Duvida com smartphones

Toda a panóplia de novos equipamentos portáteis são discutidos aqui

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida com smartphones

Mensagempor MetalFatigue » Terça Jan 26, 2010 14:59

É o seguinte eu estou a pensar comprar um e estava a pensar comprar um com o Android, mas à uma coisa que me está a fazer confusão. A ideia que tinha com a chegada do android e dos markets nos vários SOs seria que se não gostássemos de algumas funcionalidades e programas que viessem de raiz podíamos trocar fácilmente. Tipo como em um PC.

No entanto muitas reviews queixam-se por exemplo do interface e coisas do genéro, coisas que a meu ver se pode alterar. A meu ver a ideia seria comprar pelo hardware e SO e depois alterar como se quisesse. No entanto as coisas não parecem ser assim pelas reviews. Por exemplo até instalar uma versão mais rente do Android parece estarmos dependente do fabricante do dispositivo em disponibilizar essa actualização...isto está me a fazer alguma confusão. Será mesmo assim ou estou enganado. Devo estar a pensar demasiado em PCs...
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jan 26, 2010 16:17

Pagar para ser um Beta-Tester de um SO ? não obrigado ...

duvido que depois consigas meter outro SO no pda ainda agora estive a rever o contrato que tinha com a Vodafone e a vendedora queria-me "dar" um Android ... recusei pela razão que dei acima. Acabei por ficar com um Iphone ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor MetalFatigue » Terça Jan 26, 2010 16:33

Fresh_fruit Escreveu:Pagar para ser um Beta-Tester de um SO ? não obrigado ...

duvido que depois consigas meter outro SO no pda ainda agora estive a rever o contrato que tinha com a Vodafone e a vendedora queria-me "dar" um Android ... recusei pela razão que dei acima. Acabei por ficar com um Iphone ...

Acabaste por não me responder. No entanto eu respondo-te ao que acabaste de dizer. A minha escolha recai sobre o android por ser aberto e pelo preço. Os Iphones, como tudo na apple, é muito bom mas demasiado caro. para além de ser fechado de uma forma sem igual (daí também conseguirem a qualidade alta). É uma questão de escolha.

E a minha ideia não era colocar outro SO, mas sim fazer upgrades conforme estes forem saindo. É que pelo que tenho lido apesar de a google disponibilizar cada versão está ligada de alguma forma ao hardware da marca fabricante. Logo só versões do fabricante funcionam. Ou estarei enganado?
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Terça Jan 26, 2010 18:59

Se fores para HTC tens boas hipoteses de poderes mudar o SO.
Vê em xdadevelopers. O meu já a 4a versão de OS que leva (WM6.5).
Mas tem os seus riscos... eu não comprava um PDA para brincar às experiências, porque tenho sítios mais interessantes onde gastar o dinheiro.
Mas como este já me serviu tudo o que eu podia pedir, quando berrar, vem um novo...
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor MetalFatigue » Terça Jan 26, 2010 21:11

Então posso deduzir que realmente só os fabricantes podem lançar novas actualizações. tudo o resto são hacks que podem não resultar bem?

Qual a vantagem de se ter um SO livre, open source como o Android? Nenhuma portanto...do ponto de vista dos fabricantes têm a vantagem de que podem agarrar em algo já um pouco feito e adaptar a sua realidade. suponho que é, portanto, open source para fabricantes.

Isto não faz muito sentido. :\

Já para não falar que muitos telemóveis mesmo de marcas diferentes têm componentes iguais...como memórias e CPU (neste caso sei que é quase tudo qualcomm)
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quarta Jan 27, 2010 10:22

MetalFatigue Escreveu:Então posso deduzir que realmente só os fabricantes podem lançar novas actualizações. tudo o resto são hacks que podem não resultar bem?

Não, os OS devem resultar naquilo se poderá considerar o HW mainstream. Tudo que o forem variações radicais ou arquitecturas proprietárias, têm problemas de compatibilidade, ou necessitam de adaptações.
Creio que no xda tens alguns tópicos sobre o Android.

Entende que as ROMS são transversais aos fabricantes que não "inventem" muito sobre as plataformas mais consensuais.
Depois existem alguns cooks que são adaptados a alguns modelos, para responder, por exemplo, a modelos com menos RAM, para ter o menor footprint nesta memória escassa.
Ou até tens casos de ROMS para PDA´s com o sensor de 3 eixos que funcionam bem em PDAs sem esta função.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 27, 2010 12:15

Os PDA's ao contrario dos PC's ainda não são standart como os PC's...

Alem disso, derivado à pouca capacidade do Hardware (comparativamente com um PC), o SO só vem mesmo com os Drivers para aquele modelo, e um BIN para um PDA não vai funcionar com outro modelo....

Eu tenho um velhinho Qtek S200 que veio com o WM 5.0.... Neste momento tenho uma versão "pirata" do WM 6.1 do xdadevelopers que funciona 5*...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Jan 27, 2010 12:23

zinko_pt Escreveu:
MetalFatigue Escreveu:Então posso deduzir que realmente só os fabricantes podem lançar novas actualizações. tudo o resto são hacks que podem não resultar bem?

Não, os OS devem resultar naquilo se poderá considerar o HW mainstream. Tudo que o forem variações radicais ou arquitecturas proprietárias, têm problemas de compatibilidade, ou necessitam de adaptações.
Creio que no xda tens alguns tópicos sobre o Android.

Entende que as ROMS são transversais aos fabricantes que não "inventem" muito sobre as plataformas mais consensuais.
Depois existem alguns cooks que são adaptados a alguns modelos, para responder, por exemplo, a modelos com menos RAM, para ter o menor footprint nesta memória escassa.
Ou até tens casos de ROMS para PDA´s com o sensor de 3 eixos que funcionam bem em PDAs sem esta função.

Obrigado novamente pela resposta.

Ainda continuo com umas duvidas. Vou dar um exemplo. O samsung galaxy agora está a um preço jeitoso. Mas uma das queixas é que aquilo vem com android 1.5 e que a marca não vai lançar mais actualizações. Em termos de hardware ele até nem está muito atrás de outros mais actuais até está igual a alguns modelos mais fracos lançados recentemente.

A minha pergunta é simples. Então mas eu não posso ir directamente a um site da google descarregar o android 2 e instalar? Ou seja a coisa não funciona como num PC?
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quarta Jan 27, 2010 12:44

cyberj Escreveu:Alem disso, derivado à pouca capacidade do Hardware (comparativamente com um PC), o SO só vem mesmo com os Drivers para aquele modelo, e um BIN para um PDA não vai funcionar com outro modelo...

Errado. O meu S200 já teve uma ROM para um HTC Diamond e funcava sem espinhas...
Aliás, se pensarmos melhor acerca deste tema, o WM6.5, que está agora no meu S200, foi concebido a pensar nas plataformas/HW dos Qtek S200 e afins ou dos modelos existentes (mais recentes) à data de lançamento do OS?
É claro que o HW não variou muito... alguns CPUs, MHz, RAMS, ROMs, mas nada de verdadeiramente drástico. Quanto muito, funcionalidades que não são usadas, como o tal sensor 3D, começado no iPhone...
Mas isto só prova, pelo menos impiricamente, que as diferenças entre HW não devem ser muitas. Só talvez se saltarmos para modelos que vêm com OS diferentes de base: Blackbery, Android e iPhone. E mesmo assim não sei...
Mas mesmo assim, como referi antes, há casos de sucesso de implementações de Android em PDAs Windows-based...
Só não sei a extensão desta compatibilidade... até há indicações de distros Linux para PDA que funcam bem nos Windows-based. Pelo menos à uns tempos atrás lembro-me de ler um artista que tinha um set-by-step para Tux em PDA.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Jan 27, 2010 12:45

cyberj Escreveu:Os PDA's ao contrario dos PC's ainda não são standart como os PC's...

Alem disso, derivado à pouca capacidade do Hardware (comparativamente com um PC), o SO só vem mesmo com os Drivers para aquele modelo, e um BIN para um PDA não vai funcionar com outro modelo....

Eu tenho um velhinho Qtek S200 que veio com o WM 5.0.... Neste momento tenho uma versão "pirata" do WM 6.1 do xdadevelopers que funciona 5*...

Só vi a tua resposta agora :P

Portanto não há muita razão por optar por um sistema livre, visto que temos de recorrer sempre à pirataria se queremos novas versões....certo?

A menos claro que a própria marca vá actualizando. O que me parece raro com a excepção da apple.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quarta Jan 27, 2010 12:50

MetalFatigue Escreveu:A minha pergunta é simples. Então mas eu não posso ir directamente a um site da google descarregar o android 2 e instalar? Ou seja a coisa não funciona como num PC?

Sim, pelo menos com WM. Como é que achas que o WM6.5 foi parar ao meu S200? O fabricante lançou-o com o WM5 e nunca disponibilizou actualizações, pelo menos em PT.
Quanto a Android, assumo que seja da mesma forma...

O que nos leva à pergunta fundamental: estás disposto a comprar um PDA, mudar o OS, correr o risco de avariar alguma coisa e queimares o € ?
Se sim, passa à porta número 2 :lol:
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Jan 27, 2010 14:27

Já percebi que a única forma se a empresa não der actualizações é a pirataria, independentemente de ser de código aberto ou não. Ou seja continuo a não ver a utilidade de um SO mobile ser open source para o consumidor, mas enfim. Seguindo em frente.

Ok. então vamos ver outra coisa. Tu, zinko_pt, disseste que meteste um ROM HTC no teu qtek. E se não funciona-se dava facilmente para fazer os passos inversos e colocar o ROM anterior? Ou estava lixado? Na prática qual o grau de risco?

Já agora se tiverem opinião. Se comprassem agora qual compravam e porquê? Até 500€. Mas se for mais barato melhor.

EDIT: Tem de ter Wifi e uma câmara decente
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quarta Jan 27, 2010 15:13

Na verdade a ROM WM6.5 só pode ser para HTC porque a marca Qtek deixou de existir.

E sim, caso não gostes da ROM, podes retirá-la. Existem guias para fazeres backup da tua ROM original. Só precisas de uma porta/cabo USB e um cartão de memória decente. Mas eu tenho a minha original e nunca na vida pensei em voltar a pô-la. Até ganhei alguma velocidade de desempenho com a WM6.5. Só é preciso escolher bem a versão/cook.

A comprar, ia para o que eu costumo recomendar para a utilização mais alargada possível, sem comprometer a produtividade profissional: HTC Touch Pro2. Mesmo com teclado, é cerca de metade da espessura do meu S200. Será o meu próximo brinquedo ou outro mais recente, mas apenas quando o actual der o pe#do-mestre :wink:
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 27, 2010 15:54

zinko_pt Escreveu:
cyberj Escreveu:Alem disso, derivado à pouca capacidade do Hardware (comparativamente com um PC), o SO só vem mesmo com os Drivers para aquele modelo, e um BIN para um PDA não vai funcionar com outro modelo...

Errado. O meu S200 já teve uma ROM para um HTC Diamond e funcava sem espinhas...
Aliás, se pensarmos melhor acerca deste tema, o WM6.5, que está agora no meu S200, foi concebido a pensar nas plataformas/HW dos Qtek S200 e afins ou dos modelos existentes (mais recentes) à data de lançamento do OS?
É claro que o HW não variou muito... alguns CPUs, MHz, RAMS, ROMs, mas nada de verdadeiramente drástico. Quanto muito, funcionalidades que não são usadas, como o tal sensor 3D, começado no iPhone...
Mas isto só prova, pelo menos impiricamente, que as diferenças entre HW não devem ser muitas. Só talvez se saltarmos para modelos que vêm com OS diferentes de base: Blackbery, Android e iPhone. E mesmo assim não sei...
Mas mesmo assim, como referi antes, há casos de sucesso de implementações de Android em PDAs Windows-based...
Só não sei a extensão desta compatibilidade... até há indicações de distros Linux para PDA que funcam bem nos Windows-based. Pelo menos à uns tempos atrás lembro-me de ler um artista que tinha um set-by-step para Tux em PDA.

Como tu proprio disses-te o Hardware não mudou muito...por isso é que funcionou...

Senão tens de "martelar" o SO...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Jan 27, 2010 16:29

cyberj Escreveu:
zinko_pt Escreveu:

Como tu proprio disses-te o Hardware não mudou muito...por isso é que funcionou...

Senão tens de "martelar" o SO...

Sim, mas eles não costumam mudar muito. Por exemplo agora está a passar para CPUs 1ghz, mas continuam a ser da qualcomm e a mesma arquitectura penso eu.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro