forunista Escreveu:Nelson_ Escreveu:Então que digam isso, mas não usem uma expressão que custou milhões de mortes. Basta imaginar o exterminio de quase tota a população portuguesa, e penso que isto diz tudo.
O conflito Israel e Palestina dura há décadas, ao contrário do Holocausto que não chegou a uma década. Não sei até agora quantas vitimas palestinianas e já agora libanesas, fez durante décadas mas certamente são às centenas de milhares. Mesmo que interessasse aqui o nº de mortes e não o modo de actuação, seria assustador.
Só um a parte; a comparação dos números de mortes do Holocausto com Portugal é ainda mais acentuada se falarmos dos soviéticos que foram mortos, 20 milhões.
Disseste bem, o conflito!! Ambas as partes estão em conflito. Na segunda guerra mundial os judeus nem puderam defender-se, foram aprisionados, humilhados, despojados de tudo o que tinham, sujeitos as experiências ediondas e torturados até à morte com fome e gaseados.
Sabias que a morte pelo gás que eles usavam era lenta e extremamente dolorosa? Imagina-te a arder por dentro. Sabias que os alemães substituiram os militares que colocavam as pastilhas do gás por judeus pq os militares começaram a ficar malucos com os gritos de dor que ouviam dentro das câmaras?
Estamos a falar de um dos crimes mais horrendos da história da humanidade, extermínio puro e simples, de civis. O que acontece na Palestina é um conflito, entre duas nações, com baixas de ambos os lados, mas com a supermacia natural de Israel. Sou contra este conflito e contra a morte, nem que fosse de um senhor de 103 anos a vegetar ligado a uma máquina. Não faz sentido e aí concordo contigo.
No entanto percebo que diga o que disser vais dar sempre a volta com outros argumentos que nada justifica a imbecilidade de chamar nazis a um povo que sofreu o que sofre na 2ª Grande Guerra, independetemente do que façam agora.
Em relação aos sovieticos que morreram, concerteza que não estás a falar no total de civis pois não? Se são militares são mortes como as alemãs, como as britanicas, francesas e americanas que tiveram de lutar pela vida, não são mortes indefesas. Porque não as somaste todas? Dão bem mais que os 20 milhões ou não? Ou será que os sovieticos são mais humanos que os restantes?
Não quero tirar partido de nenhum lado, apenas quero deixar claro que na minha opinião, se deve olhar o todo com imparcialidade, analisar os factos e não ideologias. Falamos de pessoas, de vidas, de uma história feita, não de ideais ou partidos.
Cumps