Estou a precisar de uma máquina para tratamento de imagem, essencialmente programas para fotografia como o Photoshop ou o Lightroom. Será também utilizado para criar e visualizar slideshows e provavelmente também para visualizar filmes. A estabilidade da máquina é uma variável importante uma vez que irão ser trabalhados ficheiros para efeitos profissionais que é importante não perder, assim como garantir boa qualidade do workflow.
A informação que consegui reunir até agora é que:
1 - O Photoshop troca muitos dados entre o CPU e a RAM e tira partido dos vários núcleos do processador;
2 - A RAM deverá ser no mínimo 4 GB e deverá ser o mais estável possível;
3 - Deverão ser montados 2 discos rígidos em RAID0 para melhorar a performance em tratamento de ficheiros de grande tamanho, no mínimo com uma capacidade total de 1 TB;
4 - A fonte de alimentação convém ser de boa qualidade e bastante estável;
5 - A placa gráfica deverá possibilitar o trabalho em resoluções elevadas em 2D, sendo que o trabalho em 3D deverá acontecer apenas esporadicamente;
O orçamento (esta parte é que é sempre complicada) anda à volta dos 800€ mas poderá ser ligeiramente flexível se o ganho em performance se justificar.
Tenho uma configuração que me foi sugerida, com todos os componentes na mesma loja, uma vez que pretendo que seja a loja a montar a máquina:
INTEL CORE i5 750 (2.67GHZ) SKT 1156 179,80 €
ASUS P7P55D 128,00 €
GSKILL KIT 4GB DDR3 1600MHZ RIPJAW (CL9) 98,20 €
ANTEC THREE HUNDRED 55,70 €
2 x WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 32MB GREEN 92,00€
NEC DVD±R 24X 7243 PRETO BULK (SATA) 26,00 €
LC-POWER 560W GREEN POWER V2.3 (LC6560GP3) 50,30 €
POWERCOLOR HD5770 1GB DDR5 PCI-E 153,90 €
Total: 783,90€
Desculpem lá o testamento mas, depois disto tudo, o que é que me aconselham?