Moderadores: Administradores, Moderadores

Danone Escreveu: O ideal é dar o salto para o x64 que tem o mesmo preço.
Abraço

Nuno Baptista Escreveu:Danone Escreveu: O ideal é dar o salto para o x64 que tem o mesmo preço.
Abraço
Pois,mas eu só tenho 2 GB de ram,e não me está a apetecer instalar €€€ mais ram

[Dica] Quantidade máxima de RAM que o Windows XP reconhece.
- Com o preço baixo das memórias, muitas pessoas tem comprado computadores com 4GB de ram. O problema é que quando se usa um sistema operacional 32bits, o máximo de memória que ele consegue endereçar é 4 gb.
Primeiramente vamos entender o que significa uma arquitetura x64 (64bits) e x86 (32bits):
INTRODUÇÃO
O que significa x86 e x64? Estes são nomes dados à família (arquitetura) dos processadores fabricados pela Intel e AMD, mas para o nosso entendimento, basta sabermos que x86=32bits e x64=64bits! Logo, 32 e 64 significa a quantidade de bits que o sistema operacional trabalha de uma só vez. Veja o exemplo:
32 bit = 2^32 = 4.294.967.296
64 bit = 2^64 = 18.446.744.073.709.551.616
obs: ^ significa potência, logo 2^2 (dois ao quadrado)=4.
Lembrando que o computador utiliza somente números binários (formados por 1 e 0), para encontrar a quantidade máxima de números que podemos representar, elevamos 2 à quantidade de bits. Este resultado representa o valor máximo que os processadores conseguem manipular em uma única operação. Então para isso, não precisamos só de um Sistema Operacional com 64bits, precisamos também de um processador que trabalhe com este tipo de manipulação (todos da série Core2Duo, Core2Quad, Core2Extreme, AMD Athlon64, AMD Opteron, entre outros).
Em aplicações comuns como Excel, World, Internet, E-mail... tanto faz utilizar 32 ou 64 bits, dificilmente essas aplicações trabalharão com números maiores que 4 bilhões. Mas como saber o "melhor"?
PROBLEMA:
"Coloquei 4GB de memória no meu computador, a bios reconhece 4096MB mas meu Windows só reconhece 3,5GB (um pouco mais ou um pouco menos)."
Pra começar, seu Windows reconhece os 4GB, ele só não pode utilizar tudo. Veja porque:
Resumidamente, existe uma "coisa" chamada endereçamento. O processador trabalha com a memória dando um endereço para cada posição dela. Lembra que 32 bits trabalha com números até 4,2 bilhões? Logo, ele só pode endereçar essa quantidade de posições (4Gb). Agora você se pergunta: "se endereça até 4GB, porque não consegue endereçar minha memória de 4GB??". Calma, sua memória não é o único dispositivo que precisa ser endereçado, está esquecendo da sua placa de video, placa de TV, placa de som, portas USB? Sendo assim, esses 4GB de endereços serão divididos entre os dispositivos do computador e o que sobrar vai para a memória.
Como vimos, a redução da quantidade de memória disponível depende dos dispositivos instalados, contudo, para evitar possíveis problemas de incompatibilidade de hardware, as versões de 32 bit do Windows Vista limitam o total de memória disponível em 3.12GB (podendo ser menor caso hajam muitos dispositivos instalados).
SOLUÇÃO
Agora fica fácil entender o que acontece quando seu Windows não "reconhece" os seus tão sonhados 4GB. Ele é uma versão x86 (Vista ou XP).
Para resolver este problema, primeiro você deve verificar se o seu processador trabalha com 64bits.
SIM, MEU PROCESSADOR TRABALHA COM 64 BITS: Ótimo, basta instalar um sistema operacional x64 e parte dos seus problemas estarão resolvidos. Sim, PARTE, porque resolverá o problema do endereçamento de memória mas surgirão outros como incompatibilidade com alguns softwares, pois nem todo aplicativo está pronto para trabalhar com a arquitetura 64 bits (o que também não chega a ser um problema, pois eles são emulados). Então cabe a você usuário ver se vale apena ou nao.
NÃO, MEU PROCESSADOR NÃO TRABALHA COM 64 BITS: Agora ou você se contenta com pouco mais de 3GB de memória ou instala uma versão do Windows que permita utilizar 36 bits (endereçando 64Gb. Mas este assunto exige um conhecimento maior sobre Sistemas Operacionais e sua arquitetura.
32 OU 64 BITS?
Na teoria, o melhor seria sempre o de 64bits, pois trabalha com mais informações de uma única vez (não precisa dividir numeros acima de 4 bilhões), endereça mais de 4GB de memória, é a tecnologia do "futuro"...
Mas nem sempre a prática mostra a mesma coisa, veja porque:
Por ser uma tecnologia mais ou menos nova. Muitas aplicações ainda não trabalham nativamente na arquitetura 64. Então o SO cria uma pasta no computador "Arquivos e Programas (x86)" para simular os aplicativos de 32 na nova arquitetura. E nada simulado é igual ou melhor a algo nativo.
Voce se pergunta: "então, por que colocar um SO de 64 se ainda não existem programas suficientes que aproveitem essa arquitetura??".
E eu te respondo que o principal motivo é o endereçamento de memória. Sistemas Operacionais baseados em 32bits não conseguem trabalhar com mais de 4 bilhões de endereços (4Gb). Ou seja, se voce tiver uma máquina com 4GB de RAM, uma VGA de 512MB e ainda placa de som, rede, usb... seu SO só vai conseguir trabalhar com pouco mais de 3GB de RAM. Então, neste caso, só 64bits para endereçar tudo.
Outro motivo para usar 64bits é quem utiliza ferramentas gráficas 3D ou aplicações de alta precisão. O que é um caso mais raro.

MetalFatigue Escreveu:net_shark Escreveu:64bit só se justifica acima dos 3GB de RAM, por causa dos limites de endereçamento 32 bits do Windows (qq versão), ou para as (poucas) aplicações e jogos que utilizam especificamente 64bits.
Não exactamente. As versões server permitem bem mais. Mesmo que algumas estejam limitadas a 4GB máximos, pode-se desbloquear. No entanto para tal é preciso ligar o PAE e para isto é necessário que a Board também o suporte Por isso normalmente se dizer que só reconhece acima dos 4GB (isto é todas as memórias internas, RAM e Grafica incluidas) nos 64bits, visto que normalmente esta tecnologia só está acessível em servers e tem um penalti de performance teoricamente. Mas algo difícil de comprovar.
Por exemplo as edições enterprise e Datacenter do server permitem até 64GB de memória em 32bits. A microsoft usa também isto como uma estratégia de licenciamento para ver se encaixa mais algum.

Voltar para Sistemas Operativos
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes