Projectos Redes (Ideias) Postem :)

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Projectos Redes (Ideias) Postem :)

Mensagempor MIGO » Terça Set 29, 2009 9:19

Boas pessoal,

Estou no ultimo ano de redes (Universidade) , e estou sem ideias para o meu projecto final.

Se alguém tiver umas ideias para projectos finais postem :thumbsup:, todas as ideias são bem vindas.

Nada de programacao e base de dados ;)

Obrigado.
Editado pela última vez por MIGO em Terça Set 29, 2009 12:35, num total de 1 vez.
MIGO
Novato
Novato

Registado: Terça Set 29, 2009 9:18

Mensagempor cyberj » Terça Set 29, 2009 9:38

Se calhar é melhor dares mais informação, que tipo de Projecto é?

O que necessitas de fazer? Que tipo de rede queres usar?
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor MIGO » Terça Set 29, 2009 12:27

cyberj Escreveu:Se calhar é melhor dares mais informação, que tipo de Projecto é?

O que necessitas de fazer? Que tipo de rede queres usar?

Bem o projecto, sera um projecto final de curso (Universidade) e tem como objectivo por-mos em pratica o que aprendemos neste caso redes.

Dentro de redes existe uma vasta area de possiveis projectos, neste momento estou sem ideias gostava que postassem ideias para possiveis projectos que involvessem redes sem por em questao que tipo de rede etc.

Esqueci-me de mencionar que so projectos que envolvam redes tirando a programacao, base de dados.
MIGO
Novato
Novato

Mensagempor cyberj » Terça Set 29, 2009 13:55

Podes apresentar um projecto "virtual" como se tivesses a desenhar uma rede para uma empresa que tivesse:

1 Sede (Edificio com Varios Andares)

2 ou 3 Sucursais espalhadas pelo pais.

Assim conseguias abranger varias areas de Networking, (LAN, WAN, WLAN)....

Se quiseres ainda podes colocar serviços em cima da rede como voz, video, e colaboração...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor skyruner » Quarta Set 30, 2009 17:52

Exacto, era nisso que estava pensar, pois o meu projecto final de curso foi algo do género.

Podes começar por indicar:
- quantos andares tem cada edificio
- em que andar fica o bastidor
- em que andar fica o servidor
- definir políticas de acesso ao servidor
- definir uma política de uso para os funcionários da empresa
- definir tipos de backup para cada servidor
- definir em em que andares estarão os APs
- indicar que material vais usar para sustentar a rede, como placas, tipo de cabo (e ainda se usas cobre ou fibra), switches, router, access points, tipo de ligação para a WAN (cabo ou adsl) e qual o débito necessário
- escolha de software para o servidor, como servidor DHCP, DNS, LDAP, SAMBA etc. (caso uses Linux), o que neste caso, o uso de um Windows Server será, à partida, mais simples de explicar e configurar, principalmente se usares uma segunda máquina para aumentar a redundância e fiabilidade da rede
- escolha de software para clientes
- definir políticas de acesso ao servidor como partilha por grupos/users
- podes sempre usar algo que está em voga, nomeadamente a virtualização de máquinas (uma máquina a correr um Debian, como 2 ou 3 servidores instalados)
- definir como se ligam as filiais à sede, que pode ir desde os protocolos usados, infra-estrutura, tipo de ligação, software, etc.
- configurar uma solução VoIP com números dedicados
- configurar uma solução de vídeo-vigilância com acesso restrito ao pessoal da segurança e aos manda-chuva da empresa

E a lista nunca mais acaba.

Uma coisa, vais ter de apresentar um projecto propriamente dito ou uma solução empresarial a funcionar a 100%?
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor MIGO » Quinta Out 01, 2009 7:58

O projecto que terei de apresentar, tem de ter um motivo :wink: por exemplo criar uma rede empresarial nao posso, mas fazer um upgrade a uma rede existente ja posso.

Tem de ser algo criativo, que faca a diferenca :wink:
MIGO
Novato
Novato

Mensagempor skyruner » Quinta Out 01, 2009 14:36

Mas tens alguma rede que uses como base?

É que melhorar algo que não existe é complicado... ;)
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor flexow » Sábado Out 03, 2009 23:55

que curso é? qual a universidade? podes dizer?

Na minha opinião... desenhar uma rede para projecto de final de curso é básico. Se queres fazer alguma coisa decente relacionado com redes... programação com sockets is the way to go. Ou algo mais na área de investigação relacionado com redes móveis.

Se estás mesmo numa onda de desenho e projecto de chacha, opta ao menos por uma arquitectura onde uses routing estático, mais ospf e bgp (no minímo).
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2008 11:01

Mensagempor net_shark » Terça Out 06, 2009 10:03

flexow Escreveu:que curso é? qual a universidade? podes dizer?

Na minha opinião... desenhar uma rede para projecto de final de curso é básico. Se queres fazer alguma coisa decente relacionado com redes... programação com sockets is the way to go. Ou algo mais na área de investigação relacionado com redes móveis.

Mais um que so vê JAVA e RMI á frente :P :P :P :P

Falando a serio, um diz que quer um projecto sem BD nem programação, pq deve ter apanhado um susto valente (confessa lá) para fazer as cadeiras respectivas, o outro quer transforma-lo em engenheiro de software (a unica profissão que algumas empresas ditas de tecnologias de informacao em pt, parecem reconhecer)... venha o diabo e escolha a sorte dele...
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes