Ligação Wireless a 300~400 metros

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor tucanos » Quarta Set 23, 2009 0:24

Obrigado...Não precisas de ser irónico...por acaso não tinha visto que este tópico tinha uma segunda página...segundo penso,a ideia é ajudar...e participarmos na resolução de problemas...depois dizem que ninguem fala neste forum...Deus à só um...e não sou eu...
E fica aqui o meu pedido de desculpas por ter dado uma ideia errada para a resolução do problema.
tucanos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 20, 2006 17:24

Mensagempor CryptorX » Quarta Set 23, 2009 0:37

tucanos Escreveu:Obrigado...Não precisas de ser irónico...por acaso não tinha visto que este tópico tinha uma segunda página...segundo penso,a ideia é ajudar...e participarmos na resolução de problemas...depois dizem que ninguem fala neste forum...Deus à só um...e não sou eu...
E fica aqui o meu pedido de desculpas por ter dado uma ideia errada para a resolução do problema.

É na boa, também me farto de mandar gafes e penso que toda a gente também (uns mais que outros mas todos), errar é humano :wink:. Se não fossem alguns membros aqui do HCP a corrigirem-me nalguns posts havia por ai mais pc a explodirem... mas o que conta é a intenção... Tens que ler uns livros sobre Kant :lol:
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Vtech » Quarta Set 23, 2009 7:05

tucanos Escreveu:Obrigado...Não precisas de ser irónico...por acaso não tinha visto que este tópico tinha uma segunda página...segundo penso,a ideia é ajudar...e participarmos na resolução de problemas...depois dizem que ninguem fala neste forum...Deus à só um...e não sou eu...

Épa não me leves a mal, sou mesmo assim sempre na brincadeira, só disse o que disse porque devias ter visto melhor o post, pois se a solução fosse assim tão simples não ia já com duas páginas, de qualquer maneira gosto muito de ajudar os outros e é isso que me faz vir aqui de vez em quando, não foi com intenção de te ofender.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor net_shark » Terça Out 06, 2009 10:34

Por experiencia propria, eu acho dificil, o que pretendes.

Em distancias superiores a 100 metros, tens de obrigatoriamente usar antenas direcionais do tipo yagi (cilindricas) ou parabolicas, com pelo menos 15dbi.
É possivel ter distancias muito superiores a isso, na ordem de kms de distancia, mas estamos sempre a falar de situações com LoS.
Por exemplo, há antenas colocadas na zona historica de Gaia, cujo sinal é recebido sem problemas do lado do Porto. Ou seja, atravessa o rio sem problemas, MAS com linha de vista.

Sem LoS, so com triangulação de uma 3a antena, ou por reflexao. Ambas as situações não são muito praticas de se conseguir, e sem tentativas acho que ninguem pode-te garantir nada aqui.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor LuisFilipe » Terça Out 06, 2009 12:21

net_shark Escreveu:...
Sem LoS, so com triangulação de uma 3a antena, ou por reflexao. Ambas as situações não são muito praticas de se conseguir, e sem tentativas acho que ninguem pode-te garantir nada aqui.
Podia por uma antena parabólica velha em cima do 3º prédio para fazer a reflexão.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor SilentWalker » Terça Out 06, 2009 23:00

bem, no fundo e no meio desca conversa TODA quem tinha razao era eu
e akilo resolveu-se tudo
mas uns conecimentos tabem nao ficam mal a ninguem
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor CrOhN » Quarta Out 07, 2009 14:10

CryptorX Escreveu:Boas...

Desculpem lá o tempo que demorei a responder...

O problema já tá resolvido, o cota dele ofereceu-se para lhe pagar a net e prontos... é o que dá querem sair de casa mais cedo, precipitam-se e quando começam a ver as contas ao fim do mês é isto, mas tá tudo resolvido. Mas agora com a conversa dessas nanostations despertaram-me a curiosidade e era pena "encerrar" o tópico agora que a conversa estava a ficar interessante. Alguém me pode explicar melhor o que é isso e como funciona? Eu posso ir googlar mas se houver por ai alguém que use dessas... huuumm... coisas... era melhor para ficar com uma ideia mais apurada do que é. Aliás, até já estive a googlar uma bekita para ver imagens e pela ideia com que fiquei, pareceram-me uma espécie de antenas exteriores rectangulares e muitas apareciam montadas em parabólicas, agora não sei se se precisam de alguma placa especifica, router ou outro dispositivo qualquer. É que pela maneira como voçés falam delas deixaram-me curioso :D e ainda mais curioso fiquei com as imagens que vi. Embora já não seja preciso, não se esqueçam que para aquilo que era preciso, bastava terem um alcance de 300~400 metros, era para o rapaz apanhar o meu router e não o PoSAT-1 :lol: é que a julgar pelo aspecto de algumas que vi também não devem de andar lá muito longe agora os preços também não devem de ser própriamente acessivéis... i guess.

Bom, eu comecei a usar as Nanostations à cerca de 1 ano, na altura necessitava de uma solução que me desse 2600m, sem linha de vista (uma casa e bastante arvoredo pelo meio). Comprei duas NS2, + 2 antenas de 24Db. Link feito a 36Mbits. Passado um ano, continuam estáveis que nem rochas. Uso tambem 2 NS5, num link dedicado de cerca de 250m, com a potência de saida a 10Db.

Sinceramente, só tenho a dizer bem! Compactas, fiáveis, estáveis, performance quanto baste. Só a titulo de exemplo, as minhas NS5 têm neste momento cerca de 180 dias de uptime, com mais de 1 Terabyte de tráfego contabilizado.

Imagem

Conheço inclusivé um caso de uma amigo que tambem tem um link meio manhoso, este não tem linha de vista, são uns 400m, com obstrução de monte e habitações, a verdade é que estão linkadas a 11Mbits. Até eu fiquei de boca aberta quando ele me mostrou.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor net_shark » Quarta Out 07, 2009 15:54

Parecem ser muito interessantes.
Cuidado é com o uso da banda a (5GHz). Em Pt a anacom, so autoriza 802.11a para indoor, ou temporariamente (nao dizem quanto) para outdoor.

Ainda não passaram a caça multas, como mts institutos da treta, mas nao sei se no futuro isso mudará.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Quarta Out 07, 2009 17:51

net_shark Escreveu:Parecem ser muito interessantes.
Cuidado é com o uso da banda a (5GHz). Em Pt a anacom, so autoriza 802.11a para indoor, ou temporariamente (nao dizem quanto) para outdoor.

Ainda não passaram a caça multas, como mts institutos da treta, mas nao sei se no futuro isso mudará.

Pois, estava a reparar nisso mesmo, na zona Euro creio que só mesmo 2,4GHz.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Quinta Out 08, 2009 3:25

Vtech Escreveu:

Pois, estava a reparar nisso mesmo, na zona Euro creio que só mesmo 2,4GHz.

Sendo assim então porque é que permitem a venda ao publico? Ou porque é que não pedem algum tipo de licença especifica. Certamente que não tão á espera que alguém vá comprar uma antena (se é que se pode chamar de antena) com um alcançe superior a 2Km para indoor.

CrOnN Escreveu:Conheço inclusivé um caso de uma amigo que tambem tem um link meio manhoso, este não tem linha de vista, são uns 400m, com obstrução de monte e habitações, a verdade é que estão linkadas a 11Mbits. Até eu fiquei de boca aberta quando ele me mostrou.

E eu aqui ás turras por causa de um prédio :roll:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor net_shark » Domingo Out 18, 2009 0:54

CryptorX Escreveu:
Sendo assim então porque é que permitem a venda ao publico? Ou porque é que não pedem algum tipo de licença especifica. Certamente que não tão á espera que alguém vá comprar uma antena (se é que se pode chamar de antena) com um alcançe superior a 2Km para indoor.

A venda é permitida sem restrições. O Uso é que tem as restrições que indiquei atrás.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CrOhN » Domingo Out 18, 2009 7:50

Pelo que li, as utilizações indoor são para a faixa 5150-5350.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes