Vista Ultimate vs Seven

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vista Ultimate vs Seven

Mensagempor Ricardo.JQC » Sexta Nov 13, 2009 20:06

Boas pessoal.

Neste momento tenho o Windows Vista Ultimate devidamente actualizado e a funcionar bem. Tenho lido recentemente que se consegue mais performance com o Windows Seven.

Será que vale a pena a troca?

Sistema:
Asus P5KPL
Kingston 2 x 1GB 667
Core 2 Duo E6320 (stock)
Gigabyte 8600 GT OC
Seagate 250 GB (primário)
Maxtor 250 GB (secundário)

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor Silver_Razorback » Sexta Nov 13, 2009 22:15

que tal...

instalares o win7 numa VM e veres se gostas ou não de trabalhar nele.
experimentas um pouco por ti próprio e logo vês se vale a pena ou não.
estar a falar em ganhos de performance é sempre relativo. não te esqueças que o SO tambem vai ser ligeiramente mais exigente.
ainda não sei muito como é da questão de drivers e compatibilidades.
pessoalmente acho muito cedo para migrar para um SO novo, visto que o win-vista está agora finalmente a atingir uma estabilidade bastante positiva.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Ricardo.JQC » Sexta Nov 13, 2009 22:20

Silver_Razorback Escreveu:que tal...

instalares o win7 numa VM e veres se gostas ou não de trabalhar nele.
experimentas um pouco por ti próprio e logo vês se vale a pena ou não.
estar a falar em ganhos de performance é sempre relativo. não te esqueças que o SO tambem vai ser ligeiramente mais exigente.
ainda não sei muito como é da questão de drivers e compatibilidades.
pessoalmente acho muito cedo para migrar para um SO novo, visto que o win-vista está agora finalmente a atingir uma estabilidade bastante positiva.

Precisamente por causa disso que estou na dúvida.

Têm-me sugerido essa migração dado que há muita gente que está satisfeita com o SO e dizem, inclusivamente, que este é o melhor SO desenvolvido até agora.

Mas como ganhei estabilidade com o Vista Ultimate, e penso que melhorou imenso depois do SP1, coloco em dúvida esta mesma migração.
Como não experimentei nunca uma VM, então não pensei em melhor maneira do que vir perguntar a quem provavelmente já o experimentou e já teve Vista antes.

Cumprimentos. ;)
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Silver_Razorback » Sexta Nov 13, 2009 22:32

Ricardo.JQC Escreveu:Como não experimentei nunca uma VM

exacto, logo agora tens uma excelente oportunidade para matar dois coelhos. aprendes um pouco sobre o assunto e tiras a dúvida se migras ou não.

eu tambem estou com XP no fixo, VISTA no laptop, e vou testar o win7 numa VM para brincar um pouco.

ando a construir um post que trata tambem do assunto de VMs. passa por lá que todas as dúvidas são bem vindas.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor andyrock » Sábado Nov 14, 2009 0:45

O 7 não é mais exigente que o vista. Tudo é mais fluido no 7, mesmo em máquinas antigas como a minha.

Quanto a drivers não tenho tido qualquer problema. Há drivers vista que funcionam no 7, e quando não funcionam facilmente se obtém o update.
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Nov 14, 2009 13:21

andyrock Escreveu:O 7 não é mais exigente que o vista. Tudo é mais fluido no 7, mesmo em máquinas antigas como a minha.

Requisitos do sistema para o Windows 7
Código: Seleccionar todos
Se pretender executar o Windows 7 no seu PC, é necessário o seguinte:
•Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
•1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
•16 GB de espaço disponível no disco rígido (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
•Dispositivo de gráficos DirectX 9 com controlador WDDM 1.0 ou posterior

Requisitos adicionais para utilizar determinadas funcionalidades:
•Dependendo da resolução, a reprodução de vídeo pode necessitar de memória adicional e hardware de gráficos avançados
•Alguns jogos e programas podem precisar de uma placa gráfica compatível com o DirectX 10 ou superior para se obter um desempenho ideal

Requisitos do sistema para o Windows Vista
Código: Seleccionar todos
Windows Vista

o Processador: 800 MHz 32-bit (x86) or 64-bit (x64) processor
o System Memory: 512MB
o Graphics Memory: 128MB
o HDD Free Space: 15GB

não confundir requisitos físicos com performance.
só mesmo tendo duas máquinas exactamente iguais a correr cada uma um dos SO em simultaneo é que se pode atestar e comparar a sua performance.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor andyrock » Sábado Nov 14, 2009 15:20

Eu tenho os dois instalados na mesma máquina, e não tenho dúvidas quanto à performance de cada um no meu sistema.

Quanto a instalar numa máquina virtual é uma perda de tempo... Vai ficar lento que se farta, não vai ter metade das funcionalidades gráficas e não vai dar para concluir nada sobre se vale a pena ou não instalar como SO de trabalho.

Eu tive uma abordagem diferente nas minhas transições de SO.

Este laptop tinha o XP, instalei o vista numa partição à parte. Adaptei-me e nunca mais arranquei pelo XP. Agora apaguei a partição do XP e instalei o 7, tendo ficado com o vista e com o 7... Duvido que, em situações normais, volte a arrancar pela partição do vista.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Nov 14, 2009 17:07

andyrock Escreveu:Quanto a instalar numa máquina virtual é uma perda de tempo...

é a tua opinião. eu pessoalmente penso que é um processo indispensável. principalmente se for apenas para questões de testes. e se tiver de instalar múltiplas distros de linux só para brincar um pouco...arranjo uma partição para cada uma delas?

andyrock Escreveu:Este laptop tinha o XP, instalei o vista numa partição à parte. Adaptei-me e nunca mais arranquei pelo XP. Agora apaguei a partição do XP e instalei o 7, tendo ficado com o vista e com o 7.

aparentemente gostaste do novo SO e abandonaste o antigo. e se não tens gostado? não era tambem uma perda de tempo?

eu propus uma alternativa. tu propões outra. o Ricardo.JQC agradece.

eu gosto de testar as coisas em ambiente virtual primeiro. se gostar migro. se não gostar...delete. easy.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Ricardo.JQC » Sábado Nov 14, 2009 21:00

Agradeço, sem dúvida.

Eu tenho um disco livre e talvez teste aí. Se bem que a ideia da VM também não me desagrade, pode até ficar como uma ideia futura.

Mas limita-nos a utilização do SO com uma VM?

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Sábado Nov 14, 2009 23:56

Ricardo.JQC Escreveu:Agradeço, sem dúvida.

Eu tenho um disco livre e talvez teste aí. Se bem que a ideia da VM também não me desagrade, pode até ficar como uma ideia futura.

Mas limita-nos a utilização do SO com uma VM?

Cumprimentos.

Sem duvida visto que a VM emula um hardware especifico e o que me parece mais limitativo é a gráfica mas tem que investigar, de qualquer modo esquece o Virtual PC da Microsoft é um caracol vai antes para a vmWare que consegue ser quase tão rápica como a máquina real.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Silver_Razorback » Domingo Nov 15, 2009 13:14

LuisFilipe Escreveu:Sem duvida visto que a VM emula um hardware especifico e o que me parece mais limitativo é a gráfica mas tem que investigar, de qualquer modo esquece o Virtual PC da Microsoft é um caracol vai antes para a vmWare que consegue ser quase tão rápica como a máquina real.

sim, não esquecer que o ambiente virtual não tem as mesmas condições que um sistema nativo. se fores testar um jogo recente que puxe pela gráfica numa VM..sim vais notar a diferença.

se ficares pelo ambiente windows para instalares aplicações e testares mods e tweaks e poderes estragar à vontade, não notas diferença praticamente nenhuma.

eu estou a mexer com o 'VMware Player 3.0'. é freeware.

no entanto, voltando à questão original..se tiveres uma partição à parte sem uso, que possas usar para o efeito..porque não? pessoalmente não gosto de envolver vários SOs em multiboot. mas provavelmente vai ser a maneira mais fiel de realmente testares o 7.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Ricardo.JQC » Domingo Nov 15, 2009 13:27

Silver_Razorback Escreveu:
LuisFilipe Escreveu:Sem duvida visto que a VM emula um hardware especifico e o que me parece mais limitativo é a gráfica mas tem que investigar, de qualquer modo esquece o Virtual PC da Microsoft é um caracol vai antes para a vmWare que consegue ser quase tão rápica como a máquina real.

sim, não esquecer que o ambiente virtual não tem as mesmas condições que um sistema nativo. se fores testar um jogo recente que puxe pela gráfica numa VM..sim vais notar a diferença.

se ficares pelo ambiente windows para instalares aplicações e testares mods e tweaks e poderes estragar à vontade, não notas diferença praticamente nenhuma.

eu estou a mexer com o 'VMware Player 3.0'. é freeware.

no entanto, voltando à questão original..se tiveres uma partição à parte sem uso, que possas usar para o efeito..porque não? pessoalmente não gosto de envolver vários SOs em multiboot. mas provavelmente vai ser a maneira mais fiel de realmente testares o 7.

Sim porque, pensando melhor, seria uma boa forma de estabelecer comparações se bem que o Vista nesta altura estará, a termos de estabilidade, melhor que o Seven. Já tem o SP1, muitas actualizações, etc.

Não queria tirar um para pôr outro, pelo menos para já porque assim poderia estabelecer alguma comparação e se o Seven não me agradasse, ia embora.

Já tenho o Vista instalado numa partição, basta instalar o Seven na outra que ele faz o multi-boot automaticamente, certo?

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor andyrock » Segunda Nov 16, 2009 23:00

Se arrancares a instalação do 7 pelo ambiente vista, ele configura automaticamente o multiboot.
Se arrancares pelo CD vais ter de configurar o multiboot mais tarde com um aplicativo tipo EasyBCD. Foi o que eu fiz... Mas facilita-te a vida arrancares pelo vista.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Nov 17, 2009 16:37

Boas, arranquei pelo CD de instalação e até agora, faz o multi-boot normalmente...

Até agora, tenho os dois e pelo primeiro contacto que tive com o Seven, gostei bastante. Agora vamos lá ver se todo aquele brilhantismo gráfico se traduz em performance, tenho que o explorar.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor andyrock » Terça Nov 17, 2009 23:44

Engraçado que eu fiquei sem multiboot quando instalei arrancando a partir do CD... Depois pesquisei na net e fiquei com a ideia que quando se instala arrancando a partir do vista isso não acontece...

No entanto pode ser devido ao facto de eu ter o vista no D: e ter instalado o 7 no C:, onde estava inicialmente o XP.

Mas como já referi resolvi tudo com o EasyBCD rápidamente.
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes