Pilhas recarregáveis - AA

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pilhas recarregáveis - AA

Mensagempor Silver_Razorback » Quinta Out 22, 2009 9:53

bom dia,

visto que maior parte dos equipamentos domésticos requer alimentação através de pilhas, decidi começar uma campanha privada que consiste em migrar das convencionais para as recarregáveis.

numa pesquisa recente, deparei-me com uma notícia antiga que me tinha passado completamente ao lado. pilhas AA recarregáveis por USB.

USBCell

de facto parece-me que a vantagem destas é mesmo a conveniência e não a resistência, como dizem nesta review.

isto despertou-me um pouco para a minha ignorância em toda a 'ciência' que rodeia valores relacionados com mAh e etcs. depois pus-me a considerar compatibilidades e etc. acho que é um tópico de interesse geral e estou interessado em ouvir opiniões, e se for caso disso, aprender algumas coisas.

que comece a chuva de posts :D
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor cyberj » Quinta Out 22, 2009 11:26

Basicamente há 3 tipos de baterias recarregáveis:

NiCd: Primeiras pilhas recarregáveis que surgiram. Tem como principal defeito o efeito de memória. Só poderiam ser carregadas quando totalmente descarregadas, senão não duravam nada.

NimH: Eliminou o efeito de memória, mas no entanto devem ser carregadas com 1/10 da corrente máxima delas, se queremos que durem bem. Tb. não devem ser deixadas descarregadas muito tempo, senão estragam-se. Além disso sofrem com a temperatura. Há 2 formas de carregar estas baterias: com um sensor de temperatura (que poucas tem) que detecta que a bateria está carregada quando atinge uma determinada temperatura; ou com base no deltaV/deltat negativo (i.e., quando a bateria está carregada, no fim a sua tensão diminui ligeiramente)

IoLi: As melhores em termos de tamanho/capacidade. No entanto tem um temperamento mau, ou seja tendência para explodir se a carga não for bem controlada

O que te recomendo comprar são as NimH:

Em relação à "pontencia das mesmas" posso dizer-te que já realizei alguns teste pessoais....

Posso dizer-te, em termos comparativos com as pilhas Alcalinas Normais:

Pilha recarregavel NimH 2700 = Duracel Ultra
Pilha recarregavel Nimh 1800 = Duracel Plus...

É Claro que isto que estou a dizer foi um teste pessoal que fiz com a minha maquina fotografica digital... por isso, vale o que vale...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor DarkJR » Quinta Out 22, 2009 12:22

eu tenho carregador e pilhas do lidl e digo-te por 4€ elas têm durado no rato entre 2 a 4 meses e no comando da x360 entre 4 e 6 meses, só têm um defeito levam entre 30 a 48 horas a carregar depende da "poetencia", já usei daqueles carregares super rapidos e não duram sequer 1 mes as pilhas.. prefiro tar 2 dias a espera que carregar tao frequentemente, outra coisa e julgo ser igual em todas as marcas e tipos é.. se passares muito tempo sem usar elas após recarga perdem a sua capacidade gradualmente até que usas e tão praticamente nas lonas lol
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 22, 2009 12:50

boas

idem...
de qq maneira para comandos não recomendo...
por causa do problema relatado....
mas, para cameras, brinquedos, consolas e sempre abrir....
demoram de facto tempo a carregar...
mas, compensa...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Silver_Razorback » Quinta Out 22, 2009 21:46

pois, mas para comandos tambem são necessárias. senão repara:

comando da tv / da placa de tv no pc,

comando do dvd / para funções dvd na consola,

comando da aparelhagem / do sistema de som

comandos extras nas consolas, tipo as campainhas buzz :D

ratos ou teclados sem fios

máquina fotográfica digital (a minha é a pilhas e não a bateria...)

o relógio com despertador na mesa de cabeceira.... :x

sem incluir o mp3 que tambem é a pilhas, mas são AAA.

enfim se vamos a contar as necessárias... e imaginem que ainda me lembrava de ir buscar o velho gameboy à gaveta das velharias? eram logo 4 mais 4 em standby para quando as primeiras 4 acabassem :D

outra coisa que temos de ter em atenção é o consumo.

uma coisa que tambem comprei por cerca de 1 euro foi uma peça que mede a quantidade restante de carga. dá muito jeito.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor DarkJR » Sexta Out 23, 2009 0:52

eu cá em casa assim por alto tenho coisa de 26-30 pilhas, em maior quantidade as de AA e uma muita pequena quantidade de AAA
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor alr_tech » Sexta Out 23, 2009 8:53

boas

todo o aparelho que demore mais de 1 mês a descarregar...
é bateria que vai viciar, mais cedo...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Out 24, 2009 2:30

a falta de respostas à questão destas pilhas com interface usb faz-me pensar que ninguem tem ou não usa...pois tambem me interessava saber quais as possiveis vantagens em adquirir pilhas recarregáveis ''normais'' ou estas que TAMBEM se recarregam por usb.

para já, o preço é um factor de peso, e o facto de serem 'fracas' (1300mAh apenas) tambem não abona a favor.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Sábado Out 24, 2009 14:07

Silver_Razorback Escreveu:a falta de respostas à questão destas pilhas com interface usb faz-me pensar que ninguem tem ou não usa...pois tambem me interessava saber quais as possiveis vantagens em adquirir pilhas recarregáveis ''normais'' ou estas que TAMBEM se recarregam por usb.

para já, o preço é um factor de peso, e o facto de serem 'fracas' (1300mAh apenas) tambem não abona a favor.

A unica vantagens dessas pilhas é não termos de andar com o carregador atrás sempre que vamos em viagem...

No entanto devem ser mais pesadas, e tenho algumas duvidas no encaixe da "tampa" da pilha, que pode ganhar folgas...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes