Forunista, o burro agora sou eu?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Forunista, o burro agora sou eu?

Mensagempor knife » Terça Dez 22, 2009 10:41

Boas :)
Estou a pensar comprar um pequeno jipe para brincar no mato, e estando tambem a pensar vender o meu actual carro fico com o jipe como carro unico, para ir trabalhar, brincar, passear e tudo o resto.

Pensei entao num que acho muito engraçado que é o suzuki Jimny.
Agora vem a parte pior, a escolha:

O motor a gasolina 1.3 é suzuki, logo muito muito muito fiável mas manda-se para consumos ate aos 9 litros em percursos mistos/cidade.

O motor 1.5ddis a gasóleo é Renault, logo...é fiavel ate aos 100.000km lol, ja tive uma experiencia de fugir com um 1.5dCi mas os consumos ficam pelos 5.6 litros ou 6.7 no maximo.

Agora pensei numa coisa...... O 1.3 a gasolina é muito mais barato que o 1.5ddis lógico.... se eu comprasse o 1.3 gasolina será que o podia converter para GPL?

aqui perto está uma bomba com gpl a 0.55€ o litro :lol:

umas fotos do brinquedo:
Imagem

Imagem
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor cyberj » Terça Dez 22, 2009 11:25

Já agora, o que o o Titulo do Topico tem a ver com o Todo o Terreno?

A menos que tenha sido por alguma brincadeira que eu não percebi, parece-me de muito mau gosto colocares essa frase no topico dirigida a um membro do forum...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor jotoa » Terça Dez 22, 2009 11:31

(eu acho que apanhei a lógica:
Imagem

Como o knife falou em GPL, etc.)

Não sei, tenho que deixar estas coisas :lol:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor skyruner » Terça Dez 22, 2009 11:52

Se vais comprar uma coisa dessas, e se o preparares para andar no mato não te aconselho a ficares com ele como carro único.
Pois começando a ganhar o bichinho do TT não te vais ficar por um snorkel e uns BFGoodrich All-Terrain.
Quando das por ti, tens um jipe em que é tudo menos legal para andar na estrada.

Depois a comprar um jipe pequeno, gastava o meu dinheiro num Suzuki Samurai.
Mais bonito, mais confortável e mais robusto.

Quanto a meteres o veículo a GPL, sim podes sem qualquer problema.

Na minha opinião, a comprar um veículo para TT é manter o carro que tens.
Quando tiveres guito, fazes o investimento.
Para além que andar diariamente com um jipe/pick-up é bastante desconfortável e cansativo.
Ando frequentemente com a Navara e Terrano da empresa, e apesar de não serem desconfortáveis, basta fazeres uns 100Km e algum off-road sem abusar que chegas a casa todo partido.

A menos que compres por exemplo um Range ou algo do género, que são jipes confortáveis, não me parece boa jogada.

Eu próprio também já pensei em fazer isso mas depois vi que não compensa de todo.
São mais consumos, mais manutenção, mais portagem, mais tudo. Até porque adoro o meu Focus 1.6 a GPL e o dinheiro que gasto para atestar o depósito! :D

Claro que comprar um jipe e manter o outro carro não sai barato, pois são 2 seguros, 2 inspecções, etc.
Mas também só se mete nisto quem tem dinheiro, pois investir em TT não é para qualquer um.

Já agora, estas a pensar gastar quanto?
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor forunista » Terça Dez 22, 2009 13:48

knife,

Quanto à instalação para GPL é bem pensado apenas se estiveres a pensar fazer mais de 40 mil kms com o jipe, considerando o consumo dele. Instalação do GPL nesse carro iria rondar os 1700 euros.
Já foram dadas opiniões bastante sensatas em relação ao uso do carro unico, mas essa decisão é tua.

O forum que aqui coloco é muito bom no que toca ao GPL:
http://forum.autogas.pt/forum
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor skyruner » Terça Dez 22, 2009 14:16

forunista Escreveu:knife,

Quanto à instalação para GPL é bem pensado apenas se estiveres a pensar fazer mais de 40 mil kms com o jipe, considerando o consumo dele. Instalação do GPL nesse carro iria rondar os 1700 euros.
Já foram dadas opiniões bastante sensatas em relação ao uso do carro unico, mas essa decisão é tua.

O forum que aqui coloco é muito bom no que toca ao GPL:
http://forum.autogas.pt/forum
1700€ num 1.3 que provavelmente é um carro de 3 cilindros?
1450€ paguei eu por um KIT para o meu 1.6 (sem factura, logo sem iva).
Um kit para esse carro nunca custará assim tanto.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Terça Dez 22, 2009 16:35

skyruner Escreveu:1700€ num 1.3 que provavelmente é um carro de 3 cilindros?

Vai ao forum que indiquei e vê os preços, está entre 1600 e 1700.
Disseste bem, pagaste 1450€ sem iva + 290(IVA) vê lá se não vai parar para os valores que eu disse !
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor skyruner » Terça Dez 22, 2009 22:41

forunista Escreveu:
skyruner Escreveu:1700€ num 1.3 que provavelmente é um carro de 3 cilindros?

Vai ao forum que indiquei e vê os preços, está entre 1600 e 1700.
Disseste bem, pagaste 1450€ sem iva + 290(IVA) vê lá se não vai parar para os valores que eu disse !
Sim, vai. Nunca disse o contrário.
Apenas te garanto que a diferença não é assim tão pouca visto ser um carro menos potente em KW e com menos cilindrada.

E depois deverás saber que o que inflaciona muito o preço do KIT é se o veículo é a carburador, injecção multi ou monoponto (que é o caso do Jimny).

Basta pedires o orçamento para um Alfa 156 1.8 de 150cv e vez que os preços devem rondar os 1700€ + iva, e é ver os preços a subir por aí acima consoante a potência, numero de cilindros, cilindrada, tipo de injecção e tipo de depósito.

No que toca ao depósito, o meu (de 42L) está no local da roda sobressalente e se não me engano também paguei mais um pouco por isso.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor knife » Sexta Dez 25, 2009 12:23

Obrigado pelas respostas. quanto ao titulo do topico claro que estava a brincar com o avatar do forunista.

Vou ver o jipe este sabado a instalação do Kit GPL disseram-me tambem que ia rondar os 1500€ mas deve compensar rapidamente porque este bicho faz na boa 9 litros aos 100 e como nao queria optar por um gasoleo parece-me uma boa ideia. Ja agora skyruner, dizes que ter um tt como carro unico é desconfortavel e maçador porque andas de navara e terrano todos os dias? eu compreendo-te :lol: eu tenho uma L200 4x4 2.5D de 1995 e é o meu unico carro para tudo desde que tenho a carta :lol:

obrigado
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor skyruner » Sexta Dez 25, 2009 18:13

Se compreendes mais uma vez te digo para não comprar o Jimny.
É pequeno, é fiável, mas é desconfortável todos os dias e é uma coisa que não se arrasta na estrada.
É bastante desconfortável para uma viagem um pouco longa. Sei disso que uma amiga minha tem um de 2001 (se não estou em erro) e é sem dúvida alguma desconfortável.

A Navara (2004) que conduzo é dos TT de trabalho mais confortáveis que já conduzi, quando comparada com o Terrano (2002) e a Strakar (2001) e outros que tal. Mas mesmo assim e bastante desgastante.

Na minha opinião, se não necessitas de um TT, não compres.
Gasta mais, a manutenção é mais cara, pagas mais portagens etc.
A menos que tenhas dinheiro para gastar e fazer disso um hobbie, continuo a dizer que não vale apena o investimento.

Para isso por uns 7500/8000€ já compras um bom Range Rover 2.5 com motor BMW (o famoso motor do 325/525 TDS de 6 cilindros em linha).
Consegues ter um TT com uma condução muito agradável, confortável e com um motor fiável, e com consumos em estrada que não são muito elevados para o veículo em questão.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor knife » Sexta Dez 25, 2009 20:05

skyruner Escreveu:Se compreendes mais uma vez te digo para não comprar o Jimny.
É pequeno, é fiável, mas é desconfortável todos os dias e é uma coisa que não se arrasta na estrada.
É bastante desconfortável para uma viagem um pouco longa. Sei disso que uma amiga minha tem um de 2001 (se não estou em erro) e é sem dúvida alguma desconfortável.

A Navara (2004) que conduzo é dos TT de trabalho mais confortáveis que já conduzi, quando comparada com o Terrano (2002) e a Strakar (2001) e outros que tal. Mas mesmo assim e bastante desgastante.

Na minha opinião, se não necessitas de um TT, não compres.
Gasta mais, a manutenção é mais cara, pagas mais portagens etc.
A menos que tenhas dinheiro para gastar e fazer disso um hobbie, continuo a dizer que não vale apena o investimento.

Para isso por uns 7500/8000€ já compras um bom Range Rover 2.5 com motor BMW (o famoso motor do 325/525 TDS de 6 cilindros em linha).
Consegues ter um TT com uma condução muito agradável, confortável e com um motor fiável, e com consumos em estrada que não são muito elevados para o veículo em questão.

Tu trocarias mesmo o jimny por um samurai como disseste acima?
Disseste, mais confortavel, mais robusto e mais bonito.

Ja esteve um ca em casa nas maos do meu irmão e vou dizer-te:

Mais bonito, sim concordo adoro aqueles jipes quadradões e pequeninos. (samurai, vitara, etc..) é realmente um jipe simples e engraçado.

Mais confortavel, nao o digo...até porque andares com um samurai ou estares sentado em cima de um martelo electrico vai dar ao mesmo, sais de lá com as costas rachadas, as molas de folha nos primeiros modelos entao nem se diz nada parece que conduzes uma maquina de lavar. Se bem que o jimny nao seja muito melhor neste aspecto claramente tem uma pequena melhoria.

Mais robusto.. aqui está ela por ela...o samurai com a mecanica simples e tudo feito para o puro e duro é realmente muito resistente...mas falta-lhe protecção por exemplo na caixa de velocidades que é comum soltarem-se os apoios ou partirem-se. Um samurai de origem esta longe de apanhar um jimny tambem este de origem, mas quem os têm para o TT e preparados para tal claro que o samurai ganha. Já o jimny com uns pneus bem gorduchos esta preparado para muita coisa que muitos grandes pajeros nao fazem, claro que nao estou a dizer que um jimny é melhor que qualquer outro é so uma opiniao.
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor gimbras » Segunda Jan 04, 2010 15:10

Esse jipe dá para tudo mesmo? Ou seja, de que tamanho é o banco traseiro? :P
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor mreis » Quarta Jan 06, 2010 14:29

gimbras Escreveu:Esse jipe dá para tudo mesmo? Ou seja, de que tamanho é o banco traseiro? :P

Então ele vai para o meio do mato e precisa de ficar dentro do carro???
por amor de deus...ah pois a não ser que chova...

O melhor será estofar o banco traseiro a cabedal, fica mais facil para limpar
Amd X2 6000+ /Zalman 9500 /MSI K9 Neo-F
Geil Ultra 4x1GB DDR2 /BFG 8800GT OC
Seagate 160GB/Seagate 320GB/WD 500GB/
WD 640GB
NOX coolbay /LC Power Arkangel
TFT Samsung Syncmaster 931c
mreis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Abr 16, 2006 10:21

Mensagempor jotoa » Quarta Jan 06, 2010 14:50

mreis Escreveu:
gimbras Escreveu:Esse jipe dá para tudo mesmo? Ou seja, de que tamanho é o banco traseiro? :P

Raposinho a festejar! 8O

No mato é uma javardice.

É só lama e vegetação...
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor mreis » Quarta Jan 06, 2010 16:24

jotoa Escreveu:
mreis Escreveu:

Raposinho a festejar! 8O

No mato é uma javardice.

É só lama e vegetação...

hmm....lama....vegetação...

Na vegetação é que é, mais pau menos pau...e não precisa de ser na lama...só conheces pantanos?

E uma gaja toda oleada, nem que seja com lama, levanta a vegetação toda :P
Amd X2 6000+ /Zalman 9500 /MSI K9 Neo-F
Geil Ultra 4x1GB DDR2 /BFG 8800GT OC
Seagate 160GB/Seagate 320GB/WD 500GB/
WD 640GB
NOX coolbay /LC Power Arkangel
TFT Samsung Syncmaster 931c
mreis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Abr 16, 2006 10:21

Próximo