Ligar router wireless a modem da cabovisão

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligar router wireless a modem da cabovisão

Mensagempor Wave » Sexta Ago 28, 2009 9:43

Boas,

Aderi à cabovisão e como já tinha um router wireless (ADSL) quero mantê-lo.

Liguei o router ao modem por cabo ethernet, e configurei o router para: NO DHCP para poder receber o ip do modem.

Consigo ligar à net com a ligação ethernet, mas em wireless não se liga à rede, alguem me consegue dar um help? :( :(

Router: DLINK DSL-G624T

Tanx ;)
Wave
Novato
Novato

Registado: Sexta Ago 28, 2009 9:34

Mensagempor alr_tech » Sexta Ago 28, 2009 10:22

boas

é mesmo um modem ou é um router?

o ipconfig dá o quê?

se for um router ainda te safas... senão... não vai dar...

esse router (Dlink) é privado de um ISP, mas segue a nomenclatura da Dlink...

assim, define um IP para LAN no mesmo segmento do router cabo
MASK e Gateway igual ao do cabo.

desligar, o modem se existir opção
desligar o DHCP;
desligar o NAT;
Desligar o DNS ou colocar, se existir a opção para usar o DNS do router cabo.
Desligar a firewall, só funca com o modem ADSL...
desligar todas as outras opções Portforwarding, routing, mac filters, etc...

a partir daqui, é só configuração do Wifi...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Wave » Sexta Ago 28, 2009 10:32

Sorry, expliquei-me mal. Com a cabovisão tenho um modem (ao qual não consigo aceder), e como já tinha um router wireless (dlink), liguei-o por rj45 ao modem.

Se ligar o router por ethernet ao portatil, consigo ter acesso à net, e os ips, dns, etc, são os da cabovisão, ou seja, o router comunica com o modem, e o meu portatil comunica também. Até aqui tudo fine.
Para conseguir isto configurei o router, desabilitei o dhcp no router, a fim de obter os ips directamente do modem.

A questão é: Não tenho wireless.

Do pouco ou nada que percebo de redes, significa que, creio eu, o meu router não está a difundir.

Relativamente ao wireless, a unica coisa que fiz foi colocar uma chave wpa, tal como tinha anteriormente.

Cumps
Wave
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Ago 28, 2009 11:14

boas

se de facto tens mesmo só o modem, significa que apenas tens um IP....
o que é normal...

logo apenas vais ter um Pc ligado de cada vez...

de qq maneira tens de fazer tudo o que te disse acima...
mas, apenas uma maq. pode aceder..

mais, como estás ligado directamente ao ISP...
tens o teu router aberto a todos... como tal do ponto de vista de segurança, quem quiser pode aceder...

espero que o portátil tenha a firewall activa e tenhas antivirus e antiadware...

atenção que com o dlink tinhas uma certa protecção dada pela firewall do router...

ou seja, não serve para o que queres....
trata de arranjar um router broadband... 30 a 40€ para a norma G..
mais para a norma N

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Wave » Sexta Ago 28, 2009 12:44

Boas,

então, mas este router é Wireless G ADSL2+.
Creio que serve, ou não? :?

Mais... defini WPA no router, precisamente para inibir o acesso externo.

O problema parece-me acontecer na difusão do wireless.
Quando estou com a ligação por RJ45 ao router tenho acesso. Quando desligo o cabo e fico em wifi, "vejo" o router, mas ele não "vê" a internet.

Ainda vou tentar dar mais umas voltas ao assunto, mas quaisquer sugestões são sempre bem-vindas ;)

Tanx
Wave
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Ago 28, 2009 14:36

boas
então, mas este router é Wireless G ADSL2+.
Creio que serve, ou não? Confused
não...
só se o teu modem cabo... tivesse ou suportasse NAT e tivesse DHCP.... (existem alguns, mas, não parece ser o teu caso...)

como não tem não dá...

se queres ter algo eficiente tens de comprar um router broadband sem modem algum.. e depois já podes ligar ao modem cabo...
aí todos os clientes já poderão partilhar a net...
Quando estou com a ligação por RJ45 ao router tenho acesso. Quando desligo o cabo e fico em wifi, "vejo" o router, mas ele não "vê" a internet.
fazendo ipconfig /all (numa janela de DOS) o que obtens?

se vês o router é porque tens um IP qq do segmento do router, porque senão não verias nada...

isso acontece porque não tens as coisas bém configuradas...

em resumo para haver comunicação ethernet, tens de ter um IP na porta de rede (ou wifi) senão não há comunicação e não verias nada...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Engdsantiago » Quinta Out 08, 2009 14:58

Boas,

Eu também tenho a Cabovisão e o respectivo modem deles.

Há alguns meses comprei um router e está a funcionar muito bem.

Tive apenas o cuidado de o instalar conforme as instruções, porque eu não percebo nada destas coisas de IP e Gateway e etc... tenho tido problemas por não conseguir tirar o maior partido por não perceber o funcionamento disso.

No entanto, a net funciona ás mil maravilhas, tenho um PC que liga um cabo ao router e os portáteis ligam-se por wireless, depois de introduzida a chave de segurança que o router configurou ao inicio.

Sei que para configurar o router tenho de ir a http//192.168.1.1 e pouco mais.

Eu configurei assim:

1-Todos os aparelhos desligados.
2- ligar o modem à corrente e esperei 2min.
3- liguei o cabo ao router e de seguida a corrente do router e esperei 1 min.
4-Liguei um cabo ao router-portátil e depois liguei o portátil.
5-abri o internet explorer e digitei 192.168.1.1 - enter
6-a página do router abriu e começou a configuração, tens de escolhar o dynamic IP (cabovisão) e depois o router instalou tudo "quase" automáticamente.

Ao principio dava-me sempre erro pois eu insistia em escolher o IP, mas afinal tinha era de seleccionar o dynamic IP.

Não sei se ajuda alguma coisa, o meu router não é igual a esse, é um NETGEAR.

Se puder ajudar em mais alguma coisa pergunte!
Engdsantiago
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 08, 2009 13:56

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 08, 2009 16:22

boas

o que se passava com ele é que ele tinha um router com modem ADSL embutido...
ou seja não tinha porta WAN, como aquele que compraste...

ora um modem cabo simples sem NAT, não consegue traduzir o IP externo em outros internos...

em resumo quando ele ligava o modem dele a uma porta LAN do router ADSL, apenas tinha um IP que é aquele que o ISP fornece...

por isso apenas podia ligar um cliente....

para o teu caso especifico, acho que tu fizeste tudo bém, embora eu aconselho mudar o SSID, e colocar WPA-PSK ou personal, e em encriptação usar WPA-WPA2 e TKIP+AES...
chave com pelo menos 20 caracteres..

cumps

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Out 08, 2009 18:20

Qual é o ?
Que modem mixiruca é esse, até o ST516 é um router, bolas...

Portanto não dá para configurar o Router/wireless/modem porque não tem porta WAN ?

Pelo que precebi quando ele liga o modem e o Laptop ao router, este fica a fazer de switch certo ?

Não dara para configurar o router para encaminhar da rede interna para a externa e o mesmo para o wireless ?

Eu fiz isso só com o wireless mas eram 2 routers, um ST536i e um Pirelli DRG A223G.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Engdsantiago » Sexta Out 09, 2009 0:05

alr_tech Escreveu:
para o teu caso especifico, acho que tu fizeste tudo bém, embora eu aconselho mudar o SSID, e colocar WPA-PSK ou personal, e em encriptação usar WPA-WPA2 e TKIP+AES...
chave com pelo menos 20 caracteres..

Obrigado pelo conselho, o meu router durante a configuração perguntou qualquer coisa sobre isso, como já tinha visto a net da universidade tem WPA qualquer coisa, então pensei que WPA-WPA2 deveria ser ainda melhor, foi exactamente essa que mencionaste que acabei por escolher, a chave também escolhi com 20 caracteres, mas foi apenas uma coincidencia, podia ter sido mais.

Agora tenho uma curiosidade se me souberem esclarecer.

Ora, eu tenho dois portáteis, um está sempre na secretária e practicamente já deve estar colado pois há mais de 1 ano que não sai daquele sitio. O outro é o que anda diariamente comigo.

Pergunta:

Estando eu em casa num deles, consigo detectar o outro, em rede, no entanto não consigo aceder ás pastas partilhadas pois pedem-me um login e password para entrar, mas não tenho nenhuma!

Alguém me sabe explicar?

No fundo o que eu queria era aceder ao disco do outro PC.

Obrigado.
Engdsantiago
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 08, 2009 13:56

Mensagempor LuisFilipe » Sexta Out 09, 2009 0:38

Engdsantiago Escreveu:Pergunta:

Estando eu em casa num deles, consigo detectar o outro, em rede, no entanto não consigo aceder ás pastas partilhadas pois pedem-me um login e password para entrar, mas não tenho nenhuma!

Alguém me sabe explicar?

No fundo o que eu queria era aceder ao disco do outro PC.

Obrigado.
Acho que o que tens que fazer é colocar o user e password do user com que entras no PC, se ele entra automáticamente tans que ver qual é o user que está a ser usado, no XP tans no menu em cima e acho que no vista também. É com esse user que tens que entrar.
A password ou não tens e não colocas (acho que o vista não deixa) ou tena que saber qual é a password, podes estar a usar um tweak para entrar automaticamente.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor alr_tech » Sexta Out 09, 2009 10:50

boas
LuisFilipe Escreveu:...
Portanto não dá para configurar o Router/wireless/modem porque não tem porta WAN ?

Pelo que percebi quando ele liga o modem e o Laptop ao router, este fica a fazer de switch certo ?

Não dara para configurar o router para encaminhar da rede interna para a externa e o mesmo para o wireless ?...
Tal como dizes sem reconfigurar o mapeamento dos serviços respectivos, neste caso do NAT (mas não será o único), para usar outra porta, ex.: uma das LANs...
não existe a possibilidade de fazer o que ele pretende....
a ligação directa a uma porta LAN, quando funciona e tal como disseste, terá um comportamento de switch...
como o IP do ISP e os IPs dados pelo DHCP são forçosamente diferentes...
não existe maneira de ele aceder à net... a não ser de uma única maq.

aquela, que se configurar em primeiro lugar no ISP...

ora se é possível ou não fazer tal reconfiguração... digo-te que em 99% dos caso não consegues, o software dos router é muito simples e pre-configurado para aquilo que foi definido...
mesmo que tenhas um router que através de umas manigâncias e criação de regras consigas fazer tal, tb necessitas de ter bons conhecimentos na matéria, assim como tempo para testares as diversas opções...

restam-te, algumas hipóteses.... como o uso de firmware de terceiros....
embora para o caso de modem/router seja escasso e são muitos poucos os modelos que tal funcione......

ou seja não tem propriamente a ver com router mais simples...

as coisas por wifi, são um pouco diferentes...
ai já tens as regras base de routing estabelecidas...
depois é uma questão de conhecimento e unhas...

em relação ao amigo Engdsantiago ...
aconselho criar um user/password nas duas maq., atenção, que este par deve ser igual nas duas maq.
deve pertencer pelo menos ao Grupo "power user"..

depois em cada partilha, colocar este user...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes