o som reflectico demmore mais tempo a chegar ao destino pretendido, logo é capaz de gerar uma espécie de eco não percéptivel ao ouvido humano mas certamente percéptivel a uma máquina, sebem que acho é preciso ser-se extremamente escrupuloso com pormenores como esse para se tornar isso num factor imperativo... mas quem sou eu para apontar o dedo á perfeição? Só por curiosidade, és musico a tempo inteiro ou é mais um hobbie? É que parece que levas isso mesmo a sério ao ponto de teres esse tipo de cuidados que creio que estejam no extremo da perfeição dessa área. O exemplo que eu dei do """""estudio""""" dos meus amigos foi para indicar as propiedades isoladoras de som da cortiça que é practicamente total (aos meus ouvidos), mas quando se eleva o grau de exigências para aquilo que disses-te que me era totalmente desconhecido então esqueçe lá isso, é mesmo que estar a dizer que se eu alterar o grau de inclinação dos flaps de um avião comercial só um ou dois graus não deve de fazer mal nenhum :lol: . Também não era preciso estares ai com esse trabalho todo, bastava pores ai uns links que eu ia lá.

Desculpa lá ter duvidado daquela maneira...

Enfim... se és assim tão picuinhas com o barulho então vais ser complicado arranjar uma boa refrigeração para o teu pc a menos que uses collers passivos (só dissipador) que normalmente (os bons) são bem grandes, um para o cpu e outro para a gráfica, não sei qual é a tua gráfica mas dependendo do modelo pode ser que se arranje também (diz qual é o modelo da gráfica para ver isso), agora não estou é a ver nenhum coller passivo para fontes o que muito mas mesmo muito provavélmente não existe mas podes sempre por lá uma ventoinha da Noctua que não fazem barulho quase nenhum sebem que também existem muitas outras assim, mas a Noctua é referência no que toca a barulho pelo que se me tem constatado em vários fóruns e reviews que tenho visto.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Metallising » Sexta Set 25, 2009 10:37

Não sou músico, sou técnico de som.
A maior parte das coisas que disse não são pormenores, mas sim o básico na construção de um estúdio profissional. A contrução de um estúdio requer muitos conhecimentos, é por isso que existem engenheiros acústicos e material de precisão para fazer as medições acústicas.

Tal como dizes, os coolers passivos são enormes, e provavelmente não são baratos. Depois claro... a fonte... o disco e a driver de leitura são sempre mais fonte de ruído.
Como não quero gastar muito dinheiro em soluções ideais, vou comprar 3 fans, instalo-as e depois vou monitorizando a temperatura.

Obrigado pela vossa ajuda.
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Set 25, 2009 11:20

boas

:)
por acaso nunca tinha visto nenhuma em construção...
interessante..

o LNEC tb tem ou teve uma dessas salas...

mas, isso leva-me de volta à minha pergunta...
onde ias colocar o PC....
tu respondeste na regie...logo o ruido aí é algum...
desconfio que o ar-condicionado deve fazer mais barulho que o PC...
não entendo por isso essa enorme preocupação com o ruido feito por um PC moderno....

lembro-me mesmo de ver em fotos de pessoal que trabalha na área, que tinham portateis em funcionamento....
evidentemente, que podes estar trabalhar numa area de precisão...

vai por mim, se tivesses uma S4 num cooler...
ias ver o que era ruido....
e esta fan, na altura, era considerada silenciosa!

as fans de 80 são de facto mais ruidosas....
mas, a partir do momento que as fans de 120, 140mm tornaram-se baratas, passei só a usar destas.. tem rpms desde os 600 a 2000...
as de 800-1000 praticamente não se ouvem.... pelo menos ao ouvido humano...

há, verifica tb se o chip7 é passivo... aquelas fans de 40 guincham...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Set 25, 2009 15:39

Se não queres barulho coloca uma refrigeração a água para todos os componentes.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor Metallising » Sexta Set 25, 2009 17:07

É na régie que se faz a "avaliação" do material gravado, portanto, é um espaço de escuta critíca. Como tal, não pode haver ruído na régie, se houver, então é uma má régie.
É por essa razão que os estúdios profissionais investem tanto dinheiro na instalação de sistemas de ar condicionados silenciosos (que são muito caros!). A nível de computador, os Macintoshs G5 são o standard, pois além de poderosos são super silenciosos e claro, para quem trabalha com som/imagem tem muitas outras vantagens.

Neste momento, a única coisa que gera ruído dentro do meu estúdio é o meu pc e isso incomoda-me. De resto, todos os outros equipamentos são silenciosos. É por isso que estou preocupado.

O dissipador do chip7 é passivo.

Ok, vou comprar dessas, 120mm.
NOISEBLOCKER BLACKSILENTFAN XL1 - 6,5euros - parece bem? 16 dBa está ok para mim.

Segundo consta, o WC não fica barato e não é totalmente isento de ruído.

Quando a coisa tiver toda montada deixo aqui umas fotos.
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Sexta Set 25, 2009 17:57

Existem várias alternativas, o meu pc é praticamente inaudível, é preciso estar com a cara ao lado da caixa para o ouvir a passagem de ar e é somente isso, não ligues aos componentes que tenho na minha assinatura pois alguns já são diferentes e isso teve impacto.

A fonte de alimentação é uma das fontes de ruído, tens duas opções, ou compras uma fonte realmente silenciosa ou alteras a ventoinha da que tens por uma silenciosa, a primeira opção é a mais segura mas também a mais dispendiosa, sem gastares muito dinheiro tens as fontes da Nexus que têm boa qualidade e são por norma muito silenciosas, se puderes gastar um bocado mais tens as fontes da Corsair que é o caso da minha.

Existem dissipadores para o processador e para a placa gráfica (que não sei se tens, pelo menos sem ser onboard) praticamente inaudíveis e sem ser necessário gastares muito dinheiro.

Em relação a ventoínhas, desde que controles a tensão a que elas trabalham, consegues mantê-las praticamente inaudíveis, especialmente as de 120 e de 140mm.

Watercooling é uma opção mas ficaria bastante mais caro oferecendo resultados semelhantes, apesar de ser possível ter um sistema passivo, ou seja, apenas radiador sem ventoinhas e neste caso irias eliminar a maioria das fontes de ruído, terias de te dar a algum trabalho extra para posicionares o radiador de forma a este poder dissipar o calor e teria de ser um radiador com uma dimensão superior ao "normal". No caso do watercooling terias outra fonte de ruído, a bomba de àgua, para a silenciar terias de arranjar maneira de a isolar, tanto pelo som como pelas vibrações. De qualquer das formas, a fonte de alimentação é sempre um componente que terás de ter em conta.

Espero ter ajudado! ;)
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Metallising » Sexta Set 25, 2009 20:32

O meu problema está essencialmente no cooler do processador (AMD 2x 3800+ 64 bits), é daí que vem a maior parte do ruído. A fonte é rasca, de marca branca, mas nem a oiço. De qualquer forma, como vou adquirir um gráfica nova, Sapphire HD4850 com um cooler da Vapor-X, vou precisar de uma fonte nova que será uma Corsair VX550W. Aproveito para perguntar se os coolers da Vapor-X são silenciosos??

Para não estar a gastar mais dinheiro, vou meter a tralha toda dentro da caixa feita por mim e instalar o sistema de refrigeração. Se ouvir alguma coisa, que dúvido muito, trato de comprar um cooler para o processador novo.

Como controlo a voltagem das fans?? Qual os valores de tensão que devo usar para uma 120mm ou 140mm?

Penso que WC já está fora de questão, essencialmente devido ao preço.
Metallising
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes