criar cd/dvd de arranque de MS-DOS

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

criar cd/dvd de arranque de MS-DOS

Mensagempor rstudio » Quarta Dez 30, 2009 15:26

Quero fazer um cd de Arranque de MS-DOS, mas não desses Boot cd's que se vêm por aí, com menus etc , eu queria um cd como se fosse um velhinha disquete de arranque, (isto porque não tenho drive de disquetes), em que se arranca e vai logo para o dos sem qualquer intervenção. (depois quero configurar o autoexec e config para meu proveito)..

o objectivo final é arrancar através do DOS,para ser prático e simples (para pessoas simples trabalharem) e como tenho o XP não é possível,
não me estava a apetecer comprar um drive, ou instalar o windows 98
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mar 11, 2008 20:21

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 30, 2009 15:39

P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor rstudio » Quarta Dez 30, 2009 17:15

esqueci de referir que quero aceder à drive c: e que a tenho formatada em NTFS (XP) ,.
de facto estes sistemas que deste arrancam, mas não me servem de muito pois não consigo aceder ao disco c:
alguns têm umas drives virtuais , mas não acede ao c:

será que só formatando para fat32 ?
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 30, 2009 17:17

Explica lá melhor qual é o objectivo final que pode ser que haja alguma forma mais correcta de o fazer?
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor rstudio » Quarta Dez 30, 2009 17:54

o objectivo final é mesmo arrancar o mais simples e prático em ms-dos sem menus e intervenções , para trabalhar no disco C onde tenho o XP em NTFS.

como um típica disquete de arranque para o windows 98.

isto porque tenho um programa antigo baseado em ms-dos.
Apesar de trabalhar em sistema windows, só se consegue reinstalar no puro ms-dos (só assim detecta a chave (um ficha mesmo hardware) no terminal para a impressora.
É um programa de facturação.

antigamente tinha esse programa no pc antigo Ppentium 120 lol) com o windows 98, mudei agora para outro com o xp, mas posso querer um dia reinstalar etc, e para isso preciso arrancar em ms-dos como fazia com uma disquete de arranque no antigo pc em win98.

Além disso normalmente usava a disquete como boot , e configurava (autoexec) para automaticamente entrar no programa, além de ser mais rápido que iniciar o windows 98, era mais simples para outras pessoas entrarem no programa, (pois não sou só eu que utilizo o pc, e como só é usado para facturação).

Agora quero tudo isto com cd e sem perder o xp.
(bem melhor que disquete, e ainda por cima não tenho drive A no pc),

também podia ser em PEN, era melhor e mais editável, já tentei de várias maneiras (google it) mas nunca consegui sequer arrancar.
Desconfio do boot da bios, tenho usb-hdd, usb-zip,usb-Fdd, e penso já ter tentado todos.

será possível alguma em NTFS e xp?
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Dez 31, 2009 11:40

boas

as disquetes de DOS normal ou Msdos não fornecem suporte a NTFS...
o que é lógico...
mesmo com o surgimento do XP, a Ms continuou a não dar suporte através de DOs...
assim, foram criados drivers por terceiros que tens de instalar e mudar no config SYS

procura por info DRDOS
vê por aqui...

cumps e bom ano
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor rstudio » Sexta Jan 01, 2010 20:35

vou pesquisar então.

obrigado a todos pelas dicas, talvez a solução melhor é formatar e instalar o xp em fat32.

EDit:

Formatei, criei nova partição (para não ter problemas em arrancar com o MS-DOS) com fat32 e menos de 8 gigas.
realmente consigo agora aceder ao disco c: com um cd boot de MS-DOS do windows 98 ou ME
http://www.allbootdisks.com/download/iso.html

Mas tenho um problema que não estou a perceber!

queria alterar o autoexec.bat e config.sys desse boot CD, alterei com o power isso, gravei, vou verificar se ficou bem , e está alterado o config e autoexec, mas quando faço o boot pelo CD, e vou verificar o autoexec e config, em MS-DOS não estão alterado como tinha no cd.
além de faltarem ficheiros que adicionei ao cd.

isto se for em dos, porque no windows estão lá os ficheiros, (NO CD) e o autoexec encontra-se de facto alterado.

de referir que o cd arranca em MS-DOS como se fosse disquete em drive A:

porque acontece isto?
como posso alterar o config e autoexec.?
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Segunda Jan 04, 2010 10:20

boas

acho que foi uma parvoíce, mudar isso para fat32...
mas, é contigo...

explica-te melhor...
como deves estar a imaginar no cd não podes mudar nada...
por isso não entendi o que mudaste?
no disco?
autoexec.bat and NT systems
Using Autoexec With Windows Xp Professional?

The autoexec.Bat file is virtually obsolete on NT systems (NT4, Windows 2000, XP, Vista, Windows 7). It is maintaned for 2 reasons.

1. On Windows 2000 and XP the sytem will read environment variable definitions from this file, primarily for the convenience of anyone upgrading from Windows 98, ME. ALL other comands will be ignored. I believe Vista and later will not do even this. This feature can be disabled in the registry.

2. Some old DOS and 16 bit Windows applications will attempt to read or write to this file and will fail if it is not present. Applications can do whatever they wish with this file but it will be completely ignored by the system, aside from the possible exception of environment variables as explained above.

NOTE:

config.Sys file - Totally ignored on all NT systems.

system.Ini, win.Ini files - maintained for compatibility with old 16 bit applications ONLY. All other commands will be ignored.

Larry Miller, Microsoft MCSA
-reply by Larry Miller

este link tem mais ideias..
Copy the c:\Windows\System32\Config.nt file to the same directory as your DOS program. Edit it to show the configuration you want, just as you would in any MS-DOS operating system.
Save them with a new name then bring up the Properties dialog for the DOS program, click the Program tab, and click the Advanced button. Enter the Config filename you created for the program and Windows XP will run the program in its own customized environment.
This can also be done for autoexec.

mais um link...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor rstudio » Terça Jan 05, 2010 17:02

sim mudei para FAT32 para evitar mais trabalho e moer mais a cabeça, pois já estava farto de andar no google para resolver o meu problema.

sei que com uns driver's diferentes, e até com outro DOS, se pode ler o disco em NTFS.
mas também sei que só preciso do tal pc para o tal programa de facturação, então pensei porque não mudar para fat32 ?..
afinal só vou querer arrancar o pc em ms-dos.
o windows fica só para alguma configuração etc.

alr_tech Escreveu:boas

explica-te melhor...
como deves estar a imaginar no cd não podes mudar nada...
por isso não entendi o que mudaste?
no disco?

mas era isso que queria, eu vejo o cd como uma disquete,( claro não posso mudar no cd, mas mudei na imagem e depois gravei para o cd).

ai é que esta o problema, mudo o autoexec e config, na imagem, gravo para o cd, quando arranco pelo cd em ms-dos, ao ir ver o autoexec ou config, não vejo as modificações que fiz. também não estão lá alguns ficheiros que adicionei à imagem antes de gravar o cd.

pensei , bom gravei mal a imagem, foi ao explorador do windows, verificar e no cd estava lá o autoexec e config modificado, e claro os ficheiros que tinha adicionado á imagem.

então porque não arranca com esse autoexec ?
para onde vai esse autoexec e os ficheiros que adicionei ao cd, não me aparecem quando arranco pelo CD no MS-DOS?
parece que ele cria outro arranque virtual, com outro sistema de ficheiros.

isto tudo me faz confusão, eu que sempre estive abituado a disquetes de arranque.

vou pesquisar os links que me deste, mas parece não ter a ver com o que digo.

obrigado!
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Terça Jan 05, 2010 17:19

boas

mas, mudaste a imagem?

ou seja gravaste a imagem original ou a nova?
está-me a parecer que apenas gravaste a imagem original...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor rstudio » Terça Jan 05, 2010 17:42

se gravasse a imagem original, ao verificar depois por exemplo o autoexec no cd (em ambiente windows), veria que não estava alterado,

(ao principio pensei isso, até gravei logo outro cd, sem ver nada, mas ficou na mesmo e fui verificar, e decobri)

1-alterei o autoexec e config, da imagem
2- Gravei a imagem com outro nome com o autoexec e outros files alterados
3- gravei a imagem no cd

se verificar o cd no windows vejo que têm os ficheiros alterado.
mas se fizer um boot com ele, e verificar no MS-DOS, via edit, e dir, não encontro esses ficheiros alterados.
é como se estivesse a ver outra drive com outros files.
é isso que me está a fazer confusão

será que tem a ver que apesar de arrancar com o cd, a drive ser na mesma drive a: (onde devia ser a disquete) não estarei a ver outros ficheiros virtuais dessa disquete virtual?

uma coisa eu sei,quando arranco com o cd em MS-DOS não faz as instruções que meti no autoexec, isso não faz de certeza.
e no final era isso que eu queria!
agora até instalei o vMware, para fazer experiências com o boot, para não andar a gastar cd's.

mais uma vez obrigado pela ajuda!
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LuisFilipe » Terça Jan 05, 2010 18:45

Usaste o mesmo CD ? Multisession ?

Será que isso não dá uma coisa quando que lê sabe ler (o programa) e outra quando não sabe ler...

Por outro lado, como é que alteras a imagem ?
Que tal alterares na diskete e refazer a imagem ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor rstudio » Terça Jan 05, 2010 19:02

LuisFilipe Escreveu:Usaste o mesmo CD ? Multisession ?

Será que isso não dá uma coisa quando que lê sabe ler (o programa) e outra quando não sabe ler...

Por outro lado, como é que alteras a imagem ?
Que tal alterares na diskete e refazer a imagem ?

usei estes cds.
http://www.allbootdisks.com/download/iso.html

de referir que só consigo entrar no disco c: a partir do windows 95b
o resto não percebi o que queres dizer, multisession?
altero a imagem com o poweriso, penso ficar bem , se não nem dava para fazer o boot pelo cd.

alterar na disquete ?
não percebi, também não serve de nada pois não tenho drive de disquetes).

uma coisa que descobri agora, e com o boot do win95b, ao alterar o autoexec na imagem e gravar no cd, quando faço boot não me executa as mudanças que fiz no autoexec.(até ai nada de novo)
descobri que tenho uma drive r: (virtual claro)
fui a essa drive e está lá o autoexec que alterei.
estranho,
tenho então o autoexec que ele (boot) executa na drive a:
e o autoexec que eu queria executar (automáticamente) na drive r:

então como posso aceder/modificar esse autoexec na drive a: ?
(não se esqueçam que estou a falar de drive a: que é a drive que inicia quando arranco com o bootcd)

foi ver no cd boowin98 e já não tenho essa drive virtual r:, nem dou com o tal autoexec mudado noutro drive.
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rstudio » Quarta Fev 10, 2010 22:44

Boas, estou a puxar de novo o tópico pois nunca mais resolvi o problema.

Mesmo que seja eu a criar, como posso fazer um cd de arranque sem menus ou seja que entre directo na prompt, em MS-DOS, mas que eu possa alterar o config.sys e o autoexec.bat ?

E claro que possa detectar e aceder ao disco C: com o windows XP, FAT32, com Menos de 8GB já preparado para o MS-DOS o poder detectar.

cumprs
rstudio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LMX » Quarta Fev 10, 2010 23:22

Boas..
eu em muito menos tempo de pesquisa com isso e ja tinha tentado emular isso no Wine em linux, caso funcionasse pronto ja nem me chateava mais.

cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes