Motores tricilindricos

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Motores tricilindricos

Mensagempor knife » Quarta Jan 06, 2010 14:24

ada vez mais aparecem carros com motores deste tipo. O meu irmao tem um ibiza 1.4TDI, ou seja o 1.9TDI sem um cilindro o que torna o motor desequilibrado, barulhento, de manhã a frio parece o motor de um massey fergusson, as vibrações fazem lembrar um martelo electrico, etc...

Há outros com os tais 3 cilindros, o 1.5DID do Mitsubishi colt (o 1.8cdi sem um cilindro usado no forfour e no colt), e outros que ja nascem com os tais 3 cilindros como o 1.0 do Toyta Aygo, Citroen C1 e Peugeot 107, etc..

A questão é, estes motores, "desequilibrados", "barulhentos", com o seal of approval da massey fergusson, e que vibram pa cara*** sao igualmente fiaveis como um motor de 4 cilindros por exemplo?

Um toyota aygo, conseguira ser tao fiavel quanto um yaris de 4cilindros?

Ja agora, estes carros (C1, 107, Aygo) vejo muitos usados á venda com pouco tempo de uso e poucos km por exemplo ontem vi um de 08/2009 com 23.000km á venda e vejo muitos na mesma situaçao. Sera que o carro nao presta? Ou o povo portugues so quer BMW's e Audis e nao fica satisfeito com estes carrinhos pequenos?
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor jotoa » Quarta Jan 06, 2010 14:51

A nível de fiabilidade não sei, mas de barulho...

Um amigo tem um Aygo e aquilo parece que foi mexido, tal é o ronco que faz.

Mas lá força tem: aguenta com 5 marmanjos grandes lá dentro e ainda sobe rampas :lol:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor knife » Quarta Jan 06, 2010 15:03

o carrinho mexe-se bem isso eu sei porque ja andei num peugeot 107 a fazer rally :lol: :lol: :lol:

Queria era mesmo saber acerca da fiabilidade pois a maria esta a querer comprar um citadino destes pequeninos. Tambem servira para fazer deslocaçoes em estrada ate ao trabalho cerca de 60 ou 80 km diarios. Importa é que consuma pouco e seja fiavel :wink:
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 06, 2010 16:14

knife Escreveu:o carrinho mexe-se bem isso eu sei porque ja andei num peugeot 107 a fazer rally :lol: :lol: :lol:

Queria era mesmo saber acerca da fiabilidade pois a maria esta a querer comprar um citadino destes pequeninos. Tambem servira para fazer deslocaçoes em estrada ate ao trabalho cerca de 60 ou 80 km diarios. Importa é que consuma pouco e seja fiavel :wink:

Só tenho conhecimento de causa de 2 motores "capados"...

O 1.4 TDI da VW (o mesmo da seat) e o da Opel que vinha com os corsas...

tive o amigo meu que teve o corsa "capado" todos os meses ia a Madrid e vinha... vendeu o carro com 200K Kms... o quepara um carro a gasolina não é mau de todo...

Em relação ao Polo 1.4 Tdi, conheço uma frota deles, e todos com mais de 150K Kms.... sem grandes problemas de motor... tendo em conta que estes Polos são conduzidos por varias pessoas e que raramente os condutores têm cuidado, acho que se pode dizer que sao muito fiaveis...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Quarta Jan 06, 2010 17:45

boas

tal como tu disseste parecem motores de 4 cilindros sem um deles...
é que tecnologicamente são mais fáceis de equilibrar, mas, infelizmente ...
construir motores é build&try....

não existem ainda modelos matemáticos do tipo entra porco, vaca, etc e saem chouriços, salsichas...

assim, retira-se um cilindro encurta-se o bloco, arvores, etc...
mas, depois tem de se redesenhar o reequilíbrio da combota, arvores..

e como a experiência em construir motores de 3 cilindros é pouca...
durante alguns anos ainda vamos sentir os tipos a vibrar....

os primeiros que vi á venda, o pessoal queixava-se muito...
desde problemas de vibração, eléctricos, válvulas entupidas....

tenho um amigo que tem um recente, e ele apenas se queixa de um certo rumorejar em alta rotação...
de resto diz que consome pouco…
como é pequeno arruma bem…
é espartano… mas, é apenas para casa/trabalho…

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Jan 07, 2010 1:07

Boas

Do que posso falar, 1.4TDi, são fiáveis, andam qb, consomem pouco...

Cumps
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Danone » Sexta Jan 08, 2010 10:39

Boas,

A razão pela qual grande maioria dos construtores opta por motores de 4 cilindros em linha é simples: são baratos de construir e equilibrados por natureza.
São equilibrados porque com 4 cilindros, quando 2 estão em cima (PMS para os mais entendidos), 2 estão em baixo (PMI), o que teoricamente anula as vibrações verticais.
Para além disso, com 4 cilindros consegue-se sempre um tempo de potência (ou seja, há sempre um dos cilindros no tempo da ignição - quando estão dois em cima um faz compressão/ignição e o outro faz exaustão) o que garante mais binário e maior linearidade de funcionamento.
Ao cortar um cilindro deste desenho teremos sempre o desaranjar desta solução: vibrações verticais não anuladas e 1 tempo morto sem potência (daí o barulho característico de funcionamento dos 3 cilindros). Há maneiras de contornar alguns destes problemas como o desenho de cambotas assimétricas, mas que causam outro tipo de problemas.
Em termos de fiabilidade, para 2 motores idênticos de 4 e 3 cilindros em linha, o tricilindrico será menos fiável devido aos maiores esforços de vibração. No entanto não é possível especular apenas sobre estes termos uma vez que um motor PSA não tem nada a ver com um motor GM ou Toyota.
O ideal será, para cada motor especifico, procurar informação específica e tomar a decisão a partir daí.
Para teres uma ideia, o motor com melhor "comportamento" teórico é o de 6 cilindros opostos - no entanto, além da Porsche e da industria aeronautica, não se vêm muitos por aí.

Abraço
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor cigano » Quinta Jan 14, 2010 0:23

Pela minha experiencia, o 1.5 DI-D do colt leva o cigano seal of approval.

Fiavel, mexe-se muito bem, e gasta pouquinho. Só tem o contra do ruido e vibrações, mas o colt tem mérito por fazer os possiveis para os atenuar para os ocupantes do interior do veículo.
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor joaoreis00 » Domingo Jan 24, 2010 22:06

isso é facil de resolver...

fazem um cilindro grande e 2 pequenos :mrgreen:
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor vasco fernandes » Terça Jan 26, 2010 2:12

joaoreis00 Escreveu:isso é facil de resolver...

fazem um cilindro grande e 2 pequenos :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

:mrgreen:
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes