vais votar hoje?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Quarta Out 07, 2009 17:32

Porque é que não pensam fora da velha esquerda/direita? Seriam pessoas mais felizes.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Mamil0s » Quarta Out 07, 2009 20:15

Azarael Escreveu:Porque é que não pensam fora da velha esquerda/direita? Seriam pessoas mais felizes.

É verdade... Porque é que não transcendemos para um outro patamar acima dessa tão horrível dicotomia?
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 16:04

Mensagempor Azarael » Quarta Out 07, 2009 20:27

Are we trying to troll ? :roll:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Out 08, 2009 20:55

Há que por as coisas em perspectiva. Este governo foi dos mais polémicos e, quer se concorde ou não, foi dos que mais coisas mudou (ou pelo menos tentou, levando a um descontentamento quase geral). E quando todos diziam que isto estava perdido, eles conseguiram ser reeleitos. Podem andar a contar os deputados, ou arranjar outras termos de medida, a verdade é que o partido no governo continua o mesmo.

E o CDS chegou a "ter" 2% nas sondagens.. Conseguiu quase 20% e é a terceira força no parlamento. E pode chegar ao governo..

Mas se preferem contar os deputados, força.. Agora dizer que o PCP ganhar um deputado é uma grande vitória.. É o mesmo que o fazer por o Benfica ganhar a taça da liga.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Azarael » Quinta Out 08, 2009 21:29

Bad_Cop Escreveu:Há que por as coisas em perspectiva. Este governo foi dos mais polémicos e, quer se concorde ou não, foi dos que mais coisas mudou (ou pelo menos tentou, levando a um descontentamento quase geral). E quando todos diziam que isto estava perdido, eles conseguiram ser reeleitos. Podem andar a contar os deputados, ou arranjar outras termos de medida, a verdade é que o partido no governo continua o mesmo.

Este governo não mudou nada tal como os seus predecessores, uma coisa ali outra ali, mas reformas a sério não fez. Mesmo o que o anterior ministro da saúde tentou fazer (e até certo ponto executou) não seria exactamente uma reforma, mas era mais uma tentativa de manter o SNS tal como ele está.
Ou seja, eu não consigo encontrar alguma receita realmente nova no trabalho do governo.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor DJTDias » Domingo Out 11, 2009 12:53

Claro que sim x)
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Out 11, 2009 13:57

Do que saliento:

- mexeu o ensino superior (e por inerência a investigação portuguesa);
- fez uma boa política energética (e apresenta um plano que coloca Portugal muito bem posicionado no que toca a produção de energia renovável e nos deixa menos dependentes de Espanha);
- tentou mexer na saúde (e na minha opinião até não mexeu mal exceptuando alguns casos embora não tenha conseguido fazer uma grande reforma);
- tentou acabar com progressões automáticas de carreira na função pública e diminuiu o numero de funcionários públicos;
- foi contra alguns lobys como os farmacêuticos e os professores, pena que não tenha força ou vontade para ir contra alguns outros;
- há um maior rigor fiscal.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azarael » Domingo Out 11, 2009 14:43

Bem, tens que ser mais específico. E repara que falo em novas receitas. Mas pronto, falando em generalidades.

No ensino superior, a maior mudança foi Bolonha, mas isso é mais uma iniciativa a nível europeu;
Nada contra a construção de barragens;
Isso é o que já falei, as mudanças que foram feitas e/ou tentadas foram para as coisas continuarem como estão. O modo de funcionamento do SNS continua igual, tal como, na minha opinião, era a intenção de qualquer um dos ministros da saúde;
Tentar não chega nestas coisas, ou se faz ou não. E a diminuição vai em encontro ao que o anterior governo fez;
Quais foram os resultados desse "confronto" ?
Bem, rigor não sei se será a palavra, tendo em conta o nível elevado com que são anulados os processos de execução fiscal.

@O que interessa
Pá, qualquer governo (ou melhor quase todos) aplicam sempre algumas medidas positivas, agora o que interessa é o geral, se deram atenção aos maiores problemas do país. E se o resultado dessa atenção foi positivo.
Tendo em conta o que eu acho que são os maiores problemas do país e o estado dessas coisas neste momento, a minha opinião infelizmente só pode ser negativa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Out 12, 2009 0:06

Os acordos com MIT e CMU não foram uma iniciativa europeia.

O resultado dos confrontos? Bem, o confronto com os farmacêuticos trouxe finalmente farmácias para os hospitais. É um pormenor mas que faz jeito e falta a muita gente. Depois o negócio das farmácias deixou de ser exclusivo aos farmacêuticos..
Nos professores pode vir aí um sistema de ensino melhor. Eu passei por lá à pouco tempo (6 anos) e sei bem que há muito professor que devia estar a cozer meias. Avaliá-los é urgente e a opinião dos alunos deve contar.

Quanto às reformas de fundo, em tempo de crise é difícil. Eu tenho alguma esperança para o segundo mandato nesse sentido.
Quando ao rigor, são alguns processos anulados mas não deixa de se tributar mais e melhor. Hoje há muito menos empresários a fugir ao fisco.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azarael » Segunda Out 12, 2009 2:02

Bad_Cop Escreveu:Os acordos com MIT e CMU não foram uma iniciativa europeia.

O resultado dos confrontos? Bem, o confronto com os farmacêuticos trouxe finalmente farmácias para os hospitais. É um pormenor mas que faz jeito e falta a muita gente. Depois o negócio das farmácias deixou de ser exclusivo aos farmacêuticos..
Nos professores pode vir aí um sistema de ensino melhor. Eu passei por lá à pouco tempo (6 anos) e sei bem que há muito professor que devia estar a cozer meias. Avaliá-los é urgente e a opinião dos alunos deve contar.

Quanto às reformas de fundo, em tempo de crise é difícil. Eu tenho alguma esperança para o segundo mandato nesse sentido.
Quando ao rigor, são alguns processos anulados mas não deixa de se tributar mais e melhor. Hoje há muito menos empresários a fugir ao fisco.

@O que interessa
Na parte dos negritos é que acho que disseste tudo, e repito o que disse, medidas positivas todos os governos fazem, o que interessa é o geral.
Se reflectires, sabes bem que o que descreveste face aos problemas que existem é muito pouco.

@Divagações...
- Sinceramente, apesar de concordar com a medida de farmácias deixarem de ser propriedade exclusiva de farmaceuticos, tenho alguma dificuldade em ver as grandes vantagens para o consumidor disso. Coisas como medicamentos unidose e/ou um sistema mais adequado para definir o preço dos mesmos seriam medidas mais positivas. Se é mesmo para ir contra os interesses farmaceuticos estas coisas parecem me mais interessantes.
- Desconheço qual é o estado actual do processo de avaliação dos professores, mas sinceramente, considerando que são prof. externos à escola, com a possibilidade bem real de estarem à caça de um lugar, que fazem a avaliação é uma ideia que me faz comichão.
Mas sinceramente, o processo foi todo mal feito, um confronto deve ser a última coisas que se faz, não a primeira. É que faço mesmo a pergunta depois de tudo o que foi feito, quais são os resultados ?
E mais uma vez, o Ministério da Educação falou de relativamente pouca Educação propriamente dita.
- Tempo de crise é das melhores altura para se fazerem mudanças, porque se sente mesmo a sua necessidade. Além que nem tudo é explicado com 'crise'. Outra vez, soa me demasiadas vez a desculpa e não a uma explicação. Além que no fim do dia, é-me muito díficil encontrar nos governos uma intenção clara de mudar, as receitas continuam sempre as mesmas.
- Hoje também há muito menos empresários PONTO. :lol:
Mas agora a sério, o fisco tornou-se um carrasco, por exemplo, acho que não estou a confundir mas até foi atrás de uma junta de freguesia que passou a usar uma frota a biocombustiveis por não pagar o ISP. :lol: Se procurares encontras mais eps. deste género. Mas no entanto, o contrário é bem diferente. Por exemplo, mesmo que estejas a dever .50 €, tens que pagar, agora se o fisco te tiver a dever 15 €, aí nah, não vale a pena.
E vou ver se encontro, a noticia com a percentagem de processos judiciais que são anulados...

Fisco teve que anular dívidas de 536 milhões de euros em 2008
01.07.2009 - 09h49 - Última Hora / Economia

Durante o ano passado, a administração fiscal exigiu o pagamento de mais de 536 milhões de euros de impostos a mais de 318 mil contribuintes, mas teve de recuar por decisão judicial, reclamação dos próprios contribuintes, anulações feitas pelos próprios serviços, declarações de substituição e outras situações não especificadas.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Out 12, 2009 2:33

Anulou dívidas.. Não teve de devolver dinheiro.

Quanto ao que interessa, com a crise orçamental que tínhamos e internacional que sobre nós caiu eu acho que o governo não tem dinheiro para reformar nada. Ainda assim tentou informatizar a justiça, os sindicatos não gostaram, tentou simplificar as escrituras, a ordem (que mais parece um sindicato) dos notários não gostou, quando se introduziram os genéricos, os médicos não gostaram.. É o costume.
Eu sei que o que descrevi é pouco. Sei também que o estado teve bastantes participações positivas face às adversidades. Quando a autoeuropa insinuou sair, o estado disse que tinha de devolver os subsídios e amainou as coisas, na quimonda participou dentro das suas possibilidades, embora a recuperação desta dependa muito pouco do estado português, apoiou bastantes pme's (pode não ter sido da maneira mais correcta com algumas, mas isso opiniões há muitas e depois de as coisas acontecerem é fácil dizer que se tem razão).
Em termos de política externa também acho que teve bem, exceptuando o apoio ao egípcio na unesco.
Convém também lembrar que o menor défice da democracia portuguesa foi conseguido por este governo. É certo que foi graças a um grande aumento da receita e a alguma diminuição do numero de funcionários públicos, mas não deixa de ser um indicador em que o governo "esteve bem" (e sim, sei que este ano vai descambar mas também era espectável numa economia como a nossa).
Houve também bastantes medidas positivas como o simplex, os e-oportunidades e e-escolas e parece-me haver também mais formação nos centros de emprego.

Podia ter feito mais, mas também houve quem tivesse feito menos. Não gostei de algumas coisas, como a privatização da REN, entre outras.

Nas divagações, tirar as farmácias aos farmacêuticos permite teres farmácias em sítios onde não há farmacêuticos. Tens dinheiro, abres uma farmácia e contratas um farmacêutico recém-licenciado. Permite também que os medicamentos sem receita médica sejam vendidos noutros espaços, como super-mercados. E concordo com os medicamentos unidose, como é lógico.
Quanto aos professores, assim que o governo falou em avaliar os sindicatos falaram em greve. Portanto apesar das balelas que os senhores dos sindicatos dizem na TV, eles tiveram tanta vontade de negociar como o governo. E entre avaliar com defeitos ou não avaliar, eu prefiro aguentar os defeitos, mas é a minha perspectiva.

Tens também de compreender que como sou novo também não acompanhei assim tantos governos e é fácil que este se destaque pela positiva. :mrgreen:
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azarael » Segunda Out 12, 2009 11:59

Anulou dívidas.. Não teve de devolver dinheiro.

Aquela não era a notícia que procurava*. Até ouvi em primeira mão um relato muito engraçado em que um burocrata das finanças concordou com o queixoso, no entanto, disse-lhe que era assim e tinha que ir a tribunal.

*E mesmo assim é se ser bastante tolerante quando se chama aquilo de 'eficiencia'.

Quanto ao que interessa, com a crise orçamental que tínhamos e internacional que sobre nós caiu eu acho que o governo não tem dinheiro para reformar nada.

Com o dinheiro a acabar como é que vai ser ? Pá, nem tudo é uma questão de dinheiro, além que a despesa aumentou, por isso, foi de facto gasto mais dinheiro de qualquer maneira.

Olha, não me apetece muito divagar, por isso, vou tentar ser mais curto. Tudo o que descreveste são velhas receitas*. Focando até no orçamento, o "equilibrio" das contas públicas por aumento das receitas**, o uso de receitas extraordinárias (a venda da REN foi isso), e algumas medidas cosméticas são velhas receitas que não resolvem os problemas.

*embora em muitos casos no seu expoente máximo.

**passar o efeito do descontrolo das contas públicas para a economia

@O que interessa
Eu até posso nomear mais medidas que este governo aplicou com as quais concordo (consigo ver mais cores para lá do preto e branco) , agora no geral o trabalho do governo foi insuficiente e contra-produtivo em muitas áreas.
Há até uma expressão, "confundir a árvore com a floresta" que acho que se aplica ao que quero dizer aqui.

PS: Ui, também não sou assim tão velho. :lol:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes